Com o grande avanço de sistemas e produtos focados em facilitar a vida das pessoas, o assunto automação residencial ganha cada vez mais destaque. Com o objetivo de trazer mais praticidade e conforto, grandes empresas estão investindo muito em aparelhos inteligentes que assumem tarefas domésticas muitas vezes maçantes e cansativas.
A automação residencial também está sendo responsável por abrir um segmento de mercado totalmente focado nela, onde empresas oferecem uma infraestrutura mais robusta que conta até mesmo com controle por interfaces customizadas.
Mas não é preciso ir tão longe para trazer mais autonomia para a sua casa. Atualmente é possível encontrar todo tipo de produto inteligente para transformar sua residência em um verdadeiro ecossistema digital. Já que tudo ao nosso redor é “smart”, por que não fazer nossa casa ser assim também?
O que é automação residencial?
Como explicamos de forma rápida introdução, a automação residencial tem como foco aumentar a segurança, o conforto e praticidade dentro dos nossos lares. Tudo isso graças a produtos e sistemas que se integram e realizam tarefas domésticas por conta própria, facilitando muito a vida das pessoas que vivem na residência.

Uma parcela da população ainda acha que esse tipo de tecnologia está distante da realidade da maioria dos brasileiros, e não é difícil de imaginar o por que. Mas o cenário atual está provando justamente o contrário.
Com o aquecimento desse mercado, cada vez mais empresas estão se dedicando à fabricação de produtos inteligentes, o que faz com que o preço diminua consideravelmente. Para a alegria dos nossos bolsos!
Outro ponto que pesa muito a favor das tecnologias que contribuem para a automação residencial é o avanço da internet das coisas em nosso dia a dia.
Como a internet das coisas contribui para a automação?
A relação entre IoT e automação residencial é como queijo minas e goiabada: são coisas diferentes, mas funcionam muito melhor unidos.
A internet das coisas permite que os aparelhos tenham acesso à rede e com isso possam interagir entre si e serem controlados de forma remota em grande parte das vezes. Esse ecossistema de aparelhos inteligentes que permite a automação de funções que há alguns anos não eram possíveis.

Quer entender um pouco mais sobre a internet das coisas e sua aplicação no dia a dia? Então dá uma olhada no artigo dedicado totalmente à ela, onde nos aprofundamos no tema e tiramos todas as suas dúvidas!
Como fazer automação residencial?
A automação residencial pode ser feita por qualquer pessoa, já que basta adquirir produtos que interajam entre si e gerem um ecossistema digital. Não é preciso ser nenhum especialista para colocar essas melhorias em prática!
Porém, também é possível contratar empresas especializadas que farão um planejamento completo e a instalação de um sistema mais robusto na residência.
Se você quiser começar a automatizar sua casa o mais breve possível, o mais recomendado é começar adquirindo um assistente digital. Os mais populares são o Google Home, a Alexa e o Apple HomePod. Cada um possui suas peculiaridades e a escolha é totalmente pessoal, já que todos cumprem bem seu papel de coordenar a residência.

Os assistentes serão o centro do ecossistema, uma vez que os demais produtos serão conectados com eles. Essa interação que irá permitir o controle por voz dos aparelhos, por exemplo.
O próximo passo é procurar outros produtos inteligentes que possam ser conectados aos assistentes virtuais. As lâmpadas estão entre os mais adquiridos, já que permitem uma interação muito legal. É possível pedir para acender ou apagar, e em alguns modelos até regular a intensidade e a cor da lâmpada, tudo por voz.
Outros equipamentos interessantes são interruptores inteligentes (que permitem ligar e desligar aparelhos por voz), fechaduras inteligentes (que funcionam por impressão digital ou código e dispensam o uso de chaves), sensores de presença inteligentes (que podem ser programados para acender a luz automaticamente quando alguém entra no cômodo, por exemplo), entre muitos outros.

Para pessoas que desejam um sistema um pouco mais robusto, é possível contratar o serviço de algumas empresas que fazem um planejamento completo da residência. Com isso, aparelhos mais complexos como o ar-condicionado também são integrados ao ecossistema da casa.
Como ver meu consumo de energia de forma inteligente?
Como pudemos ver uma casa automatizada trás grandes benefícios e facilidade para o dia a dia das pessoas. Essa inteligência, porém, não estava chegando até uma área muito importante de todas as residências: a energia.
Todos nós sabemos o quanto a conta de energia é complicada. Não dá pra entender direito o que está sendo cobrado, não sabemos qual será o valor até ela chegar e seu formato está na contramão de tudo de moderno e fácil que temos hoje.

Com a LUZ você recebe um medidor inteligente que te mostra em tempo real exatamente o quanto de energia você está consumindo, e o quanto isso afeta no valor da sua conta. Você também tem uma prévia do valor da sua próxima conta, para saber se está dentro da média ou se é preciso diminuir um pouco o consumo.
Você pode ter tudo isso de forma gratuita e ainda ganhar um desconto garantido de até 20% em TODAS as suas contas. Parece bom demais para ser verdade? Saiba que essa é a nova realizada. Faça sua simulação e venha fazer parte da energia inteligente.
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ