A ESG (Environmental, Social and Governance) hoje é o alvo das lideranças no mundo corporativo. Seu objetivo é a adoção de boas práticas para preservar o meio ambiente, tornando a governança corporativa mais responsável e transparente em sua tomada de decisão. 

O que fazem os profissionais de ESG?

Os profissionais de ESG podem trabalhar em áreas de marketing, RH, produtos ou em uma área específica, como sustentabilidade. Sua tarefa é aliar as estratégias de mercado às necessidades social, ambiental e ética.

Entre as funções desempenhadas por esses profissionais, destacam-se:

  • Identificação de riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança para uma determinada área ou atividade específica de uma empresa.
  • Desenho de estratégias para atuar nos campos ambiental, social, ético e valores da empresa.
  • Análise de investimentos e decisões estratégicas ambientais e sociais.
  • Desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade e comunicação com investidores, acionistas e outros stakeholders envolvidos.

Quais as habilidades que um profissional de ESG precisa ter?

Abaixo relacionamos algumas habilidades técnicas e comportamentais do profissional.

Habilidades técnicas

  • Gestão e relacionamento: conhecer os principais players do mercado e do campo de impacto socioambiental. Precisa ter experiência em gestão de transformação organizacional e relacionamento para que seja capaz de estabelecer uma relação de confiança entre fornecedores, clientes, acionistas e colaboradores da empresa.
  • Aprofundamento: conhecer normas e padrões internacionais de ESG, entender de questões regulatórias e de compliance relacionadas ao meio ambiente e responsabilidade social. Analisar dados e informações sobre ESG e desenvolver relatórios de sustentabilidade e de impacto social.
  • Inovação: estaratento às novidades para enxergar caminhos diferentes e promover mudanças. É importante também conhecer sobre tecnologias verdes e energia renovável.

Habilidades comportamentais

  • Visão estratégica para identificar oportunidades e riscos.
  • Capacidade de tomar decisões avaliando os impactos.
  • Comunicação.
  • Trabalhar de forma colaborativa com as áreas da empresa e engajar todos os stakeholders.

Como é o profissional de ESG no mercado?

O profissional de ESG é polivalente e transita entre todas as áreas da empresa. Em princípio, pode ter formação acadêmica em qualquer área. Por exemplo, um engenheiro ambiental para cuidar do E (ambiental) do ESG, um profissional formado em recursos humanos ou psicologia pode cuidar do S (social) e outro com formação em controle, finanças, contabilidade, administração ou auditoria pode cuidar do G (governança).

Por que os líderes estão buscando a carreira de ESG?

Mudança geracional: a transformação da visão entre as gerações vai mudar a tratativa dos negócios e o entendimento de que a pauta socioambiental tem impacto direto nas finanças. Os novos conhecimentos e ferramentas vão incorporar os pilares do ESG como variável estratégica de negócios.


Desempenho: uma das conclusões de um relatório que a consultoria KPMG publicou em outubro de 2022, após ouvir cerca de 1.300 CEOs em 11 mercados, é que quase metade (45%) disse que os programas de ESG nas suas empresas melhoram o desempenho financeiro, além de atrair talentos e reforçar a proposta de valor dos funcionários.


Exigência: um levantamento da consultoria Luvi One mostra que só 27% das empresas listadas em bolsa possuem metas específicas para impacto ESG. Esse percentual ainda não reflete a visão de acionistas, investidores, agentes reguladores e consumidores, que cada vez mais analisam os relatórios de sustentabilidade das empresas antes de fazer negócios. Por isso, líderes precisam guiar as empresas para uma transição a caminho da sustentabilidade ou não conseguirão manter seus negócios relevantes e competitivos.


Carreira: gestores com especialização em ESG estão em falta. Um levantamento do CFA Institute, associação que certifica profissionais de finanças, revelou que menos de 1% dos profissionais de investimentos cadastrados no LinkedIn tinha formação na área, ou seja, baixa oferta leva a remunerações mais altas. Além disso, há a vantagem de o ESG  ser formado por profissionais de diferentes setores.


Gestão de riscos: muitos riscos de uma empresa estão relacionados à sustentabilidade. Por isso, é importante que os gestores percebam que alguns desses riscos estão visíveis dentro das estruturas, devem mapeá-los e direcioná-los à equipe responsável.

Conclusão

O ESG é um produto de valor para as companhias. Com a transição de uma economia industrial para a digital, o capital intelectual ganha destaque. Especialistas apontam que, em função do ESG, haverá o crescimento de tecnologias sustentáveis, que representam uma oportunidade de diferenciação competitiva para as empresas, além de um maior comprometimento na aplicação de recursos. Como consequência, a previsão é de que uma nova cadeia de valor seja projetada por clientes e fornecedores, com o objetivo de atender as suas demandas.

Os impactos e oportunidades do ESG sinalizam que as empresas devem atuar com responsabilidade à sociedade e o planeta, com boas práticas de governança corporativa, pois é a partir destes novos direcionamentos que será possível alcançar uma boa performance financeira e garantir o legado e a longevidade das marcas no futuro.