É a energia elétrica que permite que tenhamos luz quando a noite chega, que possibilita tomar um banho quente no fim do dia, carregar o celular e até mesmo manter os alimentos refrigerados, para que se conservem por mais tempo.
São muitas as situações cotidianas possibilitadas somente pela existência desse recurso e, muitas vezes, nem nos damos conta.
Mas você já se perguntou de onde vem a energia elétrica e como ela chega em nossas casas?
Essa pergunta pode ser simples e ao mesmo tempo difícil de responder, já que por mais que sejam muitas etapas, elas são fáceis de entender.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre a procedência da energia elétrica e quais as transformações envolvidas nesse processo, preparamos um texto completo para você. Continue a leitura para ficar por dentro!
- Como a energia elétrica chega até nossas casas?
- De onde vem a energia elétrica?
- Como funciona a produção de energia nas usinas hidrelétricas?
- Quais os outros tipos de usinas elétricas?
Como a energia elétrica chega até nossas casas?
A energia elétrica que usamos no dia a dia é produzida em usinas e após ser gerada, é transportada por meio de linhas de transmissão de alta tensão até as subestações transformadoras, que reduzem a tensão para níveis compatíveis com o consumo nas residências e comércios.
Essa é a forma mais rápida de explicar como a energia chega até nossas casas. Mas para que todas as etapas do processo fiquem claras, vamos detalhar como cada uma acontece abaixo!
Geração
A produção de energia elétrica pode vir de diferentes fontes, como usinas hidrelétricas, termelétricas a gás ou carvão natural, usinas nucleares, eólicas, fotovoltaicas e de cogeração com bagaço de cana. No Brasil, a geração de energia se dá principalmente por meio das usinas hidrelétricas.
Com o grande número de problemas ambientais presentes em nosso planeta hoje, cada vez mais usinas que produzem energia limpa estão sendo construídas.

Usinas eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e usinas solares estão entre as principais. As fazendas solares, inclusive, são o que permitem a LUZ levar energia limpa e barata para os brasileiros!
Transmissão/Transformação
Para levar a energia da usina para os centros urbanos, grandes linhas de transmissão são utilizadas. Aquelas torres enormes e fios que se estendem por grandes distâncias que vemos nas estradas são linhas de transmissão. A diferença delas para os postes comuns das nossas ruas é a tensão.

Nas linhas, a tensão da energia é muito alta, tendo que ser reduzida para que seja apta para uso.
Distribuição
Essa redução de tensão é feita a partir das subestações, a energia é distribuída por meio de linhas de distribuição de média e baixa tensão até os transformadores de distribuição, que reduzem ainda mais a tensão para os níveis de consumo nas residências.

Por fim, a energia chega às casas e estabelecimentos por meio das redes de distribuição de baixa tensão, que são compostas por fios e cabos que ligam as casas à rede elétrica. A energia elétrica é fornecida às casas por meio dos pontos de consumo, como tomadas e interruptores, e é medida por medidores de energia elétrica.
Todo esse processo garante que a tensão elétrica que chega até nossas casas seja reduzida para 127 ou 220 Volts — tensões permitidas para utilizarmos em nossas residências. Esse processo de redução da tensão da voltagem é feito a partir dos transformadores de distribuição, que estão presentes nos postes das ruas.
O fim desse processo todo só se dá quando a energia chega ao medidor de energia, o relógio de luz instalado na sua casa, responsável por medir o consumo do recurso nesse local. O trajeto de como a energia elétrica chega em nossas casas é finalizado, então, ao ligarmos os interruptores e os equipamentos elétricos na tomada.

De onde vem a energia elétrica?
A energia elétrica pode vir de diferentes fontes, como usinas hidrelétricas, termelétricas a gás ou carvão natural, usinas nucleares, eólicas, fotovoltaicas e de cogeração com bagaço de cana. No Brasil, a geração de energia se dá principalmente por meio das usinas hidrelétricas.
Já o transporte da energia acontece a partir dos geradores, passando pelas linhas de transmissão, chegando até os consumidores nos centros urbanos por meio de redes de distribuição compostas por postes, cabos e transformadores.
Leia também
- Mudanças climáticas: causas, consequências e soluções
- O que é energia limpa (e por que ela é tão importante)?
- Matriz energética: o que é e qual é a brasileira?
Como funciona a produção de energia nas usinas hidrelétricas?
A energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas a partir da força da água — o que faz desse recurso natural a principal fonte de energia na matriz energética do país. Para gerar eletricidade, algumas dessas usinas contam com um reservatório, a partir da construção de uma barragem, para armazenamento da água proveniente do rio.
Essa barragem é responsável por frear o fluxo de água natural, fazendo com que ela se acumule em uma espécie de lago. Então, a partir de um sistema de dutos, essa água é captada e conduzida para turbinas presentes na casa de força da usina hidrelétrica.

Quando a água chega até as turbinas, as mesmas transformam a força do recurso natural de energia mecânica para energia elétrica. Depois desse processo, são os geradores — também situados na casa de força — que fazem com que a energia mecânica vire energia elétrica.
A partir das usinas hidrelétricas, a tensão elétrica gerada é elevada a um nível maior por uma subestação elevatória, para depois as linhas e torres de transmissões levarem essa energia gerada até os centros urbanos em subestações para baixar o nível de tensão elétrica e distribuir para as nossas casas.
Feito todo o processo, é válido informar que a água usada para gerar energia elétrica retorna para os reservatórios das usinas hidrelétricas através da chuva, evitando, assim, o desperdício do recurso hídrico.
Quais os outros tipos de usinas elétricas?
Como citamos acima, a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil tem como fonte as usinas hidrelétricas, mas elas não são as únicas que exercem essa função. Nosso país hoje conta com uma grande variedade de usinas que auxiliam na produção de eletricidade para a população.
Fontes de energia renováveis
- Usina Solar
- Usina Eólica
- PCH (Pequenas centrais hidrelétricas)
- CGH (Central Geradora Hidraúlica)
Não renováveis
- Usinas Nucleares
- Usinas termelétricas
- Petróleo
- Gás Natural
- Nuclear
Conclusão
Em resumo, a energia elétrica que chega até as casas das pessoas é produzida em usinas geradoras, transportada por linhas de transmissão de alta tensão até as subestações transformadoras, distribuída por linhas de distribuição de média e baixa tensão até os transformadores de distribuição e, por fim, fornecida às casas por meio das redes de distribuição de baixa tensão.
Ufa! Depois de todo esse percurso a energia chega até nossa casa e está prontinha para alimentar os mais diversos equipamentos e aparelhos elétricos presentes em nosso cotidiano!

Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ