Os fãs da cultura pop, que vão além do universo dos quadrinhos, podem comemorar. Vem aí a San Diego Comic-Con (SDCC), que está em sua 57ª edição e trará as principais editoras, estúdios e TVs da indústria. O evento acontecerá de 20 a 23 de julho, no Centro de Convenções de San Diego, na Califórnia. Além disso, haverá uma preview night, em 19 de julho, que permitirá aos participantes um passeio pelo pavilhão antes da abertura oficial dos portões.
O evento promoverá o Eisner Awards, mais popularmente conhecido como o “Oscar dos Quadrinhos”. A entrega acontecerá em 21 de julho, em uma cerimônia de gala no San Diego Hilton Bayfront Hotel.
Mas quando tudo começou?
Em 1970, nos Estados Unidos, quando três amigos decidiram organizar uma convenção para fãs de quadrinhos que moravam em San Diego. O trio era formado pelo desenhista Shel Dorf, o dono de uma loja de quadrinhos Richard Alf, e o publisher Ken Krueger.
Comic Con pelo mundo
Existem convenções anuais como a Comic Con Flow na Argentina, a Cos-Mo na cidade italiana de Modena, a Fan Expo do Canadá, a Puerto Rico Comic Con, a London Film and Comic Con e a New York Comic Con.

Comic Con Experience
A Comic Con Experience Brasil nasceu em 2014, inspirada nas Comic Con de San Diego e Nova York, idealizado e produzido pela Omelete Company. O evento acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro, no São Paulo Expo.
Atrações
Comic Con San Diego – São aguardadas a presença das empresas Warner Bros. (incluindo DC), Disney (com Lucasfilm e Marvel), Paramount, Universal, Netflix e outras grandes marcas levem novidades de seus próximos lançamentos para TV e cinemas.
Comic Con Experience – O ator norte-americano Tyler Hoechlin, conhecido por ter vivido Derek Hale em Teen Wolf e Clark Kent na série Superman & Lois. Outro nome é Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden. No Artists’ Valley by BIS, também estão confirmados Joshua Cassara, Eduardo Risso e, em parceria com a Skript Editoria, o artista senegalês Juni Ba.

Dicas de como se organizar para ir à Comic Con
Planeje-se: compre o ingresso, organize passagens aéreas, hospedagem, separe o dinheiro que gastará com deslocamento antecipadamente, pois podem sair com preços mais acessíveis.
Busque grupos em comum: troque informações com grupos no Facebook ou WhatsApp sobre o evento e até forme uma turma para irem juntos.
Chegue cedo: assim dá para garantir o melhor lugar para assistir as atrações do evento.
Leve lanche: carregue na mochila barrinhas de cereal, água, sanduíche natural e bolachinhas. Se for almoçar na praça de alimentação evite os horários de maior movimento (12h às 15h), antes das 11h ou depois das 16h é mais tranquilo.
Alongue-se: durma bem no dia anterior e faça um pequeno alongamento antes de entrar no evento, pois lá dentro a caminhada será longa.

Conclusão
Participar de feiras e eventos é importante porque oferece a oportunidade de conhecer e estreitar relacionamento com pessoas que admira, permite trocar experiências com grupos que possuem a mesma afinidade, preferências culturais e até profissionais que você.
Outra dica é tirar fotos, fazer gravações de áudio e vídeo de tudo que achar importante no evento e que poderá utilizar posteriormente. Consolidando o material, poderá produzir um material bacana para divulgar em suas redes sociais.
E para finalizar, converse muito com os expositores, tire suas dúvidas e agregue conhecimento, afinal, eles estão lá para te ajudar!
Bons eventos!
Tags:
Sobre o Autor

Fernanda Ito
Jornalista