Uma das melhores sensações após chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, é a da tomar um banho quentinho para desestressar. Por isso, ter esse momento interrompido por problemas na temperatura da água pode ser muito frustrante.
Atualmente, o mercado conta com diversas opções para evitar esse tipo de inconveniente, nesse sentido, o chuveiro a gás vem se tornando uma alternativa cada vez mais utilizada no país.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), nos últimos cinco anos houve um crescimento de 32,7% no uso de gás natural para uso residencial. Tais números evidenciam que o uso de chuveiro a gás é mesmo uma tendência.
Mas, afinal de contas, como o chuveiro a gás funciona e quais vantagens ele oferece?
São justamente essas dúvidas que viemos esclarecer neste post. Se você está pensando em colocar um modelo de chuveiro a gás em sua casa e ainda não está seguro com a decisão, saiba tudo sobre o assunto!
Como funciona o chuveiro a gás?
Para compreender o funcionamento de um chuveiro a gás, vamos levar em consideração o mesmo conceito do fogão a gás que é utilizado nas cozinhas. É preciso de um condutor para que ele funcione e cumpra sua função de aquecer o alimento, nesse caso em especial é com o botijão de gás.
Quando falamos do chuveiro a gás, ele funciona com o mesmo conceito. Ou seja, para que a água da ducha saia quentinha, é necessário contar com um aquecedor a gás.
Quais são os tipos de aquecedores de chuveiro a gás?
Hoje em dia, o mercado nacional conta com basicamente dois tipos de aquecedores a gás: o de passagem e o de acumulação.
No caso do aquecedor a gás de passagem, a água do chuveiro passa por dentro do aparelho para se manter aquecida e isso é feito de maneira gradual, uma vez que há o comando na torneira para a liberação do gás.
Já no aquecedor de acumulação, a chama fica acesa o tempo todo, mantendo o aquecimento de forma ininterrupta. No entanto, esse estilo de aquecedor precisa contar com um espaço para o armazenamento da água.
Tipos de gases utilizados em um chuveiro
Vale ressaltar que não é somente o modelo de aquecedor que pode variar. Existem também diferentes tipos de gases que são utilizados em um chuveiro. No Brasil, contamos com dois deles.
O primeiro é o gás natural, um produto que só existe graças à degradação de elementos naturais, como plantas e fósseis. De modo geral, o impacto de poluição desse modelo é o menor possível.
Por fim, existe também o gás de liquefeito de petróleo, conhecido pela sigla GLP. Nesse caso, sua origem tem ligação direta com o petróleo e é necessário armazenamento e botijões, para manter a segurança dos usuários.
Visto isso, confira a seguir as principais diferenças entre o chuveiro elétrico e o chuveiro a gás!
Diferenças do chuveiro a gás e elétrico
De modo geral, a maior distinção entre o chuveiro elétrico e o chuveiro a gás é a forma como a temperatura da água é manejada. Enquanto o modelo a gás precisa de um aquecedor, o chuveiro elétrico só funciona mediante ao consumo de energia elétrica.
Ambos os estilos apresentam benefícios e desafios, por isso, para a escolha entre os modelos dos chuveiros, é preciso entender quais são as necessidades de sua residência.
Chuveiro a gás: vantagens e desvantagens
Na prática, o chuveiro a gás se sobressai ao chuveiro elétrico por ter maior capacidade e estabilidade em relação a temperatura da água, o que consequentemente, contribui para uma melhor experiência no banho. Além disso, o chuveiro a gás também é mais acessível, sustentável, ajuda a economizar e funciona mesmo em casos de falta de energia.
No entanto, o chuveiro a gás também precisa contar com uma instalação especializada, além da necessidade de uma revisão e manutenção do aquecedor. Esse cuidado, é fundamental para que o equipamento ofereça segurança em seu uso.
Como economizar com o chuveiro?
Como já vimos, usar o chuveiro a gás contribui para economizar seu dinheiro no final do mês, já que ele não utiliza energia elétrica. Mas, essa mudança não é a única maneira de reduzir gastos.
Caso seu chuveiro seja elétrico, algumas pequenas atitudes conscientes podem ajudar a economizar. Confira a seguir!
- Feche a torneira quando estiver se ensaboando.
- Controle seu tempo de banho.
- Não reutilize resistência queimada, ela acaba consumindo mais energia.
- Tente não sobrecarregar a rede elétrica, ou seja, busque utilizar o chuveiro em horários em que menos aparelhos estejam utilizando a energia da residência.
- Caso esteja calor, colocar o chuveiro no modo verão também ajuda a economizar.
- Mude sua fornecedora de energia e economize até 20% nas suas faturas mensalmente.
Como economizar na conta e acompanhar seu consumo de energia
De modo geral, essas atitudes listadas anteriormente para economizar com seu chuveiro, são as que você pode controlar. Por isso, aqui na LUZ trazemos uma solução ainda mais abrangente para te ajudar.
Com nossos planos você conta com um desconto garantido todos os meses na sua fatura. Além disso, você também tem acesso ao nosso medidor de energia inteligente que permite o acompanhamento de todo o consumo de energia da sua casa.
Com isso, é possível identificar quais aparelhos mais gastam energia e diminuir o uso deles, gerando ainda mais economia!
Você tem acesso a tudo isso sem precisar pagar nada. Basta realizar nossa simulação gratuita e com mais alguns cliques você já se torna cliente da LUZ.
Tags:
Sobre o Autor
Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ