Por mais que o mercado de televisões esteja sempre se renovando e trazendo novas tecnologias, ainda existem modelos que não contam com recursos que hoje são muito importantes. A maioria dos serviços de streaming hoje em dia já vem disponíveis de fábrica na maioria das tvs, mas nem sempre foi assim.
Muitas pessoas ainda possuem modelos mais antigos que não suportam esse tipo de serviço, ou que nem possuem acesso à internet. Com a população tendo uma preferência cada vez maior para séries e filmes on demand, esses modelos acabam perdendo seu uso dependendo da situação.
Mas para resolver a situação, várias empresas já fabricam os chamados “dongles“, que servem para transformar uma televisão mais antiga em um modelo smart.
Com várias opções no mercado, pode ser difícil decidir qual o melhor para você. Por isso criamos um guia com os modelos mais populares listando as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!
Google Chromecast
O Google Chromecast é um dispositivo de mídia streaming que permite transmitir conteúdo da internet, como vídeos, música e jogos, diretamente para uma TV que possua uma conexão HDMI.
Ele é controlado por um dispositivo móvel ou computador com o aplicativo Google Home. O Chromecast é conhecido por ser fácil de usar e acessível, tornando-se uma opção popular para streaming de mídia.
Com instalação e usabilidade fáceis, o Chromecast funciona como um espelho do seu aparelho celular, reproduzindo na televisão grande parte dos aplicativos disponíveis em seu aparelho.

Essa função de espelhamento, no entanto, faz com que quase todo o esforço de processamento seja feito a partir do seu telefone. Isso quer dizer que: se seu celular não tiver problemas de travamento no dia a dia, tudo certo, mas se o modelo já estiver lento e demorando para abrir aplicativos, isso também se refletirá no Chromecast.
Por isso é importante avaliar se seu smartphone possui a capacidade de transmitir os conteúdos sem problema.
Pontos positivos:
- Transmissão de grande variedade de mídias
- Fácil instalação
Pontos negativos:
- Desempenho pode ser comprometido por um celular ruim
Amazon Fire TV Stick
O Amazon Fire TV Stick é uma outra opção de dispositivo de streaming de mídia que permite a transmissão de mídias como: vídeos, música, jogos e outros conteúdos.
Assim como no Chromecast, basta que sua TV tenha uma conexão HDMI para realizar a instalação. Ele é controlado por um controle remoto e oferece acesso a vários aplicativos de streaming, incluindo o Amazon Prime Video, Netflix, Hulu e muito mais.

Além disso, ele também vem com Alexa, a assistente virtual da Amazon, que permite pesquisar por conteúdo, controlar outros dispositivos domésticos inteligentes e muito mais, usando apenas a voz.
Um ponto que pesa a favor do Fire Stick é a potência do aparelho. Aqui, tudo é feito a partir do dongle e controlado por controle remoto, não dependendo da capacidade do seu celular, como é o caso do dispositivo do Google, por exemplo.
Por isso, para pessoas que não tem tanta confiança assim em seu smartphone, o modelo da Amazon pode ser uma alternativa mais confiável.
Pontos positivos:
- Fácil instalação
- Controle remoto
- Boa capacidade de processamento
- Interação com a Alexa
Pontos negativos:
- Não contém uma variedade muito grande de aplicativos
Apple TV
O Apple TV é o dispositivo streaming da maçã que oferece recursos parecidos com os outros da lista: transmitir vídeos, música, jogos e outros conteúdos da internet para uma TV com uma conexão HDMI.

Ele pode ser controlado por um dispositivo da Apple, como um iPhone ou iPad, ou por um controle remoto e oferece acesso ao ecossistema da Apple, incluindo o iTunes, o Apple Arcade e muito mais.
Além disso, ele também oferece suporte a Siri, a assistente virtual da Apple, que permite pesquisar por conteúdo, controlar outros dispositivos domésticos inteligentes e muito mais, usando apenas a voz. O Apple TV é uma opção popular para usuários da Apple que desejam integrar seus dispositivos da Apple e acessar seus conteúdos favoritos na TV.
Pontos positivos:
- Fácil instalação
- Compatibilidade com iPhones e Ipads
- Interação com Siri
Pontos negativos:
- Faz sentido mesmo apenas para quem tem iPhone
Aplicativo para ver seu consumo de energia em tempo real
Agora que você sabe o que diferencia cada um desses aparelhos, seria importante saber o quanto eles impactam na conta de energia não é mesmo? Saiba que já é possível!
Com o medidor de energia inteligente da LUZ você pode conferir quais grupos de aparelhos mais gastam energia e, consequentemente, resultam em mais gastos no fim do mês.
Você pode ter acesso ao medidor e a um desconto de até 20% todos os meses na sua fatura de forma gratuita! Basta realizar nossa simulação e, com mais alguns cliques, você já tem acesso a todos esses benefícios!

Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ