O presidente da Google Brasil Fabio Coelho apresentou iniciativas da empresa para apoiar o turismo, educação, inclusão, sustentabilidade, jornalismo e outras áreas no Brasil. O anúncio foi feito na quinta edição do Google for Brasil, realizado em 27 de junho.
Quais as inovações no Turismo com a IA?
Em uma parceria com a Embratur Lab (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o objetivo é impulsionar negócios de pequenas e médias empresas , capacitando 35 mil PMEs do segmento, promovendo treinamentos ministrados por especialistas do Google. A empresa também anunciou promoção de destinos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts.
A IA fará parte da visualização imersiva no Google Maps para pontos turísticos e culturais no Brasil, em imagens de 3D e visão 360º. O Indoor Live View também vai facilitar a navegação das pessoas no Aeroporto de Guarulhos.
Além disso, a IA do Google, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que monitora o desmatamento no Brasil, combina imagens de satélite com IA para fazer a detecção precoce de incêndios florestais. Os usuários de Android poderão ativar notificação para receber alertas de enchentes em tempo real.

Quais as novidades para os Games?
A Google irá promover a segunda rodada do Indie Games Fund. Criada no ano passado, a iniciativa visa apoiar games independentes com fundo de até R$ 10 milhões. O programa envolve toda a América Latina e vai escolher 10 desenvolvedores que já tenham lançado algum título na Google Play.

O que a IA contribuirá na Educação?
O Google Sala de Aula vai usar a IA nas metodologias de ensino, com interatividade e aprendizado personalizado. A ferramenta chegará ao Brasil no segundo semestre de 2023. Com esse novo recurso, os professores poderão automatizar os processos e os alunos receberão feedback imediato.
Além disso, foi anunciado também um curso profissionalizante em Marketing Digital e E-commerce, com certificado profissional emitido pelo Google. As aulas são gratuitas e abertas até para quem não tem experiência na área. A Coursera é a plataforma responsável pelo curso e ao todo são mais de 190 horas de conteúdos práticos e teóricos.

Quais as inovações nas áreas de Inclusão e Sustentabilidade?
Como parte da inclusão, o programa Plus Code vai mapear e criar endereços digitais no Maps para mais de 20 favelas brasileiras, impactando 40 mil pessoas até o final de 2023, em parceria com a ONG Gerando Falcões e startup de logística NaPorta.
E no campo sustentável, em parceria com O Boticário e eCycle, o objetivo é fornecer informações atualizadas sobre 3.500 pontos de coleta de lixo para reciclagem tanto no Google Maps quanto em seu buscador. Os pontos de coleta deverão incluir ONGs, lojas, cooperativas de reciclagem e prédios públicos, para receber itens como roupas, baterias etc.
O que será feito para combater a desinformação?
A empresa realizará a terceira edição do Startups Lab. Serão selecionadas 12 startups em estágio inicial que tenham ideias inovadoras em jornalismo. A ideia é usar a plataforma News Initiative para fornecer mentorias e treinamentos para o desenvolvimento de um negócio de jornalismo.
E por meio do programa gratuito de Diagnóstico de Sustentabilidade Jornalística, desenvolvido com a FT Strategies, braço de consultoria do Financial Times, será possível mensurar e sustentar os veículos de jornalismo no país.
Qual é a nova tecnologia para pagamentos digitais?
A novidade é um recurso que permite pagamentos via QR Code em dispositivos Android. O Brasil será o primeiro país do mundo a receber a tecnologia, que permite que usuários façam pagamentos em crédito e débito por meio da câmera do smartphone.
A ferramenta supre a demanda brasileira de celulares que não possuem a tecnologia Near Field Communication (NFC). Ela é um tipo de comunicação sem fio implantada em sistemas de pagamento digital.

Conclusão
A Google apresentou o Relatório de Impacto Econômico de 2022 de suas plataformas no Brasil. De acordo com relatório, foram R$ 153 bilhões movimentados na economia brasileira pelas plataformas Busca, Google Ads, Google AdSense, Google Cloud, Google Play e YouTube.
Pela primeira vez, o Relatório também inclui dados do Google Cloud, tendo o Google Cloud Workspace gerado R$ 31 bilhões em benefícios para usuários comuns que usam as ferramentas Documentos, Planilhas, Apresentações, Drive e Fotos diariamente. Isto quer dizer que os profissionais que utilizaram a suíte economizaram 33 dias úteis de trabalho, com tarefas que vão desde armazenamento e compartilhamento de arquivos até reuniões.
A Google Play gerou R$ 4 bilhões para desenvolvedores, além de 238 mil empregos.
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Sobre o Autor

Fernanda Ito
Jornalista