Em um país tropical como o Brasil ter um aparelho de ar-condicionado em casa é uma boa opção para lidar com as estações mais quentes do ano. Afinal, quem não gosta daquele ar mais fresquinho em um dia de verão não é mesmo?
Por mais que esses aparelhos estejam cada vez mais populares, o processo de instalação não é tão simples. Existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração antes de considerar adquirir um ar-condicionado para a sua casa.
Mas fique tranquilo que separamos todos os pontos que você precisa saber. Confira abaixo!
O que é preciso para instalar um ar-condicionado?
1.Verificação de estrutura
Os primeiros passos para se instalar um ar-condicionado começam antes mesmo de comprar o aparelho. Primeiro é preciso analisar se sua residência suporta a instalação.
É preciso verificar com a construtora ou administração do condomínio se seu apartamento ou casa possui a tubulação necessária para suportar um ar-condicionado. Vale lembrar que tanto modelos split quanto modelos “de janela” é necessária uma estrutura para que os aparelhos funcionem corretamente.

Caso a residência tenha a tubulação necessária, ótimo! Mas caso não, ainda é possível resolver essa situação contratando um técnico especializado para realizar uma adequação da estrutura.
Outra verificação importante é saber qual o diâmetro da tubulação da sua casa ou apartamento. Essa informação é vital pois vai determinar o limite de BTUs que o seu ar-condicionado poderá ter.
O próximo passo é verificar se é possível instalar a parte externa do aparelho na sacada, varanda ou área externa da casa ou apartamento. Esse ponto é relevante pois muitos condôminos não permitem mudanças na fachada, o que muitas vezes impossibilita a instalação de ares-condicionados.
2. Definir o local de instalação da parte interna
Depois que toda a verificação da estrutura é feita, é preciso definir onde o ar-condicionado será instalado. Levando em consideração que todos os critérios anteriores foram seguidos, existem alguns locais mais recomendados para que você aproveite o aparelho ao máximo.
Primeiramente, a distância entre as duas partes do ar-condicionado não pode ser menor que 1 metro e maior que 15 metros. O desnível entre as unidades também não pode ser superior a cinco metros.
A parte interna do aparelho deve ser instalada preferencialmente na parede que possua a maior distância entre as outras do cômodo. Dessa maneira, a distribuição do ar fresquinho é feita da melhor maneira possível.
Também é importante evitar locais muito próximos de cortinas ou outros móveis para que possam impactar no fluxo de ar.
3. Definir local de instalação da parte externa
Agora passamos para a instalação da parte externa, que é tão importante quanto a parte interna. Aqui o local também deve ser uma prioridade, já que se instalado em lugares indevidos, o ar-condicionado pode não funcionar corretamente.

O local deve ser o mais ventilado possível, para que o aparelho não tenha dificuldade em puxar o ar. Também é recomendável não o colocar perto de locais que tenham produtos inflamáveis por perto, como gás de cozinha, por exemplo.
Como economizar energia usando o ar-condicionado?
Por mais que o ar-condicionado traga um grande conforto e alívio em dias mais quentes, sabemos que ele dá aquela aquecida no preço da conta de luz no final do mês. Sendo um dos eletrodomésticos que mais consome energia, muitas vezes é complicado conciliar o calor com o custo alto que o aparelho gera.
Mas agora isso é possível!
Com os planos da LUZ você tem um desconto de até 20% garantido na sua fatura de energia todos os meses. Além disso, também fornecemos um medidor inteligente que lhe permite acompanhar seu gasto de energia em tempo real através do celular. Todos esses benefícios não custam nada ao seu bolso.
Ficou interessado, mas ainda quer saber melhor como todo esse processo funciona? Visite nosso site e realize uma simulação rápida e sem compromissos para ver o quanto você poderia estar economizando desde já.
Mude para a LUZ e faça parte da nova era da energia!
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ