Uma das grandes necessidades do brasileiro é encontrar maneiras de como economizar o máximo possível com as contas essenciais e tradicionais. É meio que unânime a vontade de pagar menos na conta de água, energia, gás e até mesmo nas compras de mercado.
Mas como o nosso blog fala bastante de energia e está sempre dando dicas de como ter economia na conta de luz, resolvemos ir atrás de temas que são curiosos e que possuem uma certa efetividade na redução de consumo de eletricidade na sua casa.
E hoje o tema é sobre um aparelho que é essencial em nossas vidas e eu não estou falando da geladeira, tá?! A máquina de lavar roupas é um eletrodoméstico muito importante no nosso cotidiano, especialmente das famílias. Isso porque esse equipamento que facilita as nossas vidas e mantém as roupas que usamos limpas e agradáveis.
Certo, mas o quanto uma máquina de lavar roupa consome na minha conta?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a lavagem de roupas é responsável por cerca de 3% do consumo de energia elétrica em residências de todo o país.
O consumo de energia varia de acordo com o modelo e a capacidade da máquina, mas em média, uma máquina de lavar pode consumir entre 1,5 e 3 kWh por ciclo completo de lavagem (modo rápido até longa duração).
Pode parecer pouco, mas a maneira como você utiliza sua máquina, o tipo dela e até o horário que você lava suas roupas, podem sim influenciar no aumento ou na redução do valor da sua conta de energia.
O horário pode me ajudar a economizar ao lavar roupas?
Lavar roupas é uma atividade comum em muitos lares, mas você sabia que o momento em que você realiza essa tarefa pode influenciar no consumo de energia? Segundo especialistas, existe um horário ideal para utilizar a máquina de lavar, visando economizar energia.
Estudos revelam que o período entre meia-noite e 8h da manhã é o mais indicado para realizar essa atividade. Durante essas horas, o consumo de energia nas residências é geralmente menor, pois menos eletrodomésticos estão em uso, o que também ajuda a evitar sobrecargas na rede elétrica. Portanto, ao lavar suas roupas nesse horário, você não só economiza energia, mas também contribui para uma utilização mais eficiente da rede elétrica.
Dicas extras para economizar energia ao lavar roupas
Além de escolher o horário adequado, há outras estratégias que podem ajudar a reduzir o consumo de energia ao usar a máquina de lavar. Veja algumas dicas essenciais para economizar ainda mais na lavagem de roupas do dia a dia:
- Dê preferência aos equipamentos modernos: as máquinas de lavar mais novas são geralmente mais eficientes em termos de consumo de energia, contribuindo para a economia em longo prazo.
- Respeite o limite do equipamento: não sobrecarregue a máquina de lavar com excesso de peso. Quanto maior for o volume, maior será o consumo de energia já que ela trabalhará acima da sua eficiência.
- Use o sol como aliado: para quem tem máquinas que lava e seca, ao invés de utilizar a função de secagem da máquina, use a luz solar para secar as roupas. Além de economizar energia, essa prática também contribui para preservar as peças.
- Tenha a LUZ como sua fornecedora de energia: escolha a LUZ como sua parceira no fornecimento de energia elétrica e receba uma energia sustentável, eficiente e econômica, com garantia de desconto todos os meses na sua conta e controle de como está o seu consumo diário. Saiba mais aqui!
Seguir essas orientações simples pode fazer uma grande diferença na redução do consumo de energia ao usar a máquina de lavar, ajudando a evitar surpresas desagradáveis com a conta de luz no final do mês.
Tags:
Sobre o Autor
Gian Bariani
Copywriter e Analista SEO