O drone aquático WasteShark, criado em 2016 pela startup holandesa RanMarine Technology, tem o objetivo de combater a poluição marinha. Ele é autônomo, com bateria de até 10h de funcionamento, alcance de mais de 5km, capaz de armazenar resíduos de até 1 tonelada por dia. Quando atinge sua capacidade máxima, retorna à base para descartar o material coletado e recarregar sua bateria. Possui uma tecnologia de identificação de imagens a laser, para evitar colisões.
Segundo Oliver Cunningham, cofundador da RanMarine, o drone aquático consegue coletar dados da qualidade da água e do ar, detectar a profundidade e os contornos do fundo do mar e ainda separar produtos químicos do oceano, como metais pesados, óleo e arsênico.
Tipos de coleta de resíduos
- Plásticos de resíduos marinhos, flutuações acidentais e detritos de inundações.
- Biomassa flutuante, algas, lentilha-d’água e remoção de plantas.

Por que esse trabalho é importante?
A quantidade de plástico presente nos oceanos é alarmante, com uma média de 8 milhões de toneladas sendo despejadas a cada ano. Estima-se que haja cerca de 14 milhões de toneladas de plástico nos oceanos.
Utilização dos drones para soluções sustentáveis
Além do drone aquático, os drones aéreos também possuem utilidades que contribuem para a preservação do Meio Ambiente, no Brasil. Eles monitoram Unidades de Conservação (UC), Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Proteção Permanente (APP), áreas atingidas por deslizamentos ou inundações, desastres e degradações ambientais, supressão vegetal, disposição de resíduos, assoreamentos e erosões.
Meio ambiente, problemas e soluções
Entre os benefícios de utilização dos drones como soluções para os problemas na área de meio ambiente, estão:
- Análise de objetos de difícil acesso.
- Logística e mobilização simplificada.
- Menor tempo de operação.
- Redução de custos com mão de obra e equipamentos de trabalhos em altura.
- Diminuição dos riscos que envolvem trabalhos em altura.
Outras aplicações dos drones em relação ao meio ambiente
- Gestão de Recursos Hídricos.
- Gestão da Fauna.
- Gestão da Flora.
- Gestão costeira e de inundações.
- Gestão de mudanças.
- Estudos e Regulamentações.

Projeto Ecodrones
A importância dos drones como soluções para problemas enfrentados no meio ambiente é tão grande, que desde 2015 a organização não-governamental ambientalista WWF-Brasil realiza o projeto Ecodrones, cujo objetivo é avaliar o uso da tecnologia para diferentes aplicações na conservação da natureza.
Fiscalização e mapeamento em unidades de conservação como os parques nacionais e outras reservas, monitoramento de áreas degradadas e captação de imagens aéreas são algumas das aplicações sendo testadas pela equipe do projeto.
Benefícios dos drones para a agricultura sustentável
- Coletar dados de forma precisa e rápida, permitindo que os agricultores tomem decisões informadas sobre a gestão de suas plantações.
- Mapear a topografia e a cobertura do solo, permitindo que os agricultores adaptem as suas práticas agrícolas de forma mais eficiente e sustentável.
- Criar mapas de plantação de alta resolução, o que ajuda os agricultores a identificar áreas com baixa produtividade ou com problemas de erosão.
- Monitorar a água e irrigação em tempo real, por meio de sensores de umidade do solo, permitindo que os agricultores tomem decisões sobre quando e onde irrigar suas plantações.
- Aplicar fertilizantes e pesticidas de forma mais precisa e eficiente, o que ajuda a reduzir o uso excessivo de produtos químicos e minimiza o impacto ambiental desses produtos.

Conclusão
Com o avanço da tecnologia, os drones tornam-se cada vez mais eficientes e acessíveis, por isso a tendência é que haja um aumento na adoção dessa inovação sustentável em todo o mundo, principalmente por trazer os benefícios de:
Redução das emissões de gases do efeito estufa – drones elétricos emitem muito menos CO2 do que veículos tradicionais, como caminhões e carros.
Melhoria no ecossistema urbano – a redução do tráfego nas cidades diminui a poluição sonora e melhora a qualidade do ar, contribuindo para um ambiente saudável para os habitantes da cidade.
Oportunidades de emprego e educação – a indústria de drones abre oportunidades para pilotos de drones, profissionais especializados em inteligência artificial, engenharia e design, contribuindo para a economia verde e práticas sustentáveis.
Redução de resíduos e embalagens – drones podem ser usados para entregar produtos em embalagens menores, mais leves e recicláveis, diminuindo o desperdício de materiais e o impacto ambiental.
Consumo Consciente e Sustentável – com a entrega rápida e eficiente de produtos, os consumidores podem ser incentivados a comprar só o que precisam, reduzindo o desperdício e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Tags:
Sobre o Autor

Fernanda Ito
Jornalista