Não é mistério para ninguém que a inteligência artificial está se tornando uma parte cada vez mais importante da rotina de trabalho de muitas pessoas.
Os avanços recentes mostram que essas inteligências já são muito capazes de produzirem conteúdos muito parecidos com os gerados por mãos humanas.
Por isso, é importante entender como identificar imagens geradas por IA para evitar a propagação de informações enganosas e para garantir a integridade das imagens que consumimos e compartilhamos em nosso cotidiano.
Neste texto, discutiremos algumas dicas úteis para identificar imagens geradas por IA.
- Analise a imagem em busca de elementos incomuns ou não naturais
- Verifique a resolução da imagem e o tamanho do arquivo
- Compare a imagem com outras imagens geradas por IA
- Use ferramentas online para detectar imagens geradas por IA
Analise a imagem em busca de elementos incomuns ou não naturais
Uma imagem gerada por IA pode conter objetos flutuando no ar, pessoas ou animais em posições impossíveis ou ângulos de câmera estranhos e inusitados. Procure por esses elementos incomuns que podem indicar que a imagem foi criada digitalmente.

Verifique a resolução da imagem e o tamanho do arquivo
Uma imagem gerada por IA pode ter uma resolução incomum, com detalhes excessivamente nítidos ou desfocados, ou um tamanho de arquivo muito grande ou pequeno. Imagens geradas por IA tendem a ter um tamanho menor do que imagens capturadas por câmeras fotográficas, porque as máquinas são programadas para criar apenas os pixels necessários para a imagem.
Compare a imagem com outras imagens geradas por IA
Existem várias plataformas online que exibem exemplos de imagens geradas por IA, como o “This Person Does Not Exist”, que exibe rostos gerados por IA. Ao comparar a imagem com outras imagens geradas por IA, você pode detectar semelhanças ou padrões que indicam a criação artificial da imagem.
Use ferramentas online para detectar imagens geradas por IA
Existem ferramentas especializadas que podem ajudá-lo a identificar imagens geradas por IA, como o “GANBreeder”, que é capaz de gerar imagens a partir de uma descrição textual, ou o “Which Face Is Real?”, que permite comparar imagens geradas por IA com imagens reais.
É importante lembrar que, embora essas técnicas possam ajudar na identificação de imagens geradas por IA, nem sempre é possível ter certeza absoluta. Algoritmos de geração de imagens estão se tornando cada vez mais avançados e realistas, o que torna difícil distinguir entre imagens reais e imagens geradas por IA.

Tags:
Sobre o Autor

Leonardo Henrique
Redator e analista de SEO na LUZ