Desde que os dispositivos inteligentes se tornaram cada vez mais presentes em nossas rotinas, acessórios para facilitar ou melhorar o uso deles são constantemente inventados. Como a maioria dos eletrônicos portáteis funcionam a base de bateria, manter esses dispositivos sempre carregados é uma das maiores preocupações de seus usuários.
Quem nunca esteve na situação de ter várias tarefas acumuladas e problemas para serem resolvidos com a bateria do celular quase acabando? Ou pior: quando você finalmente consegue uma tomada para plugar o carregador, e o cabo está com mal contato e não funciona.
Nada pior do que ficar na mão em uma hora dessas né?
Mas uma solução para o problema de cabos defeituosos pode ter chegado para salvar nossas baterias.
Os carregadores por indução prometem carregar nossos dispositivos apenas ao encostá-los em uma pequena base, sem a necessidade de conectar um fio diretamente no aparelho. Prático e fácil.
Confia abaixo um pouco sobre como essa tecnologia funciona!
Como funciona o carregador por indução?
A proposta do carregador por indução é muito simples: você posiciona seu smartphone (ou outros dispositivos compatíveis) em cima de uma plataforma e ele começa a carregar. Sem cabos, sem adaptadores, apenas com a facilidade de um toque.

Mas como isso é possível?
A fabricação da maioria dos componentes internos dos carregadores por indução é feita com metais, materiais que são excelentes condutores de eletricidade.
Quando posicionamos nossos aparelhos em cima da base do carregador, há uma indução do movimento das cargas no interior desses materiais. Esse movimento produz corrente elétrica e permite que a eletricidade flua para dentro de nossos dispositivos.
Como saber se meu celular carrega por indução?
Por mais que a tecnologia dos carregadores por indução seja incrível e muito prática, é preciso ter atenção para saber se seu dispositivo é compatível com ela.
Como o carregamento por indução é uma característica cada vez mais buscada nesses aparelhos, fica fácil achar essa informação na internet. Basta buscar o nome de seu aparelho seguido por “carrega por indução?” que a resposta deve aparecer!
Mas para facilitar, listamos alguns modelos populares que possuem essa tecnologia. Confira a lista por fabricante!
Celulares Apple que carregam por indução
- iPhone 14 Pro Max/ iPhone 14 Pro / iPhone 14 Plus/ iPhone 14
- iPhone 13 Pro Max/ iPhone 13 Pro/ iPhone 13/ iPhone 13 Mini
- iPhone 12 Pro Max; iPhone 12 Pro/ iPhone 12/ iPhone 12 Mini
- iPhone SE
- iPhone 11 Pro Max/ iPhone 11 Pro/ iPhone 11
- iPhone XR
- iPhone XS Max/ iPhone XS
- iPhone X
- iPhone 8 Plus
- iPhone 8
Celulares Samsung que carregam por indução
- Galaxy S22 / S22 Plus / S22 Ultra
- Galaxy S21 / S21 Plus / S21 Ultra
- Galaxy S20 / S20 Plus / S20 Ultra / S20 FE
- Galaxy Note 20 / Note 20 Ultra
- Galaxy S10 / S10e / S10 Plus
- Galaxy Note 10 / Note 10 Plus
- Galaxy Z Fold / Fold 2 / Fold 3 5G / Fold 4 5G
- Galaxy Z Flip / Flip 3 5G / Flip 4 5G
- Galaxy S9 / S9 Plus
- Galaxy Note 9
- Galaxy S8 / S8 Active / S8 Plus
- Galaxy Note 8
- Leader 8
- Galaxy S7 / S7 Active / S7 Edge
- Galaxy S6 / S6 Active / S6 Edge / S6 Edge Plus
- W2016
Celulares Motorola que carregam por indução
- Droid Maxx, Droid Mini, Droid Turbo, Droid Turbo 2
- Moto Maxx, Moto X Force
- Edge+
Celulares Sony que carregam por indução
- Xperia XZ2/ Xperia XZ2 Premium
- Xperia XZ3/ Xperia Z3V
- Xperia Z4V
- Xperia 1 II
Celulares Xiaomi que carregam por indução
- Mi MIX 2S
- Mi Mix 3
- Mi Mix 4
- Mi 9
- Mi 10/ Mi 10 Pro /Mi 10 Ultra
- Mi 11
- Xiaomi 12 / 12 Pro

Carregador por indução Samsung
Atualmente a marca comercializa o modelo Samsung Carregador Rápido Sem Fio Slim, que promete entregar um carregamento veloz acompanhado de um visual elegante e discreto. Além disso, ele também consegue carregar outros dispositivos da marca como o Galaxy Buds (fones de ouvido sem fio).

Leia também
- Como aumentar a vida da bateria do seu celular
- Os carros elétricos mais baratos e mais caros do Brasil em 2023
- Como liberar espaço no celular
Carregador por indução Apple
A Apple atualmente comercializa seu carregador sem fio chamado de MagSafe, compatível com os modelos iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 13, iPhone 13 Pro, iPhone 12 e iPhone 12 Pro.

A maçã também disponibiliza em seu site algumas bases de carregamento feitas em parceria com a fabricante Belkin. Essas são um pouco mais robustas, podendo carregar o Apple Watch (relógio inteligente da marca) e os AirPods (fones sem fio).

Mas você deve estar se perguntando “por qual motivo a Apple vende as bases de carregamento de outras empresas e não fabrica as próprias?”
Acontece que a empresa trabalhou por muitos anos em um projeto de uma plataforma de carregamento por indução. Chamado de “AirPower”, ele tinha a intenção de carregar vários dispositivos da marca ao mesmo tempo.

Isso criou uma grande expectativa nos fãs da empresa, e a cada evento de anúncio de novos produtos que o produto não aparecia, a esperança do lançamento ia diminuindo.
A Apple no fim cancelou o projeto e anunciou que não pretende mais investir em um produto parecido, pelo menos por enquanto. Os principais problemas que os engenheiros encontraram foi em relação ao superaquecimento da base, que tinha dificuldades em dissipar o calor.
Caso você tenha mais curiosidade sobre esse caso que foi motivo de debate entre os fãs da empresa, confira o vídeo abaixo do canal Marques Brownlee. O conteúdo está em inglês, mas é possível ligar as legendas em português e assistir tranquilamente!
Como saber o quanto os carregadores por indução gastam de energia?
E como esses dispositivos tão incríveis afetam nossa conta de energia? A resposta aqui varia de acordo com o modelo que você decidir adquirir. Mas há uma maneira muito fácil de saber o impacto de qualquer aparelho na sua fatura de luz.
Com o medidor de energia inteligente da LUZ você pode acompanhar o pico de energia dos seus aparelhos em tempo real. Além disso, também é possível saber exatamente quanto você irá pagar na sua próxima fatura, evitando sustos na hora de quitar os boletos.
Para ter acesso ao medidor inteligente e ainda ganhar até 20% de desconto na sua fatura de energia todos os meses, basta realizar nossa simulação gratuita. Depois disso bastam três cliques para você se tornar um cliente da LUZ! É fácil e rápido!

Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ