Os avanços tecnológicos que mais sentimos são os que influenciam nossa vida de forma diária. As vezes já estamos tão acostumados com tais facilidades que nem paramos para pensar em como elas funcionam. Um dos maiores exemplos disso é o QR Code. A grande maioria das pessoas só sabe que ao apontar a câmera para um conjunto de quadrados pretos e brancos, algo irá acontecer.
O mundo ao nosso redor está mudando tão rapidamente que em um dia estamos digitando um número enorme para pagar um boleto e no outro fazemos isso apenas com a câmera de nossos celulares.
A tecnologia por trás do QR Code é muito interessante. Explicamos um pouco como ela funciona abaixo e ainda damos dicas de como você gerar um para você!
O que é um QR Code?
Podemos dizer que os QR Codes são como primos dos códigos de barras que vemos em produtos do supermercado. E assim como acontece em muitas famílias, um primo está bem mais avançado que o outro. Isso porque o QR Code funciona em duas dimensões (horizontal e vertical), enquanto o código de barras tradicional possui apenas uma (horizontal), permitindo uma capacidade muito maior de armazenamento.
Quando foi criado em 1994 no Japão pela empresa Denso-Wave, a inteção era facilitar a classificação de peças em fábricas. Porém, logo foi notado que ele poderia ter diversas outras aplicações.
Os QR codes já vinham ganhando força há um tempo, mas se tornaram parte da rotina mesmo durante a pandemia. Como não era recomendado o contato físico entre pessoas, ele se tornou uma ótima alternativa para a visualização de cardápios, pagamentos e outras atividades.

Como um QR Code funciona?
Mesmo que muitas pessoas tenham uma grande facilidade em lidar com números, os humanos têm muito mais facilidade em se comunicar com letras. Por mais que as máquinas estejam começando a ler nossa grafia e reconhecer os padrões, elas ainda funcionam muito melhor realizando a leitura de códigos numéricos.
Em um código de barras, por exemplo, codificam códigos alfanuméricos no formato de linhas brancas e pretas.
No QR code, cada parte dele existe para armazenar um tipo de dado, com podemos ver na imagem abaixo:

Essa é uma descrição básica da anatomia do QR code. Quando pesquisamos mais a fundo podemos notar que há uma alta complexidade por trás dos simples quadradinhos.
O tamanho mínimo de um QR code é de 21 linhas por 21 colunas. Já em seu tamanho maior, pode conter 177 linhas por 177 colunas.
Essa maior complexidade faz com que a capacidade de armazenamento seja muito superior, permitindo armazenar dados de imagens, links, textos ou dados arbitrários.
Como ler QR code
Por mais que possam ser lidos tanto na forma física ou digital, não é qualquer câmera que consegue ler os QR codes. A maioria dos celulares modernos são equipados com leitores capazes de decifrar esses códigos e mostrar o conteúdo por trás dos quadrados. Dessa forma, basta apontar a câmera do seu smartphone para executar a leitura.

Porém, alguns modelos mais antigos podem não contar com esse tipo de tecnologia. Mas existe uma solução muito simples para esse problema. Basta procurar na loja de aplicativos do seu celular um “leitor de QR code” para baixar e toda vez que precisar ler um código, basta usar esse app!
Como gerar QR code
O processo para gerar QR codes é muito simples. Existem diversos sites que disponibilizam esse tipo de ferramenta. Caso você queira ter todos os links das suas redes sociais em um só lugar, por exemplo, você pode acessar o site Linktree e criar uma página personalizada que pode ser acessada por meio de um QR code exclusivo.
Mas se você está buscando algo mais rápido, você pode usar sites como o QR Code Generator pelo computador e aplicativos como QR Code & Barcode Scanner (Android/IOS).
QR code é seguro?
Os QR codes são ferramentas simples para armazenamento de dados que podem ser muito práticos. Essa facilidade, porém, traz uma certa desconfiança por parecer bom demais para ser verdade.

E sim, é verdade que precisamos tomar cuidado com o uso desses códigos. Mas as precauções são praticamente as mesmas que temos que levar para o resto da internet. Então não sacaneie códigos de fontes que você não conhece, ao efetuar pagamentos confira se o valor é realmente o combinado e não coloque dados sensíveis em seus QR codes, já que eles podem ser facilmente espalhados.
Aprenda a ver seu consumo de energia pelo celular
Os QR codes são ferramentas que facilitam nosso dia a dia e trazem soluções simples para tarefas que poderiam ser mais complicadas. Seria ótimo trazer esse tipo de facilidade para todas as áreas da nossa vida não é mesmo?
Pois saiba que já é possível fazer isso com sua conta de energia! Através do medidor de energia inteligente da LUZ você consegue acompanhar seu consumo em tempo real através do celular. Dessa forma é possível identificar quais aparelhos mais gastam energia e aumentam o preço das faturas.

Além disso você também consegue um desconto garantido em sua conta de energia todos os meses que pode abater até 20% do valor que você paga atualmente!
Tudo isso sem ter que pagar absolutamente nada. Basta realizar nossa simulação gratuita e com mais três cliques você já se torna um cliente da LUZ!
Sabemos que essa novidade pode parecer boa demais para ser verdade, mas a nova era da energia já está aqui! Por isso caso você tenha alguma dúvida basta entrar em contato conosco através dos nossos canais ou ler um pouco mais sobre quem somos em nosso site!
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ