Nos últimos anos, a discussão sobre a conservação do meio ambiente tem colocado em pauta a importância do uso de fontes de energia renováveis, uma vez que esses recursos não são finitos e diminuem os impactos climáticos. Nesse sentido, a produção de energia elétrica por meio de biomassa é uma das mais relevantes no Brasil.

Atualmente, a nação que mais produz energia por meio de biomassa no mundo é a China. Mas, o nosso país também não fica muito atrás nessa questão, já que a biomassa é a terceira fonte de energia mais utilizada em solo brasileiro. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a biomassa representa 9% de toda a energia elétrica produzida nacionalmente.

Por mais que tenha uma grande relevância para a matriz energética brasileira, ainda existem muitas dúvidas sobre a geração de energia através da biomassa. Por isso preparamos aqui um guia completo sobre o assunto!

O que é biomassa?

Fundamentalmente, a biomassa é um resíduo feito a partir de matéria orgânica. Ou seja, é proveniente de materiais como restos vegetais e até mesmo restos de animais. Com esses recursos, a biomassa é responsável por gerar energia renovável, uma vez que os elementos envolvidos são naturais, e portanto, podem se regenerar. 

restos de milho jogados no chão

Nesse sentido, a biomassa se difere dos combustíveis fósseis, já que esses materiais são finitos. O conceito de utilização de elementos naturais na produção de energia é bem antigo, no entanto, com o avanço da tecnologia esse procedimento está cada vez mais moderno e aperfeiçoado. 

Visto isso, a dúvida que fica é: afinal quais são os tipos de biomassa existentes?

Exemplos de biomassa

Entre os principais exemplos de materiais orgânicos de biomassa estão:

  • Resíduos de madeira, como a lenha;
  • Cascas e sementes de plantas. No Brasil, o destaque vai para a cana-de-açúcar;
  • Restos de alimentos encontrados nos lixos domésticos, ou de descarte da indústria.

Como é produzida a biomassa

Como vimos anteriormente, a biomassa é considerada um recurso natural e a transformação desses materiais em energia é feita a partir de diferentes processos. Confira os principais e entenda como eles funcionam.

Pirólise

A técnica de piróliseatua como uma reação de decomposição através do calor. Assim, ela é capaz de transformar a biomassa em diferentes formatos, seja em uma mistura de gases, líquidos ou forma sólida. 

Gaseificação

Outro processo utilizado na conversão da biomassa para uso revertido em energia elétrica é o de gaseificação. Nesse caso, a matéria orgânica é oxidada termicamente e como o próprio nome já diz, é transformada em gases.

farol soltando fumaça branca

Combustão 

A combustão também é uma técnica utilizada na conversão da biomassa. Nesse caso, o processo é feito com dois elementos principais: o calor das caldeiras e o vapor que movimenta as turbinas, gerando energia. Existe ainda o processo de co-combustão, que reduz as emissões de CO2 na atmosfera.

madeira queimando

De modo geral, em todos os processos mencionados acima, o resultado dos produtos derivados de biomassa são principalmente o biogás, o etanol, o biodiesel e o carvão vegetal. 

Vantagens e desvantagens da energia de biomassa 

Agora que os principais métodos de conversão já foram esclarecidos, vamos entender quais são os benefícios e os desafios da utilização de energia elétrica por meio de biomassa.

Primeiramente, é importante mencionar que apesar de ser uma fonte de energia renovável, a biomassa ainda contribui para a produção de gases tóxicos

No entanto, sua maior vantagem está na quantidade desses poluentes, já que se comparada à emissão de fontes não renováveis como os combustíveis fósseis, a biomassa emite muito menos. Ou seja, esse fator contribui para uma eventual diminuição do impacto que os gases causam no meio ambiente.

Além disso, há também a questão da redução nos gastos para manter essa fonte de energia. Isso acontece justamente pela alta capacidade de reaproveitamento dos recursos naturais, fazendo com que a biomassa seja uma opção com melhor custo-benefício. No entanto, ainda há também o desafio em relação ao transporte desses resíduos e a baixa eficiência apresentada por eles. 

A importância de consumir energia limpa 

Visto que a produção e o consumo de energia provinda de fontes limpas estão no centro das discussões sobre o futuro do planeta, é muito importante que o mercado de energia traga soluções eficientes para a população.

Pensando em trazer a energia renovável para as residências de todos os brasileiros, a LUZ chega ao mercado como a nova fornecedora digital de energia. Conosco, você tem acesso a energia totalmente limpa e ainda economiza com isso.

Os créditos gerados ao consumo de energia renovável garantem um desconto mensal na sua fatura que pode chegar a até 20% do valor. Além disso, também fornecemos um medidor de energia inteligente que permite o acompanhamento do consumo de energia da sua casa direto do seu celular.

medidor de energia inteligente e aplicativo LUZ

Para ter acesso a todos esses benefícios, basta realizar nossa simulação gratuita e, com apenas mais alguns cliques, você já fará parte do futuro da energia!