Com nossas rotinas cada vez mais corridas, uma ajudinha a mais a executar algumas tarefas já pode fazer uma grande diferença. Os assistentes pessoais são tecnologias que surgiram nos smartphones e que aos poucos foram se transformando em produtos próprios, desenvolvendo um nicho novo de mercado.
Por mais que vários fabricantes já estejam investindo em seus próprios assistentes pessoais, três modelos se destacam entre os demais: Google Home, Apple Homepod e Amazon Alexa.
A briga é boa, já que estamos falando de três das empresas mais valiosas do mundo. Os três produtos entregam qualidade, mas cada um possui funcionalidades únicas para tentar superar os demais.
Para lhe ajudar a achar o melhor assistente pessoal, preparamos uma comparação entre os três em diversos pontos. Compare e veja qual é o melhor para você!
Música
Um dos principais usos dos assistentes pessoais é pedir aquela música na hora que quiser e aumentar o volume para curtir. Por isso é importante analisar a capacidade sonora de cada aparelho e suas integrações.
O Google Home pode ser conectado à contas do YouTube Music e Spotify. Já a Amazon Alexa possui integrações com o Amazon Music, Apple Music, Spotify, Deezer e Napster. O Apple Homepod suporta apenas o Apple Music.
Aqui existe claramente uma superioridade da Alexa, já que ela possui interação com um número muito maior de aplicativos de música.

Em relação à qualidade do som, como cada linha de aparelho conta com vários modelos, isso interfere muito nesse quesito. Afinal, um modelo topo de linha terá uma qualidade de som melhor que um mais básico.
Mas se comparamos modelos do mesmo “nível”, é possível notar que o Apple Homepod leva um pouco de vantagem em relação aos outros dois, especialmente na qualidade de graves e agudos.

Essas diferenças, no entanto, são sutis e não prejudicam a experiência para quem deseja apenas relaxar ou danças ouvindo sua música favorita.
Design
Por mais que um assistente pessoal seja adquirido por suas capacidades de ajudar na rotina, ele acaba se tornando um item de decoração. Afinal, eles normalmente ficam em locais de grande movimento, podendo contribuir para a estética dos ambientes. Por isso achamos que o visual é um ponto importante a se considerar.
Os três modelos contam com um design minimalista, apostando em tons e formas mais neutras, combinando facilmente com vários tipos de decoração.
Mesmo assim eles contam com algumas diferenças sutis entre eles que podem servir como um fator determinante na hora da escolha.
Integração com casa inteligente
Outro ponto muito importante que deve ser levado em consideração na hora de comprar um assistente pessoal é o quanto ele pode ser integrado com itens que deixem sua casa inteligente.
Mesmo que esse não seja o objetivo primário ao se adqurir um aparelho desses, escolher um que possua uma grande compatibilidade com acessórios pode abrir muitas possibilidades para automatizar sua residência no futuro.
Aqui a linha Amazon Alexa está a frente dos seus concorrentes, sendo possível integrar quase qualquer aparelho minimamente “inteligente”. O Google Home e o Apple Homepod possuem grandes limitações em relação a isso, sendo compatíveis apenas com acessórios mais “top de linha”.

Outro ponto que pesa muito a favor da Alexa é sua adaptação ao nosso idioma, possibilitando uma diversidade maior de comandos que podem ser pré-definidos facilmente no aplicativo do produto.
Respostas para perguntas
Fazer perguntas e obter respostas rapidamente é outra função muito utilizada dos assistentes pessoais, por isso vale a pena saber qual dos três se sai melhor nesse aspecto.
Por ser um produto da maior empresa de busca do mundo, obviamente o Google Home leva muita vantagem em relação aos seus concorrentes. A I.A dos aparelhos também consegue responder perguntas feitas uma atrás da outra, coisa que a Alexa e o Homepod não conseguem.

Conclusão
Como pudemos ver, as três opções possuem pontos fortes e fracos.
De uma maneira geral, podemos sugerir alguns caminhos caso você ainda esteja indeciso sobre qual adquirir. Para pessoas que já estão mais imersas no ecossistema da Apple e possuem muitos dispositivos da marca, o Homepod pode ser uma opção mais interessante, mesmo o iPhone interagindo bem com os outros dois também.
O Google Home é recomendado para quem utiliza muito o recurso de pesquisa por voz, já que a inteligência artificial do aparelho é a melhor de todas para esse tipo de tarefa.
Já a Alexa é a melhor opção para quem deseja um pouco de tudo, mas com a possibilidade de integração com vários acessórios inteligentes de maneira muito mais fácil. Ela normalmente também é encontrada com mais facilidade e com descontos interessantes.
Como acompanhar o consumo de energia dos assistentes pessoais
Todos esses aparelhos nos permitem ter um controle muito maior dos aparelhos presentes em nossas casas. Podíamos ter esse tipo de inteligência em tudo né? Imagina como seria útil esse controle na conta de luz por exemplo.
Pois agora você pode!
Com o medidor de energia inteligente da LUZ, você pode ver seu consumo de energia em tempo real através do seu celular. Além disso, também garantimos um desconto de até 20% na sua conta todos os meses.
Para começar a economizar desde já realize nossa simulação gratuita e faça parte do futuro da energia!
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ