Não é segredo que atualmente os combustíveis fósseis cumprem uma função relevante na sociedade, visto que mais de 86% da demanda de energia do mundo vem de seus subsídios, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia. 

A partir dos combustíveis fósseis residências, empresas, veículos, hospitais e indústrias são abastecidos com eletricidade, um fator fundamental para manter a produtividade das tarefas nos dias de hoje. 

Mas, afinal de contas, como essa fonte de energia funciona? Quais são suas vantagens e desvantagens? Para tirar essas dúvidas e saber tudo sobre os combustíveis fósseis, continue a leitura deste post!

O que significa combustíveis fósseis?

O primeiro passo para entender o que são e como os combustíveis fósseis funcionam é levar em consideração a exploração de recursos naturais. Ou seja, a palavra fóssil não está aí à toa, uma vez que esse tipo de fonte de energia deriva dos restos e vestígios de seres vivos, que se decompõe ao longo dos anos.

extração de combustíveis fosseis

No entanto, a dúvida que fica é: como é possível extrair energia desse tipo de recurso? A resposta está justamente na queima desses combustíveis fósseis. De modo geral, existem três tipos de combustíveis fósseis, como veremos detalhadamente a seguir.

Exemplos de combustíveis fósseis

  • Carvão

Um dos mais antigos exemplos de combustíveis fósseis é o carvão, seja ele mineral ou natural. Sua origem data de 360 milhões de anos, no período Carbonífero. Basicamente, esse combustível é obtido mediante a fossilização da madeira, misturando substâncias e altas quantidades de carbono. Na maioria das vezes, o carvão é usado para produção de plásticos, medicamentos, tintas e produtos de limpeza.

  • Gás natural

Outra fonte de energia natural que faz parte dos combustíveis fósseis é o gás natural. Esse elemento é composto majoritariamente por metano, sendo utilizado na produção de plástico, usado também em grande escala na indústria, sendo revertido como combustível. 

  • Petróleo

Por fim, o combustível fóssil mais conhecido é o petróleo. Atualmente, essa é a fonte mais utilizada em diferentes funções como matéria-prima. Derivando principalmente a gasolina, óleo diesel, querosene, plástico e asfalto.

bomba de gasolina abastecendo carro

Basicamente, o petróleo é constituído de restos de pequenos seres marinhos e vegetais, encontrado na maioria das vezes em bolsões profundos. 

Combustíveis fósseis: vantagens e desvantagens 

Agora que já nos aprofundamos no conceito dos combustíveis fósseis e nos tipos existentes, vamos ver um pouco mais sobre o funcionamento, vantagens e desvantagens dessas fontes de energia. Boa leitura!

De maneira geral, os combustíveis fósseis são muito utilizados por garantirem eficiência ao gerarem energia e também por seu custo-benefício.

No entanto, seus impactos são negativos para o meio ambiente, acelerando o aquecimento global, o que contribui para as alterações no clima ao redor do mundo. 

combustíveis fósseis gerando poluição

Isso acontece porque a queima desses combustíveis fósseis gera gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2) e monóxido de carbono (CO). Além disso, os combustíveis fósseis são fontes de energias não renováveis, o que significa que eles são finitos.

Combustíveis fósseis no Brasil

Com tais informações em mente é importante saber da posição do Brasil em relação aos combustíveis fósseis. Nosso país tem uma das maiores matrizes de energia elétrica renovável, contudo, ainda utiliza muito dos recursos não renováveis, principalmente quando falamos do petróleo.

De acordo com um levantamento realizado pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), em 2021 o Brasil gastou R$ 118,2 bilhões com subsídios relacionados aos combustíveis fósseis. Conforme o estudo, o ano de 2022 deve representar gastos ainda mais altos. Mas, afinal de contas, como é possível mudar esse cenário? 

Como ter acesso a energia limpa e barata? 

Levando em consideração os impactos provocados pela queima de combustíveis fósseis, líderes de diversas nações ao redor do mundo estão buscando soluções a fim de evitarem maiores danos ao planeta. 

Nesse sentido, surgiram importantes iniciativas, como o Acordo de Paris e o COP (Conferência das Nações Unidas. Nessas reuniões, os países participantes se comprometem e assumem a responsabilidade de substituírem combustíveis fósseis por energia limpa.

Afinal de contas, a energia limpa é qualquer fonte que permita gerar eletricidade sem a emissão de gases que poluem e prejudicam o meio ambiente. Por exemplo, a energia hidráulica, a eólica, a de biocombustíveis e a energia solar.

Foi justamente sabendo da importância de se pensar nos impactos climáticos e em recursos de energia efetivos para a população, que a LUZ surgiu no mercado.  Somos uma fornecedora digital e proporcionamos energia limpa e barata, juntando o melhor dos dois mundos.

Ou seja, livramos nossos clientes do caro monopólio do mercado de energia, com economia na conta de luz. Ao mesmo tempo em que trabalhamos com fontes renováveis advindas de fazendas solares, contribuindo com o meio ambiente.

Com nossos planos você tem um desconto garantido na conta de energia todos os meses e ainda pode acompanhar o consumo de energia da sua casa diretamente do celular, graças ao nosso medidor de energia inteligente.

medidor de energia inteligente e aplicativo LUZ

Para ter acesso a todos esses benefícios de forma gratuita, basta realizar nossa simulação e, com mais alguns cliques, você já faz parte da nova era da energia no Brasil.