Sabemos que a cada ano que passa, mais comum você consegue ver crianças passando horas mexendo no celular/tablets. Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil ver crianças brincando na rua igual antigamente.

Médicos e especialistas recomendam que as famílias estipulam um determinado tempo para que suas crianças não fiquem muito tempo na frente da tela.

Jovens que ainda estão em desenvolvimento podem ter sua capacidade cognitiva afetada pela alta exposição a telas. Então é necessário estipular um tempo para quem gosta muito de passar horas na frente da tela.

E não proibir da pessoa ficar sem celular, pois provavelmente ela não vai conseguir ficar sem usá-lo por um tempo.

Quanto tempo de tela é recomendado por idade?

  • De 0 a 2 anos: é recomendado que a criança nem tenha contato com a famosa tela. Pois assim, ela consegue aproveitar e brincar bastante. E lógico, ela consegue fazer novas amizades.
  • De 2 a 3 anos: nessa idade, é recomendado introduzir a tela para sua criança, mas nada exagerado no máximo uma hora no dia, e também é importante ter a supervisão de um adulto.
  • De 6 a 10 anos: As crianças nesta idade podem passar até duas horas no dia mexendo no celular/tablets, e claro com a supervisão de um adulto.
  • De 11 a 18 anos: No mundo ideal, é recomendado que eles não ultrapassem 3 horas por dia mexendo no celular, evitando o horário noturno e com a supervisão de um adulto.

Problemas causados pelo tempo de tela excessivo

As crianças que ficam muito tempo no celular podem ter prejuízos nas habilidades motoras quanto nas habilidades cognitivas. Os que estão no período de alfabetização podem ter problemas com a fala. Já que nós aprendemos a falar conversando. E não apenas ouvindo músicas e outras coisas.

membros da familia todos usando celular

Para a criançada que já passou pela alfabetização e é um pouco mais velha, elas podem ter um problema nas habilidades cognitivas, ou seja, elas podem se tornar pessoas sedentárias no futuro. Elas podem ter dificuldade em correr, pular, e até mesmo em montar/empilhar objetos.

Já as pessoas consideradas adolescentes podem ter problema e vergonha para socializar. Eles fazem mais questão de ficar sozinho jogando do que sair com seus amigos. Eles geralmente não fazem questão de fazer novas amizades.

Como diminuir o tempo de tela no celular e no computador?

Sabemos que têm crianças que passam mais tempo do que o necessário nos celulares. Então aqui vai algumas etapas para diminuir o tempo da tela no celular e no computador:

  • Trabalhe com sua criança/adolescente para estabelecer seus próprios limites para um tempo de tela saudável
  • Desligue o celular/computador 30 minutos ou 1 hora antes de dormir.
  • Entrar em consenso para estudar para as provas, lição de casa e outras atividades são prioridades. Depois de concluir as prioridades, pode mexer no celular por um determinado tempo.

Conclusão

O número de crianças e adolescentes que estão viciados por trás das telinhas está crescendo gradativamente. Muitas delas deixam de se divertir ou aprender uma coisa nova por conta do tempo exagerado nos smartphones.

Mesmo que seja uma missão muito difícil para os pais, tem como eles controlarem o tempo de seus filhos nos telefones. Através de uma conversa franca, pode-se introduzir o que é necessidade, se não der certo com a conversa, tem a opção de psicólogos profissionais no qual podem orientar seu filho.

Sabemos que na internet, pode-se aprender diversas coisas, porém se seu filho fica horas ligado no celular/computador, pode trazer malefícios. Como falta de socialização, ou faltas de habilidades cognitivas e motoras.

mulher olhando para uma folha de papel sorrindo e texto descrevendo o desconto na fatura de energia da LUZ