Você já pensou em modernizar a cozinha com um cooktop, mas ficou preocupado com o consumo de energia? Os fogões por indução, conhecidos pela eficiência e design elegante, têm ganhado espaço nas cozinhas modernas. Mas será que eles realmente gastam muita energia? Vamos descobrir!

O que é um Cooktop por indução?

Antes de falar sobre consumo de energia, é importante entender como funciona um fogão por indução. Diferente dos fogões tradicionais a gás ou elétricos, os cooktops por indução utilizam campos magnéticos para aquecer diretamente as panelas, sem aquecer a superfície do fogão. Isso torna o processo de cozimento mais eficiente. 

Os cooktops, em essência, são a versão moderna e compacta da parte superior de um fogão tradicional, mas sem o forno embutido. Projetados para serem instalados diretamente em bancadas, eles se tornam a escolha perfeita para cozinhas com móveis planejados e bancadas sob medida, oferecendo praticidade e estilo. 

Com a instalação de um cooktop, a cozinha ganha um visual mais contemporâneo e sofisticado. A continuidade das linhas da bancada, sem a interrupção causada por um fogão tradicional, cria um ambiente mais fluido e elegante. Além disso, como os cooktops geralmente têm proporções menores, ocupam menos espaço, contribuindo para uma aparência mais limpa e organizada na cozinha.

Consumo de Energia: mito ou realidade?

Os cooktops por indução são famosos por sua eficiência energética. A tecnologia de indução é capaz de transferir até 90% da energia gerada diretamente para a panela, comparado com cerca de 70% nos fogões elétricos convencionais e 40-60% nos fogões a gás. Isso significa que menos energia é desperdiçada, resultando em tempos de cozimento mais curtos e menor consumo de eletricidade no longo prazo. 

Segundo um dos canais mais assistidos do YouTube no Brasil, o Manual do Mundo, que sempre traz curiosidades para o público, em um dos seus testes, avaliou como funcionam os cooktops e comprovou que um fogão por indução tem um gasto médio de, aproximadamente, 1 kWh por hora. Isso significa que você gasta cerca de R$ 0,70 por hora utilizando esse equipamento.

Comparação com os demais tipos de fogões

  • Fogão a gás: Embora o gás possa ser mais barato em algumas regiões, ele é menos eficiente em termos de transferência de calor. Além disso, a perda de calor para o ambiente é maior. 
  • Fogão elétrico convencional: Estes fogões também têm uma eficiência menor devido à maneira como o calor é transferido para as panelas, muitas vezes aquecendo a superfície do fogão e o ambiente em volta. 

Fatores que influenciam o consumo de energia 

Um dos grandes pontos aqui é entender quais são os fatores que podem implicar no seu consumo e, consequentemente, na sua economia.

 

  1. Uso diário: O quanto você utiliza seu cooktop vai impactar diretamente na sua conta de energia. Cozinhar por longos períodos todos os dias aumentará o consumo. 
  1. Potência do cooktop: Quanto maior for a potência do seu fogão por indução, mais ele vai consumir de energia, porém eles também proporcionam um cozimento mais rápido. Isso pode equilibrar o consumo total de energia, dependendo de como você os usa. 
  1. Qualidade das panelas: Panelas de alta qualidade com bases planas e magnéticas são mais eficientes em cooktops por indução, melhorando ainda mais a eficiência energética.

Outras vantagens dos Cooktops por indução

E você deve estar se perguntando quais são as vantagens do cooktop, além da eficiência energética e do design moderno. Listamos 3 pontos importantes aqui, veja:

  • Segurança: A superfície do cooktop permanece relativamente fria, reduzindo o risco de queimaduras. 
  • Controle preciso de temperatura: Ajustes rápidos e precisos de temperatura ajudam a evitar desperdício de energia. 
  • Fácil limpeza: Sem queimaduras na superfície, os cooktops são muito mais fáceis de limpar.

Energeticamente, o cooktop vale o investimento?

Então, os cooktops por indução gastam muita energia? Na verdade, não. Quando usados corretamente, eles podem ser mais eficientes do que os fogões a gás ou elétricos convencionais. Se você está buscando modernizar sua cozinha com um aparelho eficiente, seguro e fácil de usar, o cooktop por indução é uma excelente escolha. Além de cozinhar suas refeições de forma rápida e precisa, você ainda pode economizar na conta de energia a longo prazo., 

Ah! Mas e o valor? Os custos de investimento podem variar de acordo com marca, número de bocas e a sua necessidade. Hoje é possível encontrar cooktops com valores na casa dos R$ 1.300,00.

É possível acompanhar o meu consumo de energia?

Hoje, estar conectado às novidades do mercado e ter tecnologias avançadas ao seu alcance garantem grandes benefícios em diversos setores. Com a energia não é diferente! 

Um grande exemplo é a fornecedora de energia LUZ, que utiliza a inteligência artificial para ajudar consumidores a terem mais controle sobre a energia consumida em suas casas ou empresas. 

Por meio de um aplicativo exclusivo, quem é cliente LUZ consegue acompanhar o seu consumo por dia, por hora e até por aparelho, além de conseguir ter uma previsão do valor da sua conta. Ou seja, você fica sabendo todo dia o valor da sua conta de energia atualizado. 

Tudo isso é possível devido a criação de um medidor inteligente, que é instalado no quadro de luz do cliente. Conectado à internet, o medidor consegue detectar os padrões de consumo do lugar e traduz essas informações de maneira detalhada para o app. 

Com isso, o consumidor deixa de ter surpresas e passa a acompanhar tudo o que ele consome de energia. 

Conheça um pouco mais sobre a LUZ e suas soluções aqui!   

Para mais dicas sobre economia de energia e tecnologias eficientes para sua casa, continue acompanhando nosso blog!