Você já parou para pensar em como passar roupas pode afetar sua conta de energia? Muitos de nós não nos damos conta, mas equipamentos que esquentam rápido, como os ferros de passar, consomem uma quantidade considerável de eletricidade. Afinal, manter o ferro quente por longos períodos exige energia, mas ligar ele várias vezes ao longo dos dias e semanas também pode ser um problemão – e isso pode pesar no bolso se não tomarmos alguns cuidados.
Mas calma, com algumas dicas simples, você pode passar suas roupas de forma mais eficiente e ainda economizar na conta de luz.
Por que o ferro de passar consome tanta energia?
O ferro de passar é um dos aparelhos que mais consomem energia em casa, especialmente porque precisa atingir altas temperaturas para funcionar adequadamente.
Toda vez que você liga o ferro, ele utiliza uma grande quantidade de eletricidade para aquecer, e o consumo continua enquanto ele mantém essa temperatura.
Para exemplificar um pouco, vamos fazer umas contas aqui.
Considerando um ferro de passar comum, que fica ligado durante uma hora todos os dias, tem um consumo médio 30kWh. Então, para saber quanto você irá pagar na conta de luz, basta multiplicar esse valor pelo preço do kW na sua cidade.
Se o preço for de R$0,60 centavos, por exemplo, o consumo do ferro de passar vai custar R$ 18 reais, no fim do mês.
Agora, pensando nessa situação, imagine fazer isso várias vezes ao longo da semana, toda vez que você resolve passar apenas algumas peças de roupa. Isso pode ser um grande vilão na sua conta de luz!
Afinal, eu devo passar roupa tudo de uma vez?
Aqui está a dica de ouro: passar roupas acumuladas, de uma vez só, é muito mais econômico do que passar pequenas quantidades em sessões diferentes. Isso porque, ao aquecer o ferro de passar várias vezes, você acaba gastando mais energia do que se mantivesse o aparelho ligado por um período contínuo.
Ao passar todas as roupas de uma vez, você reduz o número de vezes que precisa ligar e aquecer o ferro, economizando energia e, consequentemente, dinheiro.
Dicas para economizar energia ao passar roupas
Além de passar as roupas de uma única vez, temos outras boas dicas que podem te ajudar a economizar quando for deixar suas roupas prontas para sair. Se liga:
- Separe as roupas por tipo de tecido: Passe primeiro as roupas que precisam de temperaturas mais baixas. Assim, você aproveita o calor residual para passar peças que exigem menos calor à medida que o ferro esfria.
- Utilize o ferro de passar com função de vapor: Ferros a vapor são mais eficientes, pois ajudam a eliminar amassados com menos esforço e em menos tempo, reduzindo o tempo de uso.
- Aproveite o calor residual: Após desligar o ferro, use o calor que ainda resta na base para passar as últimas peças de roupas.
- Evite passar roupas em horários de pico: Nos horários em que a demanda por energia é maior, as tarifas podem ser mais altas. Tente passar roupas em horários de menor demanda, como no início da manhã ou à noite.
Eletrodomésticos que esquentam rápido e consomem mais energia
Além do ferro de passar, outros aparelhos que esquentam rapidamente, como secadores de cabelo e fornos elétricos, também podem consumir muita energia. Portanto, o uso consciente e moderado desses equipamentos é essencial para manter a conta de energia sob controle.
Passar roupas pode parecer uma tarefa simples, mas com algumas mudanças no jeito de fazer, você pode economizar energia e, ainda, poupar tempo. A dica é planejar e organizar suas tarefas para fazer o melhor uso dos recursos, economizando tanto na energia quanto no esforço.
Então, da próxima vez, que tal juntar todas as roupas e passar tudo de uma vez? Seu bolso vai agradecer!
Acompanhe os seus gastos com a energia
Uma das ferramentas mais comentadas atualmente é a Inteligência Artificial (IA) e suas várias possibilidades de ajudar as pessoas, em diversas áreas, seja no trabalho ou em casa.
A possibilidade de entender, com detalhes, como é o seu consumo de energia tem chamado atenção e vem ganhando força na vida das pessoas.
Por meio da IA, medidores inteligentes instalados nos quadros de luz das casas, já conseguem “traduzir” o seu consumo de energia para um aplicativo e fornecer esses dados na palma da sua mão.
É o caso da empresa LUZ, que inovou no mercado brasileiro de energia e trouxe essa tecnologia primeiro para o mercado no Brasil.
Clientes da LUZ podem acompanhar seu consumo por dia, por hora e até por aparelho, ver detalhadamente os períodos de pico de energia da sua casa e saber os seus custos com a conta de energia a qualquer momento. Tudo isso via app!
Tags:
Sobre o Autor
Gian Bariani
Copywriter e Analista SEO