Em nossas casas temos muitos itens que mudam radicalmente nosso dia a dia e um dos mais importantes dessa lista é o chuveiro elétrico. Responsável por esquentar a água e nos dar a oportunidade de tomar aqueles banhos quentinhos no frio, o chuveiro com certeza mudou muito a vida das pessoas.

Afinal, os seres humanos já tomam banho há milhares de anos, mas até a invenção do chuveiro o processo era feito com água fria.

Criado durante o período da revolução industrial, ele ganhou popularidade muito rápido nos Estados Unidos e na Europa, onde sistemas de gás encanados eram responsáveis por aquecer a água.

No entanto, por ser um país tropical, o Brasil não temos sistema de aquecimento tão robustos quanto esses locais onde as temperaturas são bem mais baixas. Por isso o chuveiro teve que ser readaptado para funcionar aqui.

Quem inventou o chuveiro elétrico?

Quem inventou o chuveiro elétrico que conhecemos hoje foi o engenheiro brasileiro Francisco Canhos, por volta da década de 1940.

O chuveiro elétrico foi uma adaptação do conceito original, mas que fazia muito mais sentido para o nosso país. No entanto, os primeiros modelos eram muito simples e perigosos. O isolamento dos condutores elétricos não era algo levado tão em conta, o que aumentava muito o risco de acidentes com choques enquanto as pessoas tomavam banho.

Francisco não apenas deixou todo o conjunto mais seguro para uso diário como facilitou muito a instalação, fazendo com que o eletrodoméstico se popularizasse rapidamente.

o primeiro chuveiro elétrico criado por francisco canhos
Um dos primeiros modelos de chuveiros elétricos desenvolvidos por Francisco Canhos / Imagem: reprodução – Wikimedia Commons)

Canhos também foi o responsável pela criação da variação de temperatura. Ao adicionar dois resistores (um de potência alta e outro de potência baixa) ele abriu a possibilidade das pessoas regularem a temperatura da água de acordo com a preferência.

Como funciona o chuveiro elétrico?

Quando abrimos o registro, um fluxo grande de água invade a caixa do chuveiro e esse volume pressiona um diafragma. Esse dispositivo então se conecta com a corrente elétrica da casa, que aquece a resistência do chuveiro. Essa resistência entra em contato com a água e a aquece após alguns segundos.

Por serem feitos a partir de materiais seguros e que não apresentam risco para as pessoas que estão no banho, alguns deles podem apresentar problemas depois de algum tempo, necessitando de trocas.

chuveiro elétrico

Como economizar energia com o chuveiro elétrico?

O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia em nossas casas, resultando em contas de luz mais caras. Por isso é importante saber as maneiras de economizar, mas ao mesmo tempo continuar aproveitando banhos quentinhos. Confira abaixo algumas formas:

  • Tome banhos mais curtos
  • Não tome banhos tão quentes
  • Considere adquirir energia mais barata

Se você quiser se aprofundar nos números de quanto um chuveiro elétrico gasta de água e energia, temos um artigo focado no tema onde você aprende de forma simples a calcular todos esses gastos de maneira rápida.

A última opção da lista pode parecer um pouco estranha, mas já é possível. Através da Geração Distribuída, parte da energia que chega até sua casa é gerada em usinas renováveis. Isso resulta em créditos que diminuem o valor da sua conta.

Com a LUZ você pode ter acesso a esse tipo de serviço, além de também ter a possibilidade de visualizar todos os seus gastos de energia através do nosso aplicativo. Ficou interessado? Então faça uma simulação rápida e totalmente gratuita e veja o quanto você poderia estar economizando desde agora.