Nas últimas décadas, uma das maiores discussões mundiais diz respeito às mudanças climáticas e os impactos negativos que essa situação pode acarretar para o futuro do nosso planeta. Pensando em evitar maiores danos e promover mais iniciativas que resolvam essa questão, a Organização das Nações Unidas criou uma importante iniciativa chamada COP, também conhecida como Conferência das Partes, ou Conferência Sobre Mudanças Climáticas.
Resumidamente, a COP é uma convenção anual, que há mais de 20 anos reúne líderes de diversas nações para uma discussão efetiva em busca de resultados que beneficiem a questão ambiental.
Neste ano, a edição chamada COP27 foi realizada no Egito, durante duas semanas de novembro.
Para que você entenda a importância da conferência e conheça um pouco mais sobre sua história, preparamos um material completo que você pode conferir logo abaixo!
O que é COP?
Para compreender a história da COP, vamos voltar um pouco no tempo – mais precisamente para o ano de 1972, quando ocorreu a chamada convenção de Estocolmo, considerada até hoje o grande impulsionador para a criação da COP.
Isso porque durante a convenção de Estocolmo houve uma conscientização em massa sobre a questão climática. Esse evento teve grande responsabilidade para abrir um diálogo sobre providências nesse sentido.

Com essa inspiração, anos depois a ONU passou a promover os encontros da COP. A decisão foi firmada em um acordo assinado em 1994, na ocasião, vários países concordaram em se reunir todos os anos para discutir e avaliar as mudanças do clima e propor soluções para melhorarem essa situação.
Quem participa da COP?
Atualmente, 197 países fazem parte da COP, após assinarem o Acordo de Paris, em 2015. Com isso, a organização dos participantes é feita por uma divisão de blocos.
- Nações industrializadas
- Países em desenvolvimento
- Países menos desenvolvidos
Entre as chamadas “nações industrializadas” temos os Estados Unidos, Japão, Canadá etc. Já no bloco de países em desenvolvimento podemos citar o Brasil, Argentina e Uruguai, por exemplo. Existem ainda o bloco de países menos desenvolvidos, como o Afeganistão e Haiti.
Visto isso, a questão que fica é: como cada nação pode contribuir para uma melhoria ambiental e qual o papel da COP nesse sentido? É justamente esse aspecto que veremos a seguir.
Qual a importância da COP?
Há mais de 20 anos, a COP é responsável pelos acordos mais importantes da história quando o assunto é repensar os impactos globais causados no meio ambiente.
Por exemplo, você sabia que os últimos oito anos podem ter sido os mais quentes já registrados na história? Pois é! Esse dado alarmante foi divulgado na última conferência organizada pela ONU.
Em outras palavras, é por meio desse encontro que as nações ficam sabendo dos progressos e regressos referentes às mudanças climáticas. Além disso, também é na COP que os países tomam decisões sobre o assunto, pensando no que pode ser feito. Por esses motivos, a conferência é muito relevante.
Tudo que é discutido na conferência é documentado e pode ser acessado de forma gratuita no site do da Nações Unidas dedicado ao meio ambiente.
Tendo em vista o papel geral da COP para contribuir com as questões climáticas, vamos conferir quais foram os saldos positivos do último evento? A seguir, saiba tudo sobre a 27° edição da Conferência das Partes!
Como foi a COP27?
Como já mencionamos anteriormente, a 27° edição da Conferência Sobre Mudanças Climáticas ocorreu no Egito, entre os dias 6 e 18 de novembro. Na ocasião, o Brasil foi representado pelo presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva.
Em seu discurso na COP, Lula se comprometeu a governar conforme os compromissos e decisões propostos na convenção e defendeu a importância de se pensar em responsabilidade social.

No entanto, a principal conquista da COP27 foi a criação de um fundo voltado para as nações mais pobres impactadas negativamente pelos desastres naturais, que são consequências das mudanças climáticas.
COP e o futuro
Sob o mesmo ponto de vista, o evento não poderia deixar de expor as expectativas para o futuro. Na ocasião, a COP promoveu uma lista de ações para combater os efeitos do aquecimento global.
Para o ano que vem, o foco decidido foi o investimento em fontes de energia limpa. Ou seja, que os países busquem por sistemas que se baseiam na exclusão da poluição.
Como consumir energia limpa na sua casa
Pensando na importância de se posicionar em relação à preservação do meio ambiente e em diminuir os impactos causados pela queima de combustíveis fósseis, a LUZ trouxe uma solução revolucionária para o mercado.
Além de ser uma alternativa para libertar os brasileiros do monopólio do setor de energia, a fornecedora digital LUZ também leva a sustentabilidade como uma de suas prioridades.
Por isso, para não causar nenhum tipo de desequilíbrio no meio ambiente, a energia que fornecemos para nossos clientes vêm de parques de geração solar ou de outras energias renováveis.
Além de ajudar o planeta, você também ganha desconto garantido na sua fatura todos os meses e consegue acompanhar seu consumo diretamente pelo seu celular. Tudo isso sem pagar nada!

Para entender melhor como nos engajamos na causa, clique aqui e saiba mais sobre a LUZ!
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ