Em um mundo em constante evolução, nossa relação com a energia se transformou em uma peça central para a nossa existência. A eletricidade ilumina nossas casas, alimenta nossos dispositivos e impulsiona nossa vida cotidiana. No entanto, essa conexão intensa com a energia também desencadeou questões fundamentais sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental.  
 
Afinal, como devemos continuar progredindo com o nosso desenvolvimento enquanto mantemos nosso compromisso com um planeta saudável?  
 
Vamos explorar aqui as necessidades energéticas da humanidade e a busca contínua pela sustentabilidade, descobrindo como podemos, juntos, moldar um futuro mais brilhante e ambientalmente consciente. 

A energia no dia a dia 

É comum muitas coisas passarem despercebidas no nosso cotidiano, ainda mais com os dias tão intensos e cheios que vivemos atualmente. A nossa convivência com a energia está inserida nesse contexto. É tão natural nosso relacionamento com a energia elétrica que só notamos ela quando ela acaba ou quando chega sua conta no fim do mês. 

Pode parecer engraçado, mas é a realidade. Segundo um levantamento feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumo médio dos brasileiros vem crescendo ano a ano. Só no primeiro semestre de 2023, o aumento foi de 1,4%. Existem estimativas que o consumo energético deve crescer ainda mais até 2040. 
 
Pensando nesse aumento de consumo, começamos a criar laços com assuntos que preocupam o meio ambiente, isso porque a geração de energia pode trazer prejuízos ao planeta. Assim, o uso de fontes alternativas se transformou numa tendência mundial: utilizar recursos renováveis para reforçar o conceito mundial de sustentabilidade. 

O que é a sustentabilidade? 

A sustentabilidade representa a preocupação fundamental de promover o desenvolvimento das sociedades enquanto protege o meio ambiente e todos os recursos existentes nele. Trata-se de um equilíbrio, onde a prosperidade presente não pode comprometer o bem-estar futuro. 
 
Os hábitos sustentáveis de consumo são considerados a principal oportunidade de garantir um mundo melhor para o futuro. Felizmente, mais pessoas estão adotando um estilo de vida sustentável, escolhendo produtos ecológicos, reduzindo o consumo para gerar menos resíduos e explorando fontes alternativas de energia. 

 
 
Dito isso, você já começou a entender a relação entre energia e sustentabilidade?   

Energia e Sustentabilidade: uma união necessária 

Quando falamos de sustentabilidade e energia, estamos falando sobre o uso de fontes limpas e renováveis capazes de gerar eletricidade. Isso significa que essas fontes não causam poluição quando usadas e se reabastecem naturalmente. Algumas delas são: 

  • Energia solar: Transforma a luz do sol em eletricidade. 
  • Energia eólica: Usa a força dos ventos para gerar energia. 
  • Energia maremotriz: Aproveita o movimento das águas dos mares e oceanos. 
  • Energia hidrelétrica: Usa a força das correntes de água doce, como rios. 
  • Biomassa: Utiliza materiais orgânicos para produzir energia. 

Mas nem todas as fontes de recursos naturais são sustentáveis. O petróleo e o carvão são exemplos de recursos finitos e responsáveis por poluir o meio ambiente. 
 
Hoje, o Brasil tem 86,1% da sua oferta interna entregue por fontes renováveis, conforme a aponta o Balanço Energético Nacional de 2023, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 
 

Por outro lado, a geração mundial de energia ainda é dominada pelas fontes não renováveis, correspondendo a 82% do total, segundo o último Relatório Estatístico Mundial de Energia de 2023
 
Esses números mostram que ainda estamos um pouco distantes do que é necessário para um mundo sustentável. Isso reforça a necessidade de unir ações às práticas sustentáveis no nosso dia a dia.   
 
O setor de energia é um dos principais exemplos para o desenvolvimento das práticas sustentáveis no planeta. A união entre energia e sustentabilidade dentro do mercado impacta diretamente na redução de carbono na atmosfera (consequentemente reduz o efeito estufa), diminuição da poluição nas cidades, redução dos impactos na natureza, além de movimentar a economia, gerar mais oportunidades e desenvolver o acesso à energia para todos. 
 
Portanto, a sustentabilidade e a energia devem caminhar sempre lado a lado, ampliando o papel nas questões sociais, econômicas e ambientais.