É comum passarmos por períodos de chuvas intensas, com aquela ventania que levanta a poeira e balança as árvores. E é nesse momento que mais tememos a queda de energia. Sabe aquele piscar de luz que nos deixa com um frio na barriga? Por que será que isso acontece?  

Existem algumas tecnologias por trás disso, e a gente vai te contar como elas impedem que sua energia caia de vez e evite grandes danos em seus aparelhos eletrônicos. 

Digitalização da rede: a inteligência dos bastidores 

Imagina se a energia na sua casa pudesse ter autocontrole, sem depender de um exército de técnicos? Essa é a ideia por trás da digitalização da rede elétrica. Religadores automáticos e outros equipamentos entram em cena para garantir que pequenos problemas não virem grandes dores de cabeça. 

Atuando como “heróis invisíveis”, esses “religadores automáticos” são um tipo de disjuntor de proteção dos circuitos aéreos de distribuição. Ele desliga automaticamente a energia quando ocorre algum problema no sistema de alimentação elétrica e religa o sistema em questão de segundos, para evitar que um curto-circuito atinja sua casa.  

Ou seja, quando chuvas ou outros incidentes causam um curto-circuito, eles entram em ação. Antes, um galho caído podia deixar a rua no escuro por horas. Agora, os religadores podem resolver isso em segundos, evitando que sua casa fique no breu. 

Reconfiguração automática: a tecnologia de situações críticas 

Quando a situação é mais séria, como uma árvore derrubando postes, entra em cena a “reconfiguração automática da rede”. Ela atua em casos mais graves, ajustando a distribuição de energia para minimizar o impacto. Pode demorar um pouco mais o reestabelecimento total da energia, mas é mais um passo importante para manter o necessário em funcionamento. 

É comum ver cenas como essa nas ruas brasileiras. Situações como essa coloca em risco a queda de energia na sua casa.

Rede subterrânea é a melhor solução 

Uma rede subterrânea de energia talvez seja o sonho da grande maioria dos consumidores. Escolhida em alguns países mais avançados e utilizado em poucas partes do Brasil, essa é considerada a solução ideal para a diminuição nas quedas de energia, eliminando boa parte desses “pisca-piscas” indesejados.  

Porém, devido ao alto investimento e dificuldade na logística, o Brasil acaba optando por investir na rede tradicional, com os fios a vista. 

A energia no seu controle 

O avanço tecnológico não para nas ruas, ele chega até você! Além de redes mais inteligentes, hoje o mercado traz um equipamento que dá a você mais controle sobre o consumo.  

Essa tecnologia, conhecida como “medidor inteligente”, é instalada no seu quadro de energia para coletar dados do seu consumo e informar a você o seu padrão de uso da energia.  

Conectado à internet, esse medidor consegue trazer:  

  • Informações do seu consumo em tempo real; 
  • Seu histórico por hora, dia, mês e ano; 
  • Previsão do valor da sua conta antes do fechamento; 
  • Dados de consumo dos seus aparelhos. 

E onde encontramos essa tecnologia?   

Apenas a fornecedora de energia LUZ possui esse medidor inteligente. Saiba mais sobre esse recurso aqui! 

Com o avanço da ciência a nossa disposição, podemos afirmar que a tecnologia não só mantém as luzes acesas, mas também coloca você no comando de algo que você não poderia imaginar até hoje.