O que atrai um usuário para conhecer um novo app ou entrar em uma nova rede social? As facilidades de uso, a rede de amigos e os recursos que a mídia oferece. 

 
Essas são as razões que causaram o impulsionamento e o número de usuários disparados no Threads desde o seu lançamento. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa responsável pela nova rede social e outras, como Instagram, Facebook e WhatsApp, deixou um recado para os novos usuários em um tom divertido: “Let’s do this. Welcome to Threads.”, que traduzindo quer dizer: “Vamos fazer isso. Bem-vindos ao Threads.” 

O que você precisa saber sobre o Threads 

Recursos indisponíveis: Não há um feed com perfis que você segue, tudo está concentrado em um único feed; não há hashtags, mensagens diretas ou recurso para editar o post. 

Dados pessoais: Ao baixar o app Threads você autoriza o compartilhamento de dados pessoais. O aplicativo pode coletar: dados sobre saúde; financeiros; contato; conteúdo do usuário; histórico de navegação e informações de uso. 

Perfil da rede: É possível escrever textos com até 500 caracteres, links, fotos e vídeos de até 5 minutos, seu objetivo é ser dinâmico, promovendo interação e diálogo. 

Você no Threads é o mesmo no Instagram: O nome de usuário é idêntico nos dois serviços,  se você quiser mudar o arroba no Instagram, a mudança é replicada no Threads. 

Versão web é só para leitura: O Threads não tem uma versão web 100% funcional. A versão para o navegador da plataforma é só para leitura. O site oficial da plataforma (threads.net) apresenta o nome da rede e um QR Code para baixar o aplicativo. Porém, se você tem o link direto para uma publicação ou conta (ex. threads.net/@xxx), pode ver o conteúdo, os comentários e os perfis das pessoas sem precisar fazer login. 

Não dá para apagar a conta: Uma vez no Threads é impossível apagar a conta, a não ser que você cancele sua conta no Instagram.  

Como as marcas podem se destacar no Threads? 

Segundo especialistas, as empresas: 

  • precisam estudar a ferramenta diariamente, além de entender o público, que é diferente das demais redes. 
  • devem ter habilidade de redesenhar o conteúdo. 
  • conhecer  seu público e saber quais são os interesses dele, os costumes e as percepções. 
  • ousar e experimentar sem medo. 
  • explorar diferentes formatos de publicação (incluindo fotos e vídeos, além das próprias threads). 
  • apostar em publicações interativas, mas com conversas individualizadas. 
  • não utilizar as duas redes como se fossem as mesmas, já que o Threads ainda busca uma “identidade”. 
  • criar uma conexão mais direta com o público ao divulgar produtos ou serviços. 

8 influenciadores brasileiros que estão com tudo no Threads 

A plataforma teve mais de 4 milhões de conversas em português só nos três primeiros dias, segundo levantamento da agência Artplan. Em menos de 1 hora, Anitta e Virginia Fonseca foram as primeiras influenciadoras da rede, atingindo 1 milhão de usuários. No mesmo período, Ronaldinho Gaúcho bateu 850 mil, Maisa chegou a 631 mil, Larissa Manoela a 459 mil, Casimiro contabilizou 335 mil, Tatá Werneck 262 mil e Fábio Porchat 248 mil. 

Conclusão 

Para quem tem conta no Instagram e quer entrar no Threads: 

  • Baixe o app Threads (Android e iOS). 
  • Na página inicial clique em “Entrar com o Instagram”. 
  • Abra o app do Instagram, vá em notificações (no símbolo de coração) e aprove seu acesso. 
  • Volte para o Threads e aguarde o reconhecimento. 
  • Preencha com Bio e Link ou clique em “Importar do Instagram” para completar com as informações de lá. Depois clique em “Continuar”. 
  • Escolha entre perfil público ou privado e toque em “Continuar”. 
  • Por fim, leia como o Threads funciona e toque em “Entrar no Threads”. 

Para quem não tem conta no Instagram, é necessário criar uma conta na plataforma para depois entrar no Threads, seguindo o passo a passo acima.