Você já parou para se questionar sobre o futuro das redes sociais? Sabemos que esse cenário é bem mutável, principalmente se levarmos em consideração que grandes plataformas como o Orkut e o Snapchat praticamente caíram em desuso no Brasil atualmente (por mais que o último continue fazendo sucesso em outros países).
Por isso, o cenário das redes sociais como conhecemos hoje pode não ser mais o mesmo daqui alguns anos. Isso porque novos sites e aplicativos surgem na internet o tempo todo e podem cair nas graças do público, como é o caso do Mastodon.
De acordo com dados da própria plataforma, nos últimos meses o Mastodon alcançou o impressionante marco de 2 milhões de usuários. Com isso, promete ser uma das grandes apostas para o futuro das redes sociais. Mas, afinal de contas, o que é o Mastodon e por qual razão ele vem crescendo tanto?
Explicamos como a plataforma funciona e tentamos analisar sua ascensão rápida neste post!
O que é o Mastodon?
De modo geral, o Mastodon vem chamando a atenção por ser uma alternativa para os usuários do Twitter. Seu layout remete a famosa página do pássaro azul, uma vez que ele permite que os internautas escrevam postagem curtas, que podem ser respondidas, republicadas e curtidas. Além disso, o serviço também possibilita que as pessoas sigam os perfis umas das outras, como no Twitter.
No entanto, o grande diferencial do Mastodon é sua parte técnica. Para utilizar essa rede social, o internauta precisa escolher um navegador onde sua conta deve permanecer.
Em outras palavras, a plataforma vem se destacando por trabalhar de forma descentralizada e livre de anúncios, já que o usuário pode escolher seu provedor, sem que a rede social imponha o sistema.
Esse diferencial apresenta pontos negativos e positivos, visto que encontrar amigos nessa rede social se torna um pouco mais difícil. Contudo, também é válido considerar que a quantidade de alcance e interação nas postagens é consideravelmente menor, se comparado ao Twitter.
Como surgiu o Mastodon?
Agora que desvendamos o funcionamento do Mastodon a dúvida que fica é: de onde surgiu a ideia de criar uma rede social com um sistema tão diferente dos outros?
A resposta para essa questão está no programador alemão Eugen Rochko. Em 2016, Eugen criou o Mastodon como uma organização sem fins lucrativos. Desde então, conta com o apoio de financiamento coletivo para manter a plataforma.
Basicamente, a ideia de criar essa rede social veio junto com os rumores de que o Twitter seria comprado por grandes personalidades, o que poderia alterar a essência do site. De fato, anos depois da criação do Mastodon, o Twitter passou por uma venda polêmica, o que veio a impulsionar o Mastodon, como explicaremos a seguir.
Porque as pessoas estão deixando o Twitter?
O maior motivo pelo qual o Mastodon cresceu nos últimos meses se deve ao fato de diversos internautas passaram a migrar de rede social, deixando o Twitter de lado, ao mesmo tempo em que buscam por alternativas similares.
A crise no Twitter foi acelerada após o empresário Elon Musk assumir a direção da plataforma, no final de outubro. O bilionário possui alguns negócios conhecidos, mas ganhou ainda mais fama por sempre estar no topo da lista das pessoas mais ricas do mundo.
Desde que assumiu o cargo, a gestão de Musk vem sendo tomada de polêmicas. A primeira delas foi a demissão em massa de funcionários, já que mais de 7 mil colaboradores foram mandados embora, incluindo equipes no Brasil. Na ocasião, a hashtag #RIPTwitter (descanse em paz, Twitter, na tradução literal para português) chegou a atingir o topo dos assuntos mais comentados.
Além desse caso, muito se discute sobre as regras e regulamentações nessa nova era da plataforma, principalmente pensando em questões como segurança, ética e liberdade de expressão.
Uma ação que justifica essas preocupações é a suspensão das contas de grandes jornalistas, e nem o próprio Mastodon saiu ileso dessa. De acordo com a NBCNews, a conta do Mastodon no Twitter foi banida e os usuários da plataforma do pássaro azul não conseguem publicar links relacionados à rede rival.
Elon Musk vai sair do Twitter?
Em meio a tais polêmicas, Elon Musk decidiu usar sua conta no Twitter para perguntar aos usuários se ele deveria ou não deixar o cargo de CEO da rede social. Na enquete em questão, mais de 57% dos votos opinaram que o bilionário deveria dar adeus à gestão da plataforma.
Agora, nos resta esperar para saber quais serão os próximos capítulos dessa história e qual será o papel do Mastodon, uma vez que o Twitter vem perdendo usuários em decorrência dessas polêmicas.
Usuários recebem dicas diárias em suas redes sociais
Redes como o Twitter e o Mastodon são ótimas para se atualizar das novidades e de vez em quando conferir as principais fofocas.
Mas essas redes também podem servir para entregar dicas e conteúdos mais úteis para os usuários. Para ter acesso a esse tipo de conteúdo mais rico e rápido de se consumir, acompanhe a LUZ na sua rede social favorita!
Estamos sempre postando dicas sobre economia de energia e dia a dia que podem facilitar muito sua rotina. Para saber mais, siga nossas páginas no Instagram, Facebook e LinkedIn!
E se você quer saber o quanto poderia estar economizando todos os meses com a LUZ, basta realizar nossa simulação gratuita! Com alguns cliques você já se torna nosso cliente e pode aproveitar de todos os nossos benefícios, incluindo o medidor inteligente de energia que permite acompanhar seu consumo em detalhes diretamente do celular.
Não perca tempo, mude para a LUZ!
Tags:
Sobre o Autor
Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ