Em vista do crescimento e preocupação cada vez maior com a sustentabilidade no mundo, a energia solar vem ganhando espaço, por ser uma fonte limpa e renovável, com alta capacidade de produção de energia “verde” e auxílio maciço da tecnologia. Essa tecnologia tem evoluído ao longo das últimas décadas, tornando-se acessível, com redução nos custos de produção e instalação.

Segundo o “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, principal relatório de mercado do setor solar fotovoltaico mundial, o Brasil é líder em energia solar na América Latina e pode tornar-se um dos principais mercados globais nos próximos anos, podendo atingir 54 gigawatts (GW) de capacidade solar total até 2026. Confira curiosidades sobre a energia solar em algumas frentes, para melhor entendimento de sua história e características.

Linha do tempo 

Célula solar: é um dispositivo elétrico de estado sólido que converte a luz do Sol em energia elétrica. A primeira célula solar foi criada pelo cientista americano Charles Fritts, em 1883. 

Luz solar na Grécia antiga: as famílias da Grécia antiga construíam suas casas com o objetivo de aproveitar a luz solar durante os meses frios. Para os gregos antigos, o sol era o deus Hélio. 

Satélites: o primeiro satélite a usar energia solar foi o Vanguard I, lançado em 1958. A NASA utiliza energia solar no espaço em suas estações e é comum ver as placas solares ao redor dos satélites, em imagens geoespaciais ou em filmes relacionados ao tema.

Você sabe a diferença entre Aquecimento Solar e Energia Solar?

Aquecimento Solar

O sistema é composto por coletores solares que ficam sob o telhado, e um reservatório térmico que armazena a água aquecida até o momento em que ela será consumida. Ou seja, transforma o calor do sol em energia térmica utilizada para aquecer a água e outros fluidos.

Características:

Usa o sol para aquecer

Esse sistema também é chamado de energia solar térmica. Isso porque utiliza a radiação do sol para aquecer desde a água do seu chuveiro até a água de processos industriais. Geralmente é mais utilizada em locais de frio intenso, para poder aquecer os fluidos.

Produz água quente

O custo dessa tecnologia é acessível e é bem conhecida. O mais comum é utilizar para aquecer a água do chuveiro, assim o imóvel deixa de usar os chuveiros elétricos economizando na conta de luz.

Converte a radiação do sol em calor

O sistema térmico consegue realizar a conversão em, cerca de 90% da radiação solar em calor.

Energia Solar Fotovoltaica

Diferente da térmica que é utilizada basicamente para aquecer, o sistema fotovoltaico gera sua própria energia elétrica para atender todos os equipamentos necessários dentro da unidade consumidora. Essa tecnologia é utilizada para substituir a geração de energia elétrica convencional e pode ser usada tanto para agronegócios, indústrias, comércios e residências.

Características:

Conversão da luz do sol em eletricidade

As placas fotovoltaicas captam a radiação solar e levam para o inversor. Este, por sua vez, transforma a energia captada em corrente elétrica alternada, que é a padrão utilizada para abastecer os equipamentos elétricos.

Abastece todo o imóvel

A grande diferença entre o aquecedor solar e a energia solar fotovoltaica é que a fotovoltaica garante todo o abastecimento de energia elétrica consumida em determinado local, enquanto a térmica é utilizada apenas para aquecer os fluidos.

Desconto na conta de luz

O sistema de aquecimento solar oferece um desconto na conta de luz, mas com a energia solar a economia de energia é maior.

Utilidades

 Produção de energia do Sol: O Sol produz seis bilhões de toneladas de energia por segundo. 

Não é gerada pelo calor: a luz e a radiação na atmosfera são os principais responsáveis pela produção de energia fotovoltaica. Obs.: Utilizar espelho grande aumenta a geração de energia dos painéis solares, pois reflete mais luz.

Funciona à noite e em dias nublados: as placas fotovoltaicas trabalham o dia todo, nos dias nublados e é possível armazenar a energia em baterias para ser utilizada durante a noite.

Durabilidade: após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos para geração de energia solar podem durar até 30 anos

Conta de luz mais barata: a instalação de um sistema solar fotovoltaico é uma alternativa que pode trazer economias na conta de luz. Há um alto investimento nesta solução, utilizando a energia solar fornecida pela fazenda solar.

Monitoramento pela internet: pela conexão Wi-Fi, pelo celular, tablet ou computador é possível ter informações sobre o desempenho e a produção do sistema, estando em qualquer lugar do mundo.

Fácil instalação: normalmente é necessário ter os painéis solares, cabos de ligação e um equipamento central, conhecido como inversor de tensão. 

Manutenção simples: basta fazer a limpeza das placas para evitar a perda de eficiência. Normalmente, quando há muita sujeira, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam garantir o serviço. Caso isso não aconteça, a limpeza pode ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano. 

Radiação: Cerca de 30% da radiação que recebemos do sol na atmosfera superior é refletida de volta para o espaço, enquanto o restante é absorvido pelas nuvens, oceanos e as massas de terra. 

No mundo 

Maior parque solar: está localizado na China, no deserto de Tengger. O parque tem capacidade de produção de 1.547 MW de energia. De acordo com dados de 2022 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o ranking dos países com maior potência de energia é liderado pela China (392 GW), Estados Unidos (111 GW) e Japão (78,8 GW). O Brasil (24 GW) está na 8ª posição.

Estádio da Copa do Mundo com usina solar: o estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, foi o primeiro estádio do mundo a sediar uma partida da Copa do Mundo no jogo Colômbia x Grécia, em 2014, com 6 mil painéis solares que ocupam uma área de 11,5 mil m², produzindo até 1,42 MWp. 

Árvores solares: o Gardens by the Bay (inaugurado em 2012) , em Cingapura, possui 18 artificiais, entre 25 e 50 m, que possuem células solares gerando energia elétrica. O primeiro voo usando a energia solar aconteceu em 1974, nos EUA-Califórnia. O avião estava sem tripulação e foi desenvolvido pelos irmãos Roland e Bob Boucher. 

Barco solar: o primeiro barco solar foi construído na Inglaterra (1975). Em 1996, o japonês Kenichi Horie fez a primeira travessia do Oceano Pacífico em um catamarã movido a energia solar.

Corrida de carros: o primeiro World Solar Challenge (1987). O evento é uma corrida de carros movidos a energia fotovoltaica que percorre 3021 km do deserto australiano, de Darwin a Adelaide. Estrada solar: na França, a empresa Wattway implantou (2016) a primeira estrada solar do mundo, cobrindo um trecho de 1km com células fotovoltaicas, capaz de iluminar as ruas da cidade para 3.400 habitantes. 

Aeroporto solar: o Aeroporto Internacional Cochin (Querala, Índia) passou a operar 100% com energia solar (2015). São 46.150 painéis solares, instalados em uma área de 180 mil m², abastecendo 12MW de potência ao aeroporto. 

Ciclovia: SolarRoad, a primeira ciclovia solar (inaugurada em 2014, em Krommenie, Holanda) tem 100m de extensão. A ciclovia foi construída com painéis de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado.

Fazenda solar no Alasca: as fazendas solares no polo norte mostram os avanços da energia solar. Como exemplo, uma fazenda solar localizada a 50 milhas de Anchorage, no Alasca. Ela consegue aproveitar 6 horas de sol diariamente durante o inverno. Durante o verão, a fazenda aproveita quase 18 horas diárias de irradiação e a produção excede 8mil kWh/dia. A produção de cerca de 1,35MWh é suficiente para abastecer 120 casas durante um ano todo.

Conclusão

Os avanços do uso da energia solar no mundo fazem parte deste grande movimento sustentável, e na contribuição que ela oferece reduzindo a emissão de poluentes, não produzindo gases que prejudicam a camada de ozônio e não causando acidentes ambientais. Além de ser uma energia gerada de forma limpa, é possível usufruir de uma fonte renovável eficiente e segura.