Os hologramas estão se tornando cada vez mais populares atualmente, graças às novas tecnologias que permitem a produção de imagens tridimensionais realistas e interativas.
Esta tecnologia pode ser usada para criar uma experiência de visualização mais imersiva, permitindo aos usuários se conectar de uma forma mais profunda e real com o conteúdo, tendo a sensação de estar presente.
Os hologramas também oferecem, aos amantes de tecnologia, a chance de experimentar uma nova forma de interação com os dados, possibilitando a criação de ambientes virtuais e experiências únicas.
Além disso, eles também são usados para fins de entretenimento, como projeções 3D, para pesquisas, como para ajudar a estudar átomos e moléculas, e para dispositivos eletrônicos, criando interfaces de usuários mais intuitivas.
O que são hologramas?
Os hologramas são imagens tridimensionais geradas a partir de luz laser. Eles são formados a partir da interferência de duas ou mais ondas de luz que se combinam. A imagem resultante é diferente daquela criada por outros meios de projeção de imagens, como a projeção de luz.
Cada imagem contém informações tridimensionais. O que significa que, quando visto de diferentes ângulos, a imagem parece mudar. Isso ocorre devido à maneira como a luz é projetada e refletida de volta. Na maioria das vezes, a imagem parece ser projetada a partir de uma superfície plana, ao contrário de uma imagem bidimensional.
Hoje em dia, os hologramas são usados para fins comerciais, científicos e militares. Eles são usados para armazenar informações, para projetar imagens em três dimensões e para criar experiências visuais únicas.
Além disso, os hologramas também têm usos mais divertidos. Por exemplo, as empresas de entretenimento usam hologramas para criar performances extraordinárias, como as criadas pela banda Gorillaz.
Para conferir a performance, acesse aqui.
Como os hologramas são feitos
Os hologramas são criados a partir da luz laser, que é dividida em dois feixes: um diretamente para a superfície onde a imagem é criada e outro refletindo um objeto real. Quando os dois feixes de luz são combinados, eles criam a imagem de três dimensões.
É mais fácil, do que parece.
A produção de um holograma precisa de três componentes principais:
- Um laser;
- Um espelho;
- Um filme fotográfico.
O laser é usado para iluminar o objeto. O espelho é usado para refletir o laser no objeto, criando um feixe de luz. O filme fotográfico é usado para capturar a imagem do objeto.
Quando o laser é refletido no objeto, as ondas de luz interferem entre si, criando uma imagem tridimensional. Essa imagem é então gravada no filme fotográfico. E quando finalmente a luz laser é projetada no filme fotográfico, ele recria a imagem tridimensional do objeto. E pronto o holograma está feito.
Tipos de holograma
Pode-se enxergar dois tipos principais de hologramas: hologramas de estereótipo e hologramas realistas. Os hologramas de estereótipos, são criados com realidade aumentada, onde se podem criar objetos virtuais sobrepostos às imagens do mundo real. Já os hologramas realistas são criados a partir de feixes de laser, permitindo a criação de hologramas de movimentos de alta velocidade.
Diferença entre holograma e holografia
Holograma e holográfia são termos que muitas vezes são confundidos, mas que possuem significados distintos. O holograma se refere a uma imagem tridimensional que é criada usando interferência de luz. Estas imagens são criadas a partir de luzes lasers como explicado acima, chegando no resultado de uma imagem tridimensional do objeto.
Já holográfia, por outro lado, é uma tecnologia que permite que informações sejam gravadas em um filme fotográfico usando luz laser. A informação é gravada em forma de feixes de luz, que são então exibidos quando o filme é iluminado. Esta forma de gravação de informações é muito precisa e pode armazenar informações em três dimensões.
Deste modo, podemos dizer que a principal diferença entre holograma e holografia é que um holograma é uma imagem tridimensional que pode ser exibida a partir de luz laser, enquanto a holografia é uma tecnologia que permite gravar informações tridimensionais em um filme fotográfico.
Ficou claro?
Enquanto os hologramas são usados principalmente para fins de entretenimento e comunicação, a holografia tem muitas outras aplicações, desde serviços médicos até o armazenamento de dados.
Veja como acompanhar seu consumo de energia pelo celular
Os hologramas são tecnologias incríveis que cada vez mais estão presentes no nosso dia a dia. Uma outra tecnologia que pode mudar a forma como você se relaciona com uma coisa muito simples, é um medidor inteligente de energia. Ambos trazem consigo modernidade e inovação.
Com o medidor de energia da LUZ, é possível controlar os seus gastos pelo seu próprio celular. Até parece que estamos em 2050, não é mesmo? A LUZ proporciona uma experiência completamente diferente do mercado de energia, facilitando e simplificando a sua fatura e o modo de se relacionar com a energia. Além disso, com a LUZ, você pode ganhar um desconto de até 20% todo mês em cima da sua conta.
Então não perca essa oportunidade, e venha fazer parte da nossa história. Basta realizar a nossa simulação gratuita e em três cliques você poderá se tornar nosso cliente.
Mude para a luz e faça parte do futuro da energia
Tags:
Sobre o Autor
Camilla Prieto
Estagiária de conteúdo na LUZ