Simbolizando uma alternativa sustentável, beneficiando o meio ambiente — pelo fato de não serem emissores de gases poluentes, podemos dizer que os carros elétricos chegaram para ficar. 

Quando os primeiros modelos começaram a ser anunciados muita gente ficou com aquela pulguinha atrás da orelha. Afinal, levamos conosco muitos dispositivos que utilizam baterias para funcionar, e uma parte considerável deles dá algum problema depois de algum tempo.

Os fãs mais apaixonados por carros também não gostam do fato dos modelos elétricos não fazerem aquele som característico do motor à combustão.

Mas essas dúvidas, medos e paradigmas vão aos poucos caindo conforme o mercado de veículos elétricos cresce.

Quanto custa um carro elétrico no Brasil?

Com cada vez mais modelos disponíveis no Brasil, a faixa de preços dos carros elétricos tem variado cada vez mais. O mais barato atualmente é o JAC E-JS1, que custa R$ 145.900. Já o carro elétrico mais caro à venda em nosso país atualmente é o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, vendido por cerca de R$ 1.350.000.

Mesmo os modelos de carros elétricos mais baratos ainda não sendo tão acessíveis quanto os à combustão, vale lembrar que esse mercado ainda está se desenvolvendo. Cada vez mais e mais montadoras chegam ao nosso país, aumentando a oferta de modelos e tornando esses modelos elétricos cada vez mais acessíveis.

Os carros elétricos mais baratos do Brasil

A tendência de carros com motores elétricos está se tornando cada vez mais uma realidade. Por não poluírem o meio ambiente, serem mais eficientes e mais baratos para abastecer do que os veículos à gasolina ou diesel, eles estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas brasileiras. 

Se você quer ter um carro elétrico para chamar de seu mas não quer gastar muito, confira uma lista atualizada dos modelos de carros elétricos mais baratos de 2023. Vale ressaltar que não incluímos veículos híbridos em nossa lista, apenas carros 100% elétricos.

JAC E-JS1 – R$ 145.900

Ocupando o posto de carro elétrico mais barato do Brasil temos o JAC E-JS1, um compacto fabricado pela JAC Motors, uma montadora chinesa. O veículo tem capacidade para transportar até cinco passageiros e possui um motor elétrico com potência máxima de 68 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio de 33 kWh, que oferece uma autonomia estimada de cerca de 300 km.

JAC E-JS1 rosa

É um carro interessante para quem busca um elétrico acessível e eficiente para uso majoritariamente urbano.

O modelo não era o mais elétrico mais barato do Brasil até alguns meses atrás, mas depois de sofrer reajustes em seu preço ele passou a ocupar a primeira posição da lista.

Renault Kwid e-Tech – R$ 146.900

O Renault Kwid e-Tech é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil. Produzido pela fabricante francesa Renault, ele é uma variação elétrica do Renault Kwid, um dos veículos a combustão mais baratos do país.

O Kwid e-Tech é equipado com um motor elétrico de 33 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio de 26,8 kWh, que oferece uma autonomia de até 271 km em um único ciclo de carga, de acordo com a Renault.

Renault Kwid e-Tech

O veículo tem espaço para quatro passageiros e possui recursos de segurança, como freios a disco na dianteira e tambor na traseira, controle de estabilidade e tração, sistema de assistência de partida em rampa e airbags frontais.

Caoa Chery iCar – R$ 149.990

O Caoa Chery iCar é o terceiro carro elétrico mais barato do Brasil, e um dos menores veículos do nosso país.  De acordo com a fabricante, o carro possui uma autonomia de até 500 km e pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h

Caoa Chery iCar

O iCar é uma das principais apostas da Caoa Chery no processo de eletrificação do mercado automotivo brasileiro. Além disso, a Caoa Chery tem investido em tecnologia e inovação para oferecer aos clientes uma experiência de condução única, com recursos avançados de conectividade e segurança.

Peugeot e-208 – R$ 221.990

O Peugeot e-208 é uma versão elétrica do modelo Peugeot 208, veículo de grande sucesso da montadora francesa que foi lançado em 2019. O e-208 é equipado com um motor elétrico que fornece uma potência de até 136 cavalos e tem uma autonomia de cerca de 340 km, dependendo das condições de uso.

Peugeot e-208

O veículo é considerado uma opção viável para quem procura um carro elétrico compacto e ágil, adequado para o trânsito urbano. O e-208 tem um design moderno e elegante, com linhas esportivas e um interior espaçoso e confortável.

Além disso, ele vem equipado com diversos recursos tecnológicos, como uma tela de 10 polegadas para controle do sistema de entretenimento e informações do veículo, além de sensores de estacionamento, câmera de ré e sistema de alerta de colisão frontal. 

Nissan Leaf – R$ 235.800

O Nissan Leaf sofrerá um grande reajuste em seu preço, com uma queda de quase R$ 70 mil. No momento de publicação deste texto, o modelo ainda não está sendo vendido com o preço atualizado. No entanto, achamos que seria interessante já adicionar ele na lista, visto que essa queda acontecerá ainda esse ano. Por isso, se você quer comprar um Nissan Leaf espere apenas mais um pouquinho, valerá muito a pena!

nissan leaf

O Nissan Leaf possui um motor elétrico de 150 cavalos de potência e uma bateria de íon-lítio, que fornece uma autonomia elétrica de até 385 quilômetros com uma carga completa (dependendo do modelo e da condição da bateria). Ele também vem equipado com uma variedade de recursos de tecnologia, como uma tela sensível ao toque de 8 polegadas, um sistema de som premium da Bose e conectividade com smartphones.

Renault Zoe – R$ 239.990,00

A Renault volta à lista com o Zoe, um modelo compacto, com capacidade para transportar até cinco pessoas, e é alimentado por um motor elétrico que fornece uma potência máxima de 135 cavalos. 

Renault Zoe

O veículo possui uma bateria de íons de lítio com uma autonomia de até 395 km, dependendo das condições de uso. Além disso, ele é equipado com uma série de recursos tecnológicos, como um sistema de entretenimento com tela sensível ao toque, ar-condicionado automático, câmera de ré e sensores de estacionamento. 

JAC E-JS4 – R$ 242.900,00

Outra montadora que aparece de novo na lista é a JAC, com o E-JS4.O modelo é um compacto do tipo SUV, com capacidade para transportar até cinco passageiros, e é alimentado por um motor elétrico que fornece uma potência máxima de 114 cavalos. O E-JS4 possui uma bateria de íons de lítio com uma autonomia de até 380 km, dependendo das condições de uso.

Ele é equipado com uma série de recursos tecnológicos, como um sistema de entretenimento com tela sensível ao toque, ar-condicionado automático e sensores de estacionamento. 

JAC E-J7 – R$ 249.900

Outro JAC na lista de carros elétricos mais baratos é o E-J7. Ele tem um motor elétrico de 114 cavalos de potência, bateria de íons de lítio de 54,6 kWh e uma autonomia de até 400 km (ciclo NEDC). Além disso, o JAC E-J7 possui diversos recursos, como controle de cruzeiro adaptativo, sistema de navegação, câmera de visão traseira, sensor de estacionamento e sistema de som com 8 alto-falantes.

Fiat 500e – R$ 254.790

Uma das marcas de carro mais tradicionais do Brasil, a Fiat tem no 500e seu primeiro veículo totalmente elétrico vendido em nosso país. Lançado em 2013 como uma versão elétrica do icônico Fiat 500, o carro é super compacto e possui apenas duas portas.

fiat 500e

O modelo possui um motor elétrico que produz 111 cavalos de potência e uma bateria de íon-lítio de 24 kWh que fornece uma autonomia de cerca de 140 quilômetros com uma carga completa. Ele também vem equipado com uma variedade de recursos de segurança, como controle de estabilidade eletrônico, freios ABS e airbags.

O Fiat 500e é um carro bastante popular entre os consumidores que buscam um carro elétrico pequeno e ágil, ideal para a cidade. Ele oferece uma experiência de condução suave e silenciosa, além de ser ecologicamente correto e ter um baixo custo operacional.

Peugeot e-2008 – R$ 259.990

O Peugeot e-2008 foi lançado em 2020 e é uma versão totalmente elétrica do Peugeot 2008, um SUV compacto que se destaca pelo seu design moderno e esportivo.

O Peugeot e-2008 possui um motor elétrico de 136 cavalos de potência e uma bateria de íon-lítio de 50 kWh, que fornece uma autonomia elétrica de até 320 quilômetros com uma carga completa. Ele também vem equipado com uma variedade de recursos de tecnologia, como uma tela sensível ao toque de 10 polegadas, um sistema de som premium e conectividade com smartphones.

Peugeot e-2008 azul

O modelo também vem com uma variedade de recursos de segurança, como controle de estabilidade eletrônico, assistência de frenagem de emergência e airbags.

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Os carros elétricos mais caros do Brasil

Se falamos sobre os carros elétricos mais acessíveis, nada mais justo do que olhar para os modelos mais caros, não é mesmo?

Um dos pontos mais interessantes de se observar para esses modelos mais luxuosos é o grande investimento que marcas muito tradicionais estão fazendo nesse mercado, derrubando mais uma vez o argumento de que os veículos elétricos são apenas algo passageiro.

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ – R$ 1.350.000

O carro elétrico mais caro vendido no Brasil atualmente é o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, um modelo de carro elétrico de alta performance fabricado pela Mercedes-Benz em colaboração com sua divisão esportiva, a AMG. Ele faz parte da linha EQ da Mercedes-Benz, que é dedicada aos carros elétricos.

O EQS 53 4MATIC+ vem equipado com dois motores elétricos que fornecem uma potência combinada de 484 kW (658 cv) e um torque máximo de 950 Nm. Ele possui uma bateria de íons de lítio com capacidade de 107,8 kWh, que lhe proporciona uma autonomia estimada de até 580 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Além de sua performance incrível, o EQS 53 4MATIC+ também apresenta um design elegante e sofisticado, com uma carroceria aerodinâmica e um interior luxuoso equipado com tecnologia de ponta.

Porsche Taycan Turbo S – R$ 1.079.000

O Porsche Taycan Turbo S é um carro elétrico de esportivo fabricado pela Porsche, que foi lançado em 2020. Ele é o modelo topo de linha da linha Taycan, que é a primeira linha de carros elétricos da Porsche.

Porsche Taycan Turbo S branco

O Taycan Turbo S vem equipado com dois motores elétricos que fornecem uma potência combinada de 560 kW (750 cv) e um torque máximo de 1.050 Nm, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Ele possui uma bateria de íons de lítio com capacidade de 93,4 kWh, que lhe confere uma autonomia estimada de até 412 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Além de sua impressionante performance, o Taycan Turbo S também apresenta um design esportivo e elegante, com uma carroceria aerodinâmica e um interior luxuoso equipado com tecnologia de ponta, incluindo um cluster de instrumentos digital e uma tela central de entretenimento de 10,9 polegadas

Como é tradicional dos carros da Porsche, o modelo também pode ser equipado com diversos opcionais, como uma tela adicional para o passageiro, cores de interior e exterior, rodas customizadas, entre outros.
Existem outras versões mais baratas do modelo, mas que não entregam todos os luxos que a top de linha oferece.

BMW iX xDrive50 – R$ 847.000

O BMW iX xDrive50 é um veículo elétrico da BMW que foi lançado em 2021. Ele faz parte da linha de modelos iX da BMW, que é uma linha de veículos elétricos premium.

O iX xDrive50 é equipado com dois motores elétricos que fornecem uma potência total de 516 cavalos, o que permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em cerca de 4,6 segundos.

BMW iX xDrive50

Ele também possui uma bateria de alta capacidade que fornece uma autonomia de até 600 km, de acordo com o ciclo de teste WLTP. O BMW iX xDrive50 também possui recursos avançados de assistência ao motorista, como o assistente de condução semiautônomo e o assistente de estacionamento remoto. Além disso, ele apresenta um design moderno e futurista, com uma grade dianteira luminosa e um interior espaçoso e sofisticado.

Audi e-tron S Sportback – R$ 844.990

O Audi e-tron S Sportback é um carro elétrico de alta performance da marca alemã, que chegou ao mercado em 2020. Ele é uma versão esportiva do e-tron Sportback, oferecendo um desempenho ainda mais empolgante.

Com três motores elétricos que juntos produzem 370 kW (496 cv) de potência e um torque máximo de 973 Nm, o e-tron S Sportback é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Ele vem equipado com uma bateria de íons de lítio de 95 kWh, que lhe confere uma autonomia de até 365 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Audi e-tron S Sportback


O design do e-tron S Sportback é elegante e esportivo, com uma carroceria aerodinâmica e linhas fluidas. O interior é luxuoso e tecnológico, com destaque para o cockpit virtual e o sistema de infotainment MMI touch response.

Jaguar i-Pace SE R$ 629.000

O Jaguar I-PACE SE é um SUV elétrico lançado em 2018 pela Jaguar, oferecendo um desempenho potente e um design elegante. Com um motor elétrico em cada eixo, o I-PACE SE pode alcançar uma potência total de 394 cavalos.

Jaguar i-Pace SE


A bateria de 90 kWh proporciona uma autonomia de até 470 km, segundo o ciclo de teste WLTP. O sistema de carga rápida pode carregar a bateria até 80% em cerca de 40 minutos. No interior, o I-PACE SE é equipado com recursos avançados, como um sistema de infotainment com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e um sistema de som premium Meridian. O SUV também possui uma câmera frontal que ajuda a evitar colisões.

O design do I-PACE SE é elegante e moderno, com um exterior atraente e um interior espaçoso e sofisticado. Em resumo, o Jaguar I-PACE SE é um veículo elétrico premium que oferece desempenho, autonomia e estilo em um pacote atraente.

Quantos carregadores de carros elétricos existem no Brasil hoje?

Em uma última pesquisa realizada sobre o assunto pela Elev, foram contabilizados cerca de 1.300 carregadores de carro elétrico no Brasil. A pesquisa  apontou que maioria desses carregadores está localizada na região Sudeste, com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte entre as principais.

carro elétrico carregando na rua

Para que os veículos elétricos sejam realmente viáveis no Brasil, são necessários investimentos em uma boa estrutura de carregadores.

O que são os carros elétricos?

Os veículos elétricos, como o próprio nome já diz, são aqueles movidos à eletricidade. Ou seja, usam um ou mais motores elétricos para que o carro se movimente (tração) e tenha impulso (propulsão).

Já os automóveis tradicionais usam motores de combustão interna, utilizando combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) — gasolina, álcool ou diesel. Em vez disso, para se movimentarem, os carros elétricos se alimentam de energia elétrica, através de baterias ou células a combustível.

Como funciona o carro elétrico?

Primeiramente, é importante ressaltar que nem todos os carros elétricos funcionam do mesmo modo. Isso porque não existe apenas um tipo de veículo elétrico, existindo inclusive aqueles sendo híbridos plug-in — ou seja, podem ser movidos à eletricidade (e serem recarregados) ou à combustão interna. 

O funcionamento destes à combustão é simples, operando como os carros tradicionais: basta ir até um posto de combustível e abastecer o veículo. Já no caso do motor elétrico, tanto para os carros 100% movidos à eletricidade quanto para os híbridos, o funcionamento se dá por meio da bateria, geralmente composta de íons de lítio. 

carro elétrico

Para que esse motor funcione, no entanto, não é por meio do abastecimento. Como ele opera através da bateria, é necessário que a peça esteja carregada, ou seja, faz-se necessário o carregamento via fonte externa, basicamente como se carrega o celular: via cabo e plugue.

Ainda existem os veículos que operam por meio de células de combustível de hidrogênio, os chamados automóveis à célula de combustível. E vale destacar ainda que há veículos híbridos sem ser plug-in, ou seja, embora possuam um motor elétrico, não podem ser recarregados via fonte externa. 

Quais os benefícios de veículos elétricos?

O principal benefício dos carros elétricos tange a questão ambiental. Emitindo muito menos gases poluentes — os quais colaboram para o efeito estufa — os veículos movidos à eletricidade são uma alternativa sustentável aos carros com combustão interna. 

Veículos recarregados por meio da rede elétrica poluem muito menos o meio ambiente que os tradicionais, abastecidos em postos de combustível. E é importante dizer que, quando as baterias dos carros elétricos são carregadas a partir de energias renováveis, como a solar fotovoltaica ou a eólica, a poluição pode ser quase nula.

Além disso, vale destacar que, embora sejam mais caros que os veículos tradicionais (combustão interna), os carros elétricos possuem um custo de manutenção inferior. Fatores que contribuem para isso são:

  • Energia elétrica mais barata que o preço dos combustíveis;
  • Menor precisão de serviços de reparo por conta do motor ser mais simples, possuindo menos peças;
  • Impostos mais baixos.

Outro fator que beneficia o usuário de carros elétricos é a eficiência que esse tipo de veículo traz. Quando comparamos com os motores de combustão — com cerca de 35% de eficiência —, os motores elétricos saem muito na frente — com cerca de 95% de eficiência, reduzindo o custo por quilômetro rodado.

Além disso, os usuários contam com vantagens como maior espaço para bagagens e passageiros, afinal, o motor elétrico ocupa muito menos espaço que o motor à combustão e o sistema de transmissão e possuem maior desempenho. 

Isso porque o torque desses veículos é total quando o motorista toca no acelerador, a tração é integral e o centro de gravidade é bem mais baixo. Sendo assim, os carros e outros meios de locomoção elétricos podem contribuir para uma melhor mobilidade urbana. 

Portanto, diante de todas essas vantagens, não teria como o custo-benefício desses veículos não valer a pena.

Quais as desvantagens dos carros elétricos?

Mesmo com os carros elétricos tendo vários pontos positivos, existem algumas coisas que pesam contra os veículos.

  • Por ainda estarem sendo desenvolvidas, as baterias atuais são pesadas, caras e difíceis de reciclar;
  • A autonomia dos carros elétricos pode deixar a desejar;
  • Diferentemente do que ocorre com o abastecimento de veículos com motor à combustão, os carros elétricos demoram horas para terem sua bateria totalmente recarregadas;
  • O investimento inicial para adquirir um carro elétrico ainda é muito alto no Brasil;
  • Ainda há poucas opções de carros elétricos e de fabricantes desse tipo de veículo.

Carros elétricos no Brasil

Embora o Brasil ainda esteja muito distante de outros países quando o assunto é a realidade dos carros elétricos, as projeções para o setor são otimistas de acordo com especialistas. 

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), de 2020 para 2021, houve um aumento de 29,4% nas vendas de veículos elétricos no Brasil. Até o ano de 2030, estima-se que o cenário brasileiro apresentará quase 200 mil unidades de veículos movidos à eletricidade.

Vale destacar que um dos motivos para outros lugares estarem tão à frente do Brasil, como países europeus e a China, deve-se a incentivos governamentais, os quais são necessários para o panorama brasileiro ficar mais favorável.

Afinal, muitos dos países que obtêm sucesso neste setor, contam com incentivos financeiros e de isenção fiscal para que, assim, o usuário escolha pelos carros elétricos em vez dos carros à combustão interna. 

E como carros, e outros meios de locomoção elétricos podem contribuir para uma melhor mobilidade urbana.