Nem todas as pessoas estão familiarizadas com o universo da energia elétrica e como ela funciona. É claro que quase todo mundo sabe que é ela que faz as luzes acenderem, as máquinas e aparelhos funcionarem e que chegam nas casas e empresas por meio de um sistema interligado, desde a transmissão até a distribuição

No entanto, o Brasil vem fortalecendo o conhecimento sobre o mercado livre de energia, um ambiente de contratação que é muito utilizado pelas empresas para garantir benefícios financeiros e diferenciais competitivos. Esse modelo já atende muitas empresas que fazem parte do Grupo A, ou seja, que estão conectadas em média e alta tensão.  

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) possui termos mais complexos que podem soar estranhos para quem não entende tanto de energia. Vale ressaltar que você não precisa se preocupar com essas questões técnicas, porque dentro desse mercado as empresas varejistas comercializadoras de energia, cuidam de todos os processos, tirando essa responsabilidade do consumidor.  

Neste conteúdo, vamos explorar um dos conceitos usados no universo da energia: o “lastro de energia”. Esse termo técnico é uma parte integral do dia a dia de profissionais que atuam no setor energético, embora possa ser menos familiar para o público em geral. Acompanhe-nos enquanto desvendamos o significado e a importância da existência do mecanismo de lastro!

Mas, afinal, o que é o lastro de energia?  

Lastro de energia é um conceito fundamental no setor elétrico que se refere à garantia de disponibilidade de energia para atender à demanda do consumidor. Em outras palavras, é a segurança dos recursos de energia em contrato comparado ao consumo de energia. 

Quem faz esse controle é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que é um órgão que tem como objetivo tornar viável o comércio de energia elétrica no mercado livre de energia. 

A CCEE fica responsável por apurar, todo mês, o total dos contratos das empresas (recursos) e o consumo de energia (requisitos). É baseado nesse somatório dos últimos 12 meses, que se consolida o que chamamos de lastro de energia. 

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), consumidores e geradores de energia têm liberdade para negociar contratos diretamente e prever a quantidade de energia que será fornecida e garantir que a oferta atenderá à demanda, mas também precisam estar dentro das regras para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico.

Quem faz isso por você?

No Mercado Livre de Energia, a gestão do lastro é crucial para garantir que os consumidores tenham energia suficiente para atender às suas necessidades. O não cumprimento das obrigações de lastro pode resultar em sanções regulatórias. Essas penalidades são aplicadas para garantir que todos os agentes mantenham a confiabilidade do sistema elétrico.  

Por isso, é muito importante que os consumidores do mercado livre de energia escolham bem sua comercializadora.  Estas empresas, após contratadas, irão auxiliar sua empresa nos processos burocráticos, assim você aproveita apenas os benefícios que esse mercado traz. 

A fornecedora digital de energia LUZ, que faz parte do Grupo Delta Energia, empresa de 22 anos de mercado e responsável por realizar a primeira migração de empresas para o mercado livre de energia no Brasil, oferece todo apoio e exclusividade para quem migrar para o Ambiente de Contratação Livre.  

Além disso, a LUZ oferece muitas vantagens dentro do Mercado Livre de Energia:  

  • Desconto garantido de até 30% na fatura de energia;  
  • Previsibilidade de gastos;  
  • Sem obras ou investimentos iniciais;  
  • Gestão do seu consumo online;  
  • Sustentabilidade: energia limpa e renovável.  

Saiba mais sobre a LUZ e como ela pode ajudar o seu negócio no Mercado Livre de Energia clicando aqui