Infelizmente todos os dias milhares de brasileiros caem nos famosos golpes, armações criminosas que enganam e roubam o dinheiro das pessoas. Esse tipo de esquema está sempre se adaptando para operar de forma mais sorrateira e, ao mesmo tempo, no maior número de redes possível.

A difusão rápida da internet facilitou muito o trabalho desses criminosos, que parecem estar cada vez mais ardilosos. Para quem é mais “cascudo” e usa a internet há um tempo, esse tipo de golpe pode ser bem óbvio, porém existem pessoas que não possuem a mesma habilidade para identificar tais esquemas.

E vamos combinar que mesmo os mais experientes já olharam para várias situações e ficaram na dúvida se era um golpe ou não.

Para facilitar a identificar essas armadilhas, separamos algumas dicas essenciais para ter em mente na hora de comprar alguma coisa online.

1. Pesquise sobre a credibilidade da empresa

Você comeria em um restaurante que tem a reputação de tratar mal seus clientes? A chance disso acontecer é muito pequena não é? Se usarmos esse mesmo raciocínio para compras online, é possível escapar de muitas armadilhas.

Sites como o Reclame Aqui funcionam como um centro de reclamações de clientes para diversas empresas. E aqui vale ressaltar uma coisa importante: por mais que a empresa seja boa, sempre haverão alguns problemas. O importante é ver como ela lida com essas críticas.

A reputação da empresa em solucionar e auxiliar os clientes é um fator muito importante a se considerar na hora de realizar sua compra. Quanto melhor a reputação, menores as chances de golpes.

2. Seja crítico com promoções boas demais para serem verdade

Todos nós queremos sempre pagar o mais barato possível nos produtos que temos interesse, mas é preciso analisar direitinho para não cair em armadilhas. Desconfie de preços muito baixos, especialmente em lojas “menores”. Pesquise um pouco o mercado para ver se aquela queda de preços faz sentido naquele momento.

promoção

Não estamos falando para ignorar as promoções, pelo contrário! Quanto mais cuidado você tiver em suas pesquisas, mais você conseguirá aproveitá-las!

3. Procure por certificações da empresa

As certificações também ajudam a comprovar a reputação das empresas e podem ser bons indicativos de que aquela loja é confiável. Normalmente esse tipo de certificado pode ser encontrado na parte inferior ou na home dos sites em forma de selos.

4. Redobre a atenção com links compartilhados

Quem nunca recebeu aquela mensagem anunciando uma grande promoção com um link anexado? Ou ainda: quem nunca entrou em um grupo do WhatsApp ou Telegram e viu alguém compartilhando links?

Acessar sites por meio de links compartilhados pode ser perigoso, especialmente quando não se sabe com 100% de certeza quem enviou o link. Criminosos são muito bons em desenvolver “sites clones”, que são igualzinhos aos das lojas. Dessa forma, esses links compartilhados por mensagem podem muito bem levar a um desses sites.

5. Considere assinar um antivírus

Assinar um antivírus pode ajudar a prevenir golpes digitais porque os antivírus são projetados para detectar e remover vírus, malware, spyware e outras ameaças cibernéticas em seu computador. Esses programas de segurança digital são constantemente atualizados com as informações mais recentes sobre as ameaças de segurança, garantindo que seu computador esteja sempre protegido contra as ameaças mais recentes.

segurança digital

Ao assinar um antivírus, você pode se beneficiar de recursos como análise em tempo real, varredura de arquivos em busca de ameaças, bloqueio de sites maliciosos e proteção contra phishing. Isso significa que você será alertado sobre sites ou arquivos potencialmente perigosos e impedido de baixá-los ou acessá-los.

Além disso, os antivírus geralmente oferecem recursos adicionais de segurança, como firewalls, que impedem o acesso não autorizado ao seu computador e ajudam a proteger sua privacidade.

6. Guarde o comprovante da sua compra

Guardar o comprovante de compras pode ser uma forma útil de prevenir golpes digitais. Isso porque o comprovante é uma prova de que a transação foi legítima, o que pode ser útil em caso de disputas ou cobranças não autorizadas em sua conta bancária ou cartão de crédito. Ter o comprovante também pode ajudá-lo a identificar tentativas de phishing, que muitas vezes são feitas por meio de mensagens ou e-mails falsos que solicitam informações pessoais ou financeiras.

Além disso, guardar os comprovantes de compras pode ajudá-lo a rastrear suas transações e identificar atividades suspeitas em suas contas. Dessa forma, você pode detectar rapidamente qualquer atividade fraudulenta e tomar medidas imediatas para impedir que os golpistas tenham acesso à sua conta.

No geral, é recomendável manter um registro de todas as suas transações e verificar regularmente suas contas para identificar qualquer atividade suspeita. Ao guardar os comprovantes de compras, você pode ter mais controle sobre suas transações financeiras e evitar cair em golpes digitais.

Conclusão

É importante estar sempre alerta e tomar medidas de precaução para evitar golpes digitais. Para isso, é recomendável manter um antivírus atualizado, evitar clicar em links suspeitos, não fornecer informações pessoais ou financeiras sem verificar a autenticidade da solicitação, e sempre verificar o endereço do site antes de fazer uma compra. Além disso, é importante manter um registro de todas as suas transações e verificar regularmente suas contas para identificar qualquer atividade suspeita. 

Ao seguir essas medidas de segurança, você pode proteger suas informações pessoais e financeiras e evitar cair em golpes digitais. Lembre-se sempre de que a prevenção é a melhor forma de se proteger contra golpes digitais.

mulher olhando para uma folha de papel sorrindo e texto descrevendo o desconto na fatura de energia da LUZ