Antes de apresentar dicas de como decorar sua casa de um modo sustentável, vamos pontuar que a decoração da casa é como a roupa que você usa: ela fala muito de quem você é, sua maneira de ver o mundo e seus valores. Por isso, uma casa ou uma decoração sustentável deve refletir o estilo de vida daqueles que nela habitam. E o que é um estilo de vida sustentável?

Decoração sustentável

Um estilo de vida sustentável busca o uso dos recursos naturais de uma maneira mais consciente, com atitudes que priorizam o menor impacto ao meio ambiente e que encontram alternativas também com escolhas socialmente responsáveis. E uma boa maneira de seguir nessa trilha é praticar o conceito dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Pensando nisso, vamos apresentar dicas na decoração sustentável

Se você está optando por fazer uma decoração sustentável em sua casa, lembre-se de que, com isso, vai adotar o estilo ecodesign, que deve acompanhar a casa toda, e não somente um ambiente. Por exemplo, se as cadeiras são de fibra ou de bambu, vai ficar muito estranho se a mesa for de acrílico ou de plástico. As peças e móveis têm de estar dentro da mesma mensagem.

  • Móveis :Compre peças de fabricantes que têm a sustentabilidade em seus métodos produtivos, por exemplo, que usam madeira certificada de reflorestamento (o plantio foi feito para esse fim) e certificados de processos produtivos ecologicamente corretos. Além dos móveis de madeira, você pode optar pelos móveis de bambu ou de fibras naturais como palha de vime, junco ou apuí. O bambu é extremamente ecológico, cresce mais rápido que a madeira e os materiais produzidos com ele liberam menos carbono na atmosfera.

Moveis sustentáveis

Para os móveis também vale a aplicação do conceito upcycling – que é dar uma nova função ou somente remodelar uma peça antiga. Sabe aquela cômoda, cristaleira ou aparador antigos da vovó? Ficam lindos quando remodelados e com cores vibrantes. Pode ser até mesmo uma peça que você tem em sua casa que pode ganhar uma nova função, como um armário que você tira as portas e transforma em prateleiras para virar uma estante. Uma porta ou janela antiga em que você aplica uma pátina e se tornam molduras para pendurar plantas. Há ideias incríveis de upcycling no Pinterest.

  • Tecidos – Prefira o algodão cru ou outros que passaram por poucos processos industriais, tanto para as almofadas como para roupas de cama e mesa. Os tapetes podem ser de fibras naturais como bambu, lona e algodão reciclados. Você também pode aplicar upcycling nos tecidos, transformando aquela calça jeans que você não usa mais em uma capa de almofada, por exemplo.

  • Iluminação – Se você está fazendo uma reforma em uma casa, considere criar uma ou mais claraboia em locais estratégicos e assim poupar energia elétrica durante muitas horas do dia. Outra atitude é usar cortinas de tecido leve, que deixam passar a luz natural. Além disso, troque as lâmpadas da sua casa por lâmpadas mais econômicas, como as de LED. Aposente aquele lustre cheio de lâmpadas e siga uma linha mais minimalista.

Sala com boa iluminação e com itens sustentáveis

  • Paredes – A tecnologia permitiu uma grande evolução nos papéis de parede e hoje, com os modelos laváveis, eles tornaram-se muito mais duráveis. Com bom uso, alguns chegam a dez anos de vida. Se você tiver papel de parede em parte dos ambientes, vai economizar tinta nas demais paredes. Outra dica é usar tinta à base de água e com pigmentos naturais na hora da manutenção.

  • Piso – Na hora da reforma, prefira pisos que podem ser aplicados por cima do que está instalado e assim evite gerar resíduo de demolição. Na área externa, busque pisos que absorvem mais a água e assim reduza o volume que vai para as redes pluviais.

  • Peças de decoração – Durante viagens pelo Brasil você sempre encontrará mercados ou feiras de artes com peças de barro, argila, bambu e outros. Com isso, além de você levar uma peça original que vai fazer bonito na sua casa, você ajudará uma comunidade. A peça vai fazer parte de uma história de viagem para contar. Sem tempo para viagens? Compre em feiras de antiguidades e de artes em sua cidade mesmo. Em São Paulo tem a Feirinha do Trianon Masp, Feira Benedito Calixto ou as do Embu das Artes.

  • DIY ou Faça Você Mesmo – Se você gosta de trabalhos manuais, é o casamento perfeito com a sustentabilidade. Busque em canais da internet o passo a passo para fazer cachepôs reutilizando garrafas pet, madeira, cordas etc. Nesse item, o céu é o limite.

  • Plantas – E como falar de sustentabilidade sem o toque das plantas em casa? Se você tem uma varanda ou sacada, cultivar flores ou temperos é uma boa dica também. Se o espaço for pequeno, você poderá fazer cachepôs de paletes e pendurar as plantas nas paredes. Observe que as borboletas e os passarinhos vão aparecer!

Casa com plantas

E agora que você já tem estas dicas de decoração sustentável, que tal mudar algumas atitudes da sua rotina? Veja algumas dicas legais:

  • Locomoção – Tente fazer escala de carro com amigos para irem ao trabalho. Em vez de três carros circulando todo dia com uma pessoa só em cada um, que tal um carro com três pessoas? Outra opção é adotar o transporte público se o seu trajeto for viável.

  • Uso da água – Organize a agenda da máquina de lavar roupas de forma a usá-la em sua capacidade máxima e assim economize energia, água e sabão. 

  • Energia – Aproveitar o calor do forno para assar mais de um alimento. Usar sensor de presença para lâmpadas de áreas comuns. Buscar um fornecedor de energia mais limpa e barata, como a Energia Solar.

Lâmpada

  • Alimentação – Compre produtos orgânicos e os que causam menos impacto ambiental. Ao comprar produtos industrializados, dê preferência às embalagens biodegradáveis ou às de vidro que você possa reutilizar. Leia os rótulos e prefira marcas de responsabilidade social e ecológica.

  • Limpeza – Use produtos de limpeza naturais como os à base de vinagre, mas se não conseguir se adaptar, use produtos biodegradáveis e menos agressivos. Ao lavar pisos, não empurre a sujeira com a água da mangueira. Economize água.

  • Separe seu lixo – Separe seu lixo entre orgânico e recicláveis. Observe o sistema de sua cidade para a coleta. Se o seu condomínio ainda não possui a prática, tome a frente e organize a coleta seletiva.
Reciclagem de lixo

  • Reúsos – Conserte brinquedos em vez de descartar, doe o que puder. Faça intercâmbio de livros com os amigos. Use pilhas recarregáveis, colete água da chuva para lavar o quintal, compre algumas peças de brechó.

  • Menos papel – Evite impressões desnecessárias e faça a comunicação escrita por meio digital, como extratos bancários e outros.

  • Sacolas – Use sacolas reutilizáveis ou biodegradáveis.
Ecobag
  • Resíduos inflamáveis – Para descartar solventes como tíner e outros, leve-os até um posto de gasolina para que seja acolhido no poço de resíduos inflamáveis.
  • Óleo de cozinha – Junte o óleo usado da cozinha em garrafas e leve a uma organização que recolhe. Algumas dessas organizações dão sabão de brinde.
  • Cosméticos – Prefira desodorante roll on ao spray e confira se os cosméticos que você compra são cruelty free – não fazem testes em animais
Produto Cruelty free