O famoso QR Code ou “Quick Response Code” (“código de resposta rápida”, em inglês), código de barras bidimensional, que codifica dados utilizando um padrão geométrico formado por quadrados brancos e pretos está em fase de mudança.
Isso porque a inteligência artificial e as novas tecnologias de design estão crescendo de forma acelerada. Agora, os novos códigos de barra são mais do que uma imagem estática para armazenar informações, possuem arte para atrair e melhorar a experiência do cliente, e fidelizá-lo.
Como surgiu o QR Code?
A empresa japonesa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota Motor Corporation, criou o QR Code, em 1994, com o objetivo de facilitar a classificação de peças de carros. A tecnologia foi sendo aprimorada e expandida para outros segmentos e finalidades.
Seguindo os passos dessa evolução, as empresas passaram a oferecer a experiência de uso dessa tecnologia aos consumidores, que podiam escanear pelo celular o código em panfletos ou revistas, direcionando-os para um site. Depois, ele passou a servir como suporte a compras e pagamentos.
Em 2015, o WhatsApp adotou o QR Code para acesso a uma versão para o computador, o WhatsApp Web. Outra finalidade da tecnologia é voltada à segurança, no uso do código em coleiras para identificação de pets ou para liberar a entrada de visitantes em um condomínio.
Como um QR Code funciona?
Cada parte do código é responsável por armazenar um dado, sejam eles números, letras ou símbolos. A depender do seu tamanho, de sua quantidade de blocos, um QR Code é capaz de armazenar 7089caracteres numéricos e 4296 caracteres alfanuméricos.
E uma curiosidade: mesmo danificado, um QR Code ainda pode continuar funcionando. Isso acontece por conta do armazenamento de erros para correção de erros, um mecanismo que dedica de 7% a 30% do código, como um backup.
Quais os benefícios do QR code com IA?
A arte de QR code com IA é a união da tecnologia com a estética, que oferece às empresas:
- Identidade da marca: permite que as empresas incorporem em sua marca uma imagem atrativa e única, condizente à sua cultura, proporcionando uma experiência marcante ao cliente.
- Criatividade: a arte oferece aos profissionais um leque de oportunidades criativas.
- Engajamento: ao incorporar elementos visuais e estilo artístico, a arte no QR code desperta a curiosidade, incentivando os usuários a explorarem e interagirem com o código.
- Experiência do usuário: ao integrar os códigos QR a designs artísticos, é possível criar uma narrativa visual coesa ou contar uma história, tornando a experiência de escaneamento imersiva aos consumidores.
- Oportunidades de marketing: as empresas podem aproveitar o apelo artístico e visual dos códigos QR para criarem experiências interativas, conteúdo gamificado ou campanhas utilizando a tecnologia de realidade aumentada (AR).
Exemplos de arte de QR code com IA:
- Retrato de uma personalidade: ao ser escaneado, o QR code direcionará a um site com mais informações sobre a pessoa.
- Paisagem ou local: ao ser escaneado, o QR code direcionará a um vídeo do lugar.
- Produtos: ao ser escaneado, o QR code direcionará a um site onde é possível comprar o produto.
O Stable Diffusion é uma ferramenta capaz de converter texto em imagens, como as apresentadas abaixo.




Como criar a arte de QR code com IA usando o Stable Diffusion?
- Gere um código QR com o texto ou URL que você deseja incluir em sua arte.
- Salve o código QR como um arquivo PNG.
- Faça o download do modelo desejado no site Stable Diffusion (https://stablediffusionweb.com/).
- Instale o software Stable Diffusion.
- Abra o software Stable Diffusion.
- Importe a imagem do código QR para o software.
- Configure os parâmetros para a geração da imagem. Você pode ajustar os parâmetros para controlar o estilo e a complexidade da imagem.
- Gere a imagem.
- Salve a imagem.
Conclusão
Em linhas gerais, os novos recursos que a tecnologia vem apresentando ao mercado são oportunidades que as empresas têm para fortalecer o relacionamento com seus clientes, proporcionando-lhes uma jornada de compra fluida e diferenciada.
Além disso, a implementação de códigos de barra avançados pode melhorar sua eficiência operacional e permitir a coleta de dados valiosos sobre o comportamento do consumidor, auxiliando os líderes na tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Tags:
Sobre o Autor

Fernanda Ito
Jornalista