A China é protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente em áreas de inteligência artificial e reconhecimento facial. As startups avançam no mercado digital chinês, que tem 800 milhões de internautas.

Shenzhen, localizada no sul do país, é a cidade símbolo da China digital. Com mais de 17 milhões de habitantes, é conhecida como o Vale do Silício chinês. Além de ter sua frota de ônibus e táxis de veículos elétricos, grande parte do sistema de delivery, de restaurantes a serviços de entregas expressas, é feito com motonetas ou scooters elétricas.

Os estabelecimentos não operam mais com cartões de crédito, são feitos pelo celular. Uma parcela significativa dos jovens profissionais trabalha em coworks, que estão distribuídos por toda a cidade, com o objetivo de criarem o “unicórnio”, como são chamadas as startups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

Quais são os transportes elétricos da cidade?

Os ônibus de Shenzhen são 100% elétricos há seis anos. Um milhão de pessoas usam o transporte diariamente.

A frota de Shenzhen possui mais de 16 mil ônibus circulando, commais de 8 mil pontos de carregamento distribuídos em mais de 500 locais da cidade. Cada ônibus tem a autonomia de 250 quilômetros. Estima-se que essa mudança economize mais de 300 toneladas de combustíveis e evite a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Esse movimento é surpreendente porque há dez anos Shenzhen era uma cidade menor e mais poluída do que São Paulo, mas entrou em um programa de recuperação para mudar a infraestrutura, transformando a frota de transporte coletivo e substituindo a iluminação pública comum por lâmpadas de LED. Esse investimento público maciço em pesquisa e desenvolvimento na área de energia limpa, que permite soluções de longo prazo, pode tirar a China da lista dos países mais poluidores do mundo.

Os táxis também são elétricos. Nas estações de carregamento ultra rápido existe uma estrutura com espaço para descanso, lazer e restaurante. Qualquer pessoa pode usar os carregadores e o preço varia conforme o horário. 

Com relação aos carros elétricos, Shenzhen tem atualmente noventa mil carregadores e quase 500 mil veículos elétricos, o que representa um sexto da frota.

Como Shenzhen cresceu?


Shenzhen foi reinventada a partir da criação, pelo governo chinês, na década de 1980, da Zona Econômica Especial, mecanismo de abertura da economia chinesa, que ofereceu às empresas benefícios fiscais, de infraestrutura e para contratação de mão de obra qualificada. Assim, a cidade começou a atrair empresas, como fábricas de hardware e componentes, tornando-se o berço de grandes empresas de tecnologia, como a Tencent, proprietária do WeChat, e Huawei, maior fabricante de equipamentos de redes de telecomunicações do mundo.

A cidade faz parte da chamada “Greater Bay Area”, região formada por nove cidades chinesas (Shenzhen, Guangzhou, Zhuhai, Foshan, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen, Huizhou, Zhaoqing) e duas regiões administrativas especiais (Hong Kong e Macau). Grande parte dos computadores, smartphones, tablets, videogames, drones e outros artefatos digitais são produzidos em Shenzhen e arredores.

Conclusão


A adoção de tecnologias avançadas na China, como o transporte público elétrico e autônomo, impulsiona a inovação e a eficiência nos sistemas de transporte, servindo como exemplo para outras nações. Além disso, a potente rede 5G de última geração do país proporciona uma infraestrutura robusta para a conectividade e o avanço de tecnologias digitais em diversas áreas, como comunicações, indústria, medicina e entretenimento.