A automação pode ser definida como um sistema formado por dispositivos eletrônicos ou mecânicos que tem a finalidade de facilitar a execução de uma tarefa. Na grande maioria dos casos, isso também significa um menor esforço humano.
O conceito de automação não é novo, uma vez que nossos ancestrais já utilizavam processos do tipo para facilitar seu dia a dia. Moinhos e rodas d’água já eram considerados sistemas automatizados, mesmo que não contassem com aparatos eletrônicos complexos em suas composições.
Há algumas décadas que a automação vem ganhando cada vez mais destaque, especialmente para poupar tempo na execução de tarefas. Uma das áreas mais beneficiadas com esse tipo de avanço tecnológico é o setor industrial.
Confira abaixo um pouco do que é automação industrial e os benefícios que ela proporciona.
O que é automação industrial?
A automação industrial consiste na substituição do trabalho humano por sistemas inteligentes ou máquinas. O objetivo é desenvolver mecanismos que atuem por conta própria com a menor interferência possível de um operador.
Ter uma máquina como a principal responsável por uma tarefa traz grandes benefícios para o processo de produção como um todo.
A agilidade é um dos maiores pontos positivos que a automação trouxe para as indústrias. Como os equipamentos não cansam, não precisam de pausas nem de ambientes muito elaborados para funcionarem, a produção pode continuar por muito mais tempo. Algumas fábricas, inclusive, operam 24 horas por dia, sete dias por semana.

As máquinas também podem significar uma redução de custos para os donos de empresas. Por mais que o investimento inicial em equipamentos de qualidade possa ser um pouco alto, uma vez adquirido eles necessitam de poucos gastos para continuar funcionando.
A geração de dados também é um ponto muito presente na automação industrial, já que diminui consideravelmente a possibilidade de falhas críticas na produção. Esses sistemas produzem relatórios que são muito úteis para a identificação de mal funcionamento ou configurações equivocadas que estejam afetando a produtividade.
O que faz um técnico em automação industrial
Mesmo que a automação ofereça ferramentas que automatizem a produção, ainda não necessários operadores e técnicos para controlar e monitorar as máquinas.
O Técnico em Automação Industrial é o responsável por fazer a integração dos sistemas automatizados, colocar em prática os programas que irão rodar na produção, supervisionar os equipamentos operantes, instalar novos sistemas, entre outras funções.

Os campos de atuação de um Técnico em Automação Industrial são voltados especialmente para indústrias que contem com linhas de produção com um certo grau de automação. Empresas automobilísticas, metalúrgicas, petroquímicas, fabricantes de componentes elétricos, dentre muitas outras.
Quanto ganha um Técnico em Automação?
Hoje em dia a média salarial de um Técnico em Automação Industrial está entre R$ 3.400,00 e R$ 4.034,00.
Lembrando que esses valores são apenas estimativas feitas por empresas que trabalham com processos seletivos. Muitos fatores podem influenciar na remuneração, como tempo de experiência, formação e a companhia que está contratando.
Cursos de automação industrial
As pessoas que possuem interesse em adquirir mais conhecimento sobre os processos que compõe a automação industrial, ou que pretendem trabalhar na área, podem ter acesso a diversos cursos preparatórios.
O tema é ensinado tanto em instituições de ensino superior quanto em cursos técnicos. O curso de automação industrial do Senai, por exemplo, é um dos mais buscados na área.
A automação pode tirar empregos?
Como pudemos ver a automação industrial traz muitos benefícios para a empresas que investem nela, mas será que os trabalhadores saem prejudicados nessa história?
Um pensamento que é compartilhado há muito tempo é que as máquinas irão acabar com o trabalho humano. De fato, a necessidade de um trabalho mais “braçal” diminui muito com o advento de sistemas automatizados. Isso contribui para sustentar o argumento de que o desemprego aumentaria conforme a automação fosse progredindo.
Porém é importante lembrar que a influência humana ainda é necessária para que as máquinas operem corretamente. Técnicos, operadores, mecânicos, programadores são fundamentais para que a produção continue funcionando.
Há também quem defenda o argumento de que as empresas que não investem em sistemas automatizados inevitavelmente ficarão para trás no mercado. Isso pode gerar lucros menores, acarretando em mais funcionários demitidos para cortar os gastos.
Essa discussão possui muitas linhas de raciocínio interessantes para se estudar e discutir. Na sua opinião, a automação industrial é algo positivo ou negativo? Comente!
Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ