As palavras “inteligência artificial” estão cada vez mais comuns no nosso cotidiano. Com o avanço rápido em diversos setores da tecnologia, hoje em dia é difícil pensar em uma área do dia a dia que não tenha a presença de inteligências do tipo.
A grande indústria do cinema gosta de instigar a ideia de robôs humanoides que se pareceriam conosco, e por mais que existam casos assim, eles não refletem as maiores atuações da inteligência artificial.
Para entender como esses avanços auxiliam nos auxiliam diariamente e criam preocupações em especialistas da área, confira nosso texto sobre o assunto.
O que é inteligência artificial?
O termo inteligência artificial faz referência à simulações da inteligência humana em máquinas, que muitas vezes são programadas para imitar ações e pensamentos humanos. Essa mesma expressão também pode se aplicar à máquinas que realizem atividades parecidas com a mente humana, como resolver problemas.

O aprendizado é outra característica muito importante das inteligências artificiais é a capacidade de aprendizado das máquinas. Com o aprimoramento dessas técnicas, é possível desenvolver sistemas que se adaptem a novas situações e ambientes sem precisar do auxílio de um humano.
Os chamados algoritmos também são um pilar muito importante das inteligências artificiais. Utilizados especialmente pelas “big tecs” (grandes empresas de tecnologia), eles servem principalmente para aprender o comportamento do usuário e assim recomendar postagens que ele tenha mais chance de gostar.
Como I.A pode ajudar os seres humanos
Essa grande capacidade de aprendizado das máquinas vem ajudando os seres humanos em diversas áreas do nosso cotidiano. Muitas vezes essas facilidades já estão tão presentes na nossa rotina que não conseguimos mais viver sem elas. O aplicativo que você usa para ver o trânsito, por exemplo.
Ele é resultado de um algoritmo inteligente que consegue interpretar a quantidade de carros em uma certa região, mostrando a melhor rota para poupar tempo e evitar broncas do chefe por chegar atrasado.
Falando em trabalho, o mundo corporativo é outro ambiente que usa e abusa das inteligências artificiais para funcionar. A automação e a leitura de dados fazem sistemas de empresas inteiras funcionarem, sendo impossível seguir as operações sem elas.

Outra área muito beneficiada pelas inteligências artificiais é a medicina. Aqui, cada avanço pode significar milhares de vidas salvas. Cirurgias complexas ficam cada dia mais acessíveis e com menos risco de vida para os pacientes. Robôs já são capazes de interpretar exames e entregarem diagnósticos precisos, facilitando muito a identificação de problemas com uma taxa de erro cada vez menor.
Os perigos da inteligência artificial
Ao ler essa frase, a primeira coisa que vem na cabeça de muitas pessoas são robôs humanoides armados avançando contra uma multidão de seres humanos. Por mais que essa ideia tenha sido muito cultivada em nossas imaginações por séries e filmes de Hollywood, os perigos reais da I.A estão mais próximos do que pensamos.
O primeiro já está presente em nosso dia a dia e dificulta muito o consumo de notícias. As fake news são um problema que preocupa governos de todo o mundo, pois está colocando em dúvida ideias irrefutáveis como o formato do planeta terra e a eficácia das vacinas.

Robôs podem ser utilizados para criar contas falsas que ajudam a propagar ainda mais essas notícias falsas, muitas vezes enganando várias pessoas.
Ainda seguindo no tema de propagação de informações falsas, temos o deepfake. Essa tecnologia consiste na imitação de expressões faciais e tom de voz de qualquer pessoa. E os avanças na área estão ocorrendo de forma tão acelerada que é quase impossível distinguir um vídeo real de um que utiliza deepfake.
Outros problemas como a manipulação da opinião pública através de algoritmos e a propagação de discursos de ódio também preocupam os estudiosos dessa área.
Regulação da I.A
Com todos esses problemas em pauta, diversas autoridades mundo afora já estão se movendo para tomar providências que impeçam que os problemas das inteligências artificias saiam do controle. No centro desse debate está um projeto de lei regulatório que está sendo discutido na Europa. A expectativa sobre esse projeto é grande, uma vez que ele pode se tornar “mãe de todas as leis de IA”.
O apelido engraçado mostra um pouco da ambição que o Parlamento Europeu tem com esse projeto: regular todas as áreas da inteligência artificial. Sistemas atualmente utilizados para a correção de provas, assistência em tomadas de decisão em diferentes campos e recrutamento profissional estão no topo da lista de prioridades das regulações.
O Brasil também discute regulações para a inteligência artificial. Em uma matéria publicada no site do Senado Federal, o Governo informa que já existe um texto “rascunho” para tal projeto de lei que deve focar especialmente na classificação de riscos dos diferentes tipos de IAs.
Inteligência artificial em nossas casas
Por mais que a inteligência artificial traga problemas, ela também auxilia muito a controlar nossa rotina e tornar nossas tarefas mais simples de serem executadas.
Existem diversas formas de automatizar e deixar nossas casas mais inteligentes. Assistentes pessoais combinados com lâmpadas, tomadas e outros dispositivos inteligentes podem transformar completamente a rotina e ajudar a economizar.
Medidor de energia inteligente
Uma das maiores inovações na área de economia que aproveita dos benefícios da inteligência artificial são os medidores de energia inteligentes. Permitindo que o consumidor acompanhe seu consumo em tempo real, fica muito mais fácil de saber o quanto você está pagando de energia todos os meses.
E o melhor medidor inteligente de energia é o da LUZ! Você pode ter acesso a ele e ao nosso aplicativo de forma totalmente gratuita. Tudo isso acompanhado de um desconto GARANTIDO na sua conta de energia todos os meses.

Basta realizar nossa simulação gratuita e seguir com a nossa contratação em três passos para se juntar à nova era da energia elétrica.
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ