O conceito de ideia pode parecer simples, mas é um dos que mais gera discussões e estudos entre filósofos do mundo todo. Platão e Aristóteles, dois dos pensadores mais importantes da história, divergiam quando tentavam explicar sua concepção do que é uma ideia.
Platão acreditava que as ideias funcionavam como uma projeção do nosso saber ao termos contato com o ambiente a nossa volta. Já Aristóteles tinha outra visão do conceito de ideia. Esse debate não se limitou apenas aos dois, sendo muito discutido ao longo da história.
A palavra deriva do grego eidos, que significa imagem. O termo pode ser usado em diversos contextos: uma noção vaga de algo, uma representação ou entendimento mental, uma inspiração, entre outros.
Há um tempo, porém, esse contexto tão vasto é resumido na forma de um único objeto: a lâmpada.
Todos nós já vimos alguma situação em que isso acontece. Mas você sabe o motivo dessa associação? Conheça um pouco dessa história que não é unanimidade não!
Qual a relação entre ideias e lâmpadas?
A pergunta que não quer calar: qual a relação entre lâmpadas e ideias? Hoje pode parecer uma associação óbvia, mas como ela surgiu?
Aqui temos algumas explicações diferentes, mas garantimos que todas elas fazem sentido!
Uma das mais populares credita esse feito à Thomas Edison e a invenção da lâmpada como conhecemos. A invenção foi tão extraordinária e revolucionária que se tornou um símbolo do poder que nossa imaginação e criatividade possuem.

Na época que começou a divulgar sua invenção, Edison era frequentemente fotografado ao lado de lâmpadas. Essa associação do gênio com sua invenção pode ter contribuído na associação das lâmpadas com algo genial.
Outra origem possível está nos desenhos animados. O Gato Felix, criado em meados da década de 1910, foi o primeiro personagem a ilustrar o surgimento de uma ideia com uma lâmpada acima da cabeça. Na época o cinema ainda era mudo, por isso os criadores precisavam encontrar outros elementos para demonstrar o que os personagens estavam sentindo em cada momento.
Outra explicação é que a lâmpada representa exatamente a sensação que sentimos ao termos uma ideia. A “claridade” ou “iluminação” dos pensamentos são frutos que um processo incrível que demanda um grande esforço do nosso cérebro. Por isso nada melhor para simbolizar esse momento do que um objetivo que acende de forma instantânea e ilumina tudo à sua volta!
Deixamos o vídeo abaixo que descreve e forma rápida o processo que nosso cérebro faz até termos uma ideia!
(para obter legendas em português basta clicar na engrenagem, acessar a opção legendas, clicar em traduzir automaticamente e selecionar o idioma português)
Qual é sua versão favorita?
Grandes ideias mudam a vida da população
Grandes ideias normalmente surgem do nada, mas algumas podem aparecer depois de identificarmos algum problema com o mundo ao nosso redor. No nosso caso, foi a segunda opção.
O mercado de energia no Brasil sempre foi bem… distante, para dizer o mínimo. Já a conta de energia está sempre bem próxima, próxima de ficar mais cara a cada mês que passa.
Querendo sanar essa dor da população, a LUZ trouxe soluções que nenhuma outra fornecedora de energia do mercado oferece para você. Conosco, você tem um desconto garantido na sua fatura todos os meses. Isso mesmo: todos os meses uma porcentagem da sua fatura nem chega a sair do seu bolso.
Também oferecemos um medidor de energia inteligente que permite o acompanhamento completo do seu consumo de energia através do seu celular.
Para ter acesso a todos esses benefícios de forma gratuita e rápida, basta realizar nossa simulação gratuita e, com mais alguns cliques, você já fará parte do futuro da energia.

Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ