O consumo global de gás natural tem aumentado significativamente nos últimos anos, como resultado da crescente demanda por energia mais limpa e eficiente. O gás natural é um dos combustíveis mais utilizados em todo o mundo, podendo ser usado em residências e indústrias.

O gás natural é uma fonte de energia mais limpa quando comparada a outras fontes provenientes de combustíveis fósseis, (como os derivados de petróleo) e é muito importante para a segurança energética mundial.

Mesmo tendo vários benefícios, o gás natural também é tema de muitas discussões geopolíticas, já que é uma peça central de muitas disputas ao redor do planeta.

Neste texto vamos explicar um pouco de como a geração de energia por gás natural acontece e outros pontos que envolvem o assunto. Confira!

O que é gás natural?

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. A combustão do gás natural na presença de oxigênio produz calor e vapor, que podem ser usados para produzir energia elétrica.

Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas da era pré-histórica, sendo retirado da terra através de programas exploratórios. 

De queima mais limpa que os demais combustíveis, o gás natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano. 

A exploração do gás natural, constitui no processo de pesquisa de acumulação de hidrocarbonetos, tanto em bacias terrestres (onshore) como em bacias marítimas (offshore).

tubulação de gás natural

A produção pode ser de gás natural associado (gás extraído a partir da extração do petróleo e apresenta maior concentração de hidrocarbonetos mais pesados) ou não-associado (gás extraído de um reservatório exclusivamente voltada para a produção de gás). No Brasil, a maior parte do gás natural é associado e offshore, em específico do polígono do pré-sal.

Após a exploração do gás natural, ele é levado para o processamento onde ocorre a separação de seus hidrocarbonetos, separando o metano de outros elementos presentes no gás bruto (ex.: butano, propano, etc.) e também adequar o gás às especificações, viabilizando para que ele seja transportado e distribuído aos consumidores finais.

Tudo isso contribuiu para que ele se tornasse um dos combustíveis mais populares do mundo, pois é menos poluente do que os combustíveis fósseis tradicionais, como o carvão e o petróleo.

armazenamento de gás natural

O gás natural é utilizado em vários segmentos, como residencial, comercial, industrial, geração elétrica, entre outros. Além disso, pode ser um combustível eficiente para alguns tipos de veículos (Gás Natural Veicular – GNV).

Como ocorre a geração de energia?

A geração de energia elétrica a partir do gás natural é um processo que usa alta pressão e temperatura do combustível para gerar energia mecânica que põe em movimento turbinas e geradores, que por sua vez gera energia elétrica.

Primeiro, o gás natural é queimado dentro de um compressor de combustão interna para produzir energia mecânica. Esta energia mecânica é então usada para movimentar um gerador elétrico, que converte a energia mecânica em energia elétrica.

As termelétricas a gás natural podem funcionar em ciclo aberto ou em ciclo combinado. No ciclo aberto, o gás em alta pressão é queimado em conjunto com o ar comprimido, gerando gases de alta pressão e temperatura que são expandidos, processos esses que são realizados em uma turbina.

Esta turbina fornece energia mecânica para o gerador de energia elétrica. Após o processo de expansão, os gases de exaustão são dispersos na atmosfera.

Fonte da imagem: MegaWhat

Entretanto, como esses gases possuem elevada temperatura, podem ser aproveitados para produção de vapor em uma caldeira, que alimentará outra turbina, gerando mais energia elétrica e aumentando a eficiência e o rendimento da usina. Nesse caso, caracteriza-se o ciclo combinado.

Fonte da imagem: MegaWhat

Quais são os maiores produtores de gás natural do mundo?

PaísVolume de gás produzido anualmente (em metros cúbicos)
Porcentagem da produção global
1° Estados Unidos934 bilhões de m³23%
2° Rússia702 bilhões de m³17%
3° Irã257 bilhões de m³6%
4° China209 bilhões de m³5%
5° Catar177 bilhões de m³5%
6° Canadá172 bilhões de m³4%
7° Austrália147 bilhões de m³3%
8° Arábia Saudita117 bilhões de m³<2%
9° Noruega114 bilhões de m³<2%
10° Argélia101 bilhões de m³<1%

Fonte: Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás

Gás natural: renovável ou não renovável?

O gás natural é uma fonte de energia não renovável, uma vez que os seus recursos são limitados. Ele é formado a partir de matéria orgânica presa em depósitos geológicos, assim, os recursos são finitos e não podem ser recriados. Ademais, as reservas de gás natural estão sendo gradualmente esgotadas.

O gás natural é uma fonte de energia mais limpa que os combustíveis fósseis convencionais, como gasolina e diesel, pois produz menos emissões de dióxido de carbono (CO2)

Quando queimado para produzir energia, o gás natural libera menos partículas prejudiciais à saúde, como o ozônio, sulfeto de hidrogênio e compostos orgânicos voláteis, do que outras fontes de combustível.

Vantagens e desvantagens do uso de gás natural como fonte de energia

O gás natural é uma fonte de energia que tem sido cada vez mais utilizada como alternativa a outras fontes de energia, como óleo combustível e carvão. Apesar das vantagens que o uso do gás natural oferece, também existem algumas desvantagens que devem ser consideradas.

Confira os pontos positivos e negativos do uso de gás natural.

Vantagens do gás natural:

  • É uma fonte de energia menos poluente que outros combustíveis fósseis, como o carvão e o óleo, e emite menos dióxido de carbono (CO2) por unidade de energia produzida.
  • O gás natural é um recurso que está presente em várias regiões do mundo.
  • É versátil. O gás natural pode ser usado para aquecimento, produção de energia elétrica, produção de combustíveis e outros usos.
  • A capacidade de geração flexível das UTEs a gás permitem a integração com as fontes renováveis variáveis, fornecendo segurança de geração elétrica aos consumidores em momentos de indisponibilidade das fontes renováveis. Além de dar segurança à operação de sistema

 

Desvantagens do gás natural:

  • O gás natural é uma fonte de energia não renovável, portanto está presente em quantidades limitadas.
  • O processo de coleta e transporte do gás natural pode ser perigoso, pois pode haver vazamentos e explosões se não forem tomadas as devidas precauções.
  • O armazenamento pode ser caro e complexo.
  • O gás natural pode ser importado de países produtores e, portanto, é dependente de preços internacionais e do clima político. Portanto, é considerado como uma commoditie internacional suscetível a pressões econômicas e políticas internacionais.

Por que o gás natural gera conflitos internacionais?

Como vimos, não faltam motivos para afirmar que o gás natural é um dos recursos naturais mais importantes do mundo. Devido à sua importância, essa fonte de energia tem sido motivo de disputa entre países, especialmente aqueles que tem no gás uma de suas principais fontes de energia.

Um exemplo notável desse tipo de conflito é o caso da Europa, o continente que mais consome gás natural no mundo. Porém, a maioria do gás consumido na Europa é importado de outras regiões, como a Rússia, Estados Unidos e Oriente Médio, que possuem grandes reservas.

No entanto, essa grande demanda de importação muitas vezes resulta em conflitos políticos. É comum, por exemplo, o clima entre o continente europeu e a Rússia esquentar de tempos em tempos. A guerra na região da Ucrânia aumentou o número de desavenças a respeito do gás natural no último ano.

tubulação de gás natural com a bandeira de união europeia por cima

Os grandes produtores tem uma importância significativa na formação desses preços mediante o controle de produção. Dentre eles é possível destacar a OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo). Além disso, alguns critérios internacionais são utilizados para a marcação desses preços. Alguns exemplos são: Henry Hun nos EUA, TTF na Europa e o JKM na Ásia e Oriente Médio.

A União Europeia está buscando outras alternativas de importação do gás natural para não depender tanto da Rússia, como importar gás natural liquefeito (GNL) do Oriente Médio e dos Estados Unidos, mas não está sendo uma tarefa fácil.

Esse tipo de negociação depende de investimento bilionários de infraestruturas e acordos internacionais que podem ter interesses diferentes, que consequentemente impacta diretamente os preços do combustível internacionalmente.

O Brasil é um país importador de gás natural, importa aproximadamente 70% da Bolívia e 30% de outros países (GNL – Gás Natural Liquefeito). Por isso disso, os impactos geopolíticos internacionais desses indexadores e tem consequência no preço do gás natural brasileiro.

Qual a demanda de gás natural hoje?

Veja abaixo a projeção do balanço do gás natural até 2032 conforme o Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE, elabora pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE.

balanço de gás natural

Fonte: EPE

Com a urgência de discutir questões ambientais e segurança, muitos países estão buscando formas de aumentar a utilização do gás natural para suprir suas necessidades energéticas, pois conforme mencionado é uma fonte confiável de energia.

Os avanços tecnológicos nas áreas de exploração do gás natural têm ajudado a aumentar sua produção, permitindo que os países possam atender à crescente demanda.

Além disso, o aumento da demanda global de gás natural também tem sido impulsionado pelo aumento da urbanização e pelo aumento da demanda nos setores industrial e geração elétrica (que consomem em média 86% do gás natural no Brasil). Com o aumento da urbanização, o uso de gás natural para o aquecimento de indústrias e comércios tem aumentado.

E ainda, com o aumento das fontes renováveis, aumenta a necessidade de capacidade flexível de energia de reserva térmica a gás, pois garantirá a segurança do fornecimento de geração em momentos que as fontes renováveis estiverem indisponíveis. Segue abaixo, o histórico da demanda de gás natural no Brasil dividida por segmento:

demanda de gás natural por segmento

Fonte: MME

Além do mais, para que o desenvolvimento do mercado de gás natural aconteça de forma segura e justa, é necessário o desenvolvimento da infraestrutura de toda cadeia do gás natural, permitindo o fácil acesso do combustível a todos, independentemente da localização do consumidor. O aumento da competitividade entre todos os elos da cadeia é essencial para a redução dos preços. 

A harmonização regulatória entre todos estados e a criação de uma entidade administradora desse mercado é de suma importância. No Brasil, todos esses pontos estratégicos para avanço do mercado já estão sendo discutidos na Lei 14.134/2021 e na Resolução CNPE nº 3/2022.

Como ter energia renovável na sua casa

O gás natural é uma fonte de energia muito eficiente, sendo uma fonte estável, barata e confiável de energia.

Mas existe uma outra coisa que pode ajudar quem quer economizar na conta do final do mês. Com o medidor inteligente da LUZ, você consegue visualizar os seus gastos de energia, sabendo exatamente qual grupo de equipamento está gastando mais, em tempo real.

Além disso, garantimos um desconto de até 20% na sua fatura de energia todos os meses. Isso mesmo que você leu, até 20% de desconto na sua fatura. Tudo isto sem custo e sem necessidade de alteração na sua instalação elétrica.

Para ter acesso a esses benefícios de forma gratuita, basta realizar nossa simulação gratuita e, com mais alguns cliques, você já fará parte do futuro da energia!

Mude para a LUZ!