Há alguns anos, se te contássemos que seria possível controlar as luzes de sua casa com um simples comando de voz, você poderia imaginar que estaríamos em um cenário de um filme de ficção científica, não é mesmo?
No entanto, essa situação é real e faz parte do dia a dia de muitas pessoas, uma vez que o mundo está cada vez mais digital. Essa tecnologia da qual estamos falando é conhecida como luz inteligente, de fato ela vem ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros, justamente por sua praticidade.
Podemos dizer que a luz inteligente está revolucionando as possibilidades dentro das casas, por trazer mais conforto e facilidade, eliminando de vez a necessidade de acender uma lâmpada pelo modo tradicional.
Com esse mercado em ascensão, algumas dúvidas podem surgir, principalmente a respeito da funcionalidade da luz inteligente e sobre a escolha entre os modelos disponíveis. Para esclarecer essas questões, continue lendo este artigo!
O que é uma luz inteligente?
Primeiramente, para entender como uma luz inteligente funciona é preciso ter em mente o conceito de Internet das Coisas (IoT). Isso, nada mais é do que a possibilidade de conectar objetos do cotidiano à internet, mediante à transmissão de dados.
Portanto, a luz inteligente é um mecanismo que permite a ativação da iluminação do ambiente de maneira remota, seja por comando de voz ou pelo próprio celular do usuário, que não necessariamente precisa estar presente no local. Contudo, sempre utilizando da internet, seja por Wifi ou bluetooth.
Vale ressaltar que essa tecnologia abrange muito mais do que somente acender ou apagar a luz. Uma casa que adere à luz inteligente pode, por exemplo, controlar todo o clima do ambiente, ter a intensidade da iluminação de acordo com o gosto dos moradores, e até abrir possibilidade para diferentes cores nas lâmpadas.
Como funcionam as luzes inteligentes?
Agora que já vimos o que é uma luz inteligente, vamos entender como essa tecnologia funciona?
Basicamente, apesar de o conceito parecer complicado, é bem mais simples do que parece. Como já falamos, a luz inteligente é controlada via internet, pelo smartphone ou por comando de voz, neste caso, sendo compatíveis com as mais famosas assistentes virtuais do mercado, como a Alexa, por exemplo.
Mas, além desses fatores citados acima, o grande diferencial da luz inteligente está na tecnologia LED. É justamente por esse mecanismo, que a iluminação inteligente permite diferentes efeitos visuais, possibilitando o uso de diversos tons de luzes dentro da casa.
Outro destaque da luz inteligente é sua instalação, que não exige grandes obras, muito pelo contrário. Diferentemente das lâmpadas comuns, não é necessário mexer na fiação e no quadro elétrico para utilizá-la. Sua configuração é realizada de forma virtual, uma vez que se tem o aplicativo que controla a iluminação. Sendo assim, para usar a luz inteligente basta encaixá-la no local em que ela será usada.
Quais as vantagens da luz inteligente?
Visto como as lâmpadas inteligentes funcionam, vamos ver agora quais os benefícios de utilizar essa tecnologia em sua residência.
- Corte de gastos: por serem fabricadas a partir de tecnologia de LED – que têm mais eficiência energética – as luzes inteligentes ajudam a economizar energia.
- Controle e comodidade: como já vimos, a luz inteligente permite total controle de suas funções, proporcionando conforto ao usuário, além da oportunidade de moldar sua casa conforme sua vontade.
- Fácil adesão: por fim, outra vantagem da luz inteligente é a facilidade de utilizar os serviços oferecidos, uma vez que é possível controlar o sistema de forma automática.
Luz inteligente: como escolher?
Com tantos benefícios e um mercado repleto de opções, como escolher qual o melhor tipo de luz inteligente para você? Para te ajudar nesse processo, listamos os principais modelos, para que você encontre o que se adapta melhor às suas necessidades!

Antes de comprar uma luz inteligente, é importante estar atento ao tipo de conector daquela lâmpada, a fim de que ele seja compatível com o de sua residência. Hoje em dia, o tipo de conector mais comum é o soquete E27.
Outro fator importante a ser considerado antes da compra é entender se a função da luz inteligente condiz com a sua necessidade. Então, vale pesquisar a respeito da gama de cores de iluminação, qual seu tipo de sistema de conexão etc.
Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar a vida útil da luz inteligente e sua potência em watts, para ter certeza de que a compra será assertiva e não trará prejuízos.
Quais as melhores opções de luzes inteligentes?
Dentro dos fatores que citamos, existem diversas opções de luzes inteligentes. Conforme uma lista do portal Guia Esperto, destacam-se os seguintes modelos, com suas respectivas marcas e diferentes funções:
- 1. Philips Hue White & Color Ambiance
- 2. Mi LED XIAOMI Smart Bulb Color RGB White
- 3. Yeelight E27 Wi-Fi 3ª Geração Xiaomi
- 4. Smart Lâmpada Wi-Fi RGB Casa Inteligente Positivo
- 5. Lâmpada Inteligente Mi Smart LED Bulb Essential Xiaomi
Como economizar luz de maneira inteligente?
Como vimos ao longo desse texto, a luz inteligente é uma maneira eficiente de cortar gastos em sua conta no final do mês. Contudo, essa não é a única opção. Quer aprender novas maneiras? Vem com a gente!
Aqui na LUZ, sua nova fornecedora digital de energia, além de proporcionarmos um desconto de até 20% na fatura de energia todos os meses, também contamos com uma tecnologia revolucionária e libertadora: o medidor inteligente.

Através do aplicativo diretamente conectado ao medidor de energia, você pode acompanhar seu consumo em tempo real, assim, é mais fácil identificar quais são os picos de gastos e fazer uma reeducação na economia.
Quer entender melhor como isso funciona? Clique aqui e faça uma simulação para conferir as inúmeras possibilidades e benefícios de contar com a LUZ!
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de conteúdo SEO na LUZ