Muito se fala em um mundo mais sustentável e limpo nos dias atuais. Essa é uma preocupação mundial e uma das pautas mais importantes que são discutidas na sociedade.
O mercado das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) está ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo e profissional. Nós já trouxemos aqui esse tema, onde empresas estão procurando mais profissionais com carreiras ligadas ao ESG.
Leia também:
- ESG: Habilidades necessárias para se tornar um bom profissional
- ESG: a tecnologia a favor de uma energia eficiente
Então, se a teoria das ações sustentáveis está sendo bem difundida no Brasil, por que muitos empresários ainda se perguntam: o que minha empresa ganha de verdade ao aderir o ESG?
Bom, criamos esse artigo para trazer, pelo menos, 5 vantagens que as práticas ESG podem oferecem ao seu negócio. Vamos lá?!
1) Interesse público e crescimento na base de clientes
Estamos vivendo um momento em que os consumidores estão cada vez mais responsáveis e antenados com a conduta das empresas. Por isso, seguir a agenda ESG significa atrair mais clientes. As certificações e selos de sustentabilidade garantem ao consumidor que a empresa realmente assumiu um compromisso sustentável. Em um cenário onde as redes sociais e “cancelamentos” estão em alta, a imagem da empresa perante o público é fator decisivo de sucesso ou de fracasso.
2) Diferenciais competitivos no mercado
No Brasil, o mercado de ESG ainda é considerado novo. Por isso, as organizações com certificado de sustentabilidade contam com grande vantagem competitiva. Esse é um investimento de longo prazo que deve ser iniciado o quanto antes, porque quando o seu concorrente estiver iniciando as práticas sustentáveis, sua empresa já estará com a agenda ESG funcionando e impactando a sociedade.
Na grande competitividade do mercado estabelecido pelo comportamento exigente dos consumidores, é importante que a sua empresa se preocupe com os diferenciais valiosos que a marca e o produto podem adicionar a vida do consumidor, influenciando de forma positiva em como ele pensa, sente e age em relação à sua empresa.
3) Atrair novos investimentos
Segundo os dados divulgados pela empresa americana Bloomberg, do mercado financeiro, é estimado que a agenda sustentável consiga atrair cerca de 53 trilhões de dólares em investimentos para o ano de 2025.
Isso mostra que os investidores apostam suas fichas em empresas com estabilidade a longo prazo e que estão atentas às tendências do mercado consumidor. Ou seja, fazer negócios com boas ações ambiental, social e econômica é também mais lucrativo.
4) Crescimento Sustentável
A sustentabilidade se resume na capacidade de manter um processo ou sistema a longo prazo que traga benefícios ao meio ambiente e à sociedade em geral. A demonstração de um compromisso com os valores éticos e de responsabilidade social, atrai e fideliza clientes conscientes. Além disso, o crescimento sustentável pode aumentar a inovação interna, à medida que a empresa busca constantemente maneiras mais eficientes e ecológicas de operar.
5) Redução de custos e mais eficiência
Ter um foco sustentável pode resultar em economias operacionais, seja na redução de desperdícios, na otimização de recursos já existentes e renováveis, ou na busca por minimizar custos associados a multas e penalidades ambientais.
Quando falamos em evitar desperdícios no processo de produção ou no reaproveitamento de materiais, estamos fortalecendo a cultura de boas práticas que tornam a empresa mais competitiva e eficiente.
Um exemplo é o uso consciente da energia elétrica, que pode ser gerada através de fontes limpas e 100% renováveis. As empresas podem optar por escolher soluções alternativas que vão gerar redução de custos, sem precisar de investimentos, além de trazer mais transparência para sua gestão de contas e despesas.
Ter a cultura ESG é realmente tão importante?
Você pode ainda estar se perguntando se isso é tão importante assim, não é mesmo?! Ter um propósito genuíno para sua marca não é apenas uma estratégia, é um convite para uma jornada significativa. Hoje, empresas que atraem talentos e cultivam clientes fiéis têm algo especial em comum: um propósito cativante.
E qual é o segredo? As pessoas não buscam apenas produtos, estão em busca de algo maior. Elas querem investir em experiências que reflitam seus valores e sonhos. É uma revolução que vai além das transações e cria laços profundos.
Imagine atrair mentes criativas e corações apaixonados. Imagine ver seus produtos e serviços se destacando em um mercado pulsante. Quando seu propósito ganha força, algo mágico acontece e os benefícios vão além dos números.
O mundo dos negócios também é sobre construir conexões, elevar vidas e deixar um legado. Um propósito bem definido não é apenas socialmente consciente, é também o fator que impulsiona seus negócios rumo a um sucesso duradouro. Abra as portas para um novo jeito de fazer negócios, onde cada passo é uma jornada emocionante em direção a um futuro mais brilhante.
Tags:
Sobre o Autor
Gian Bariani
Redator e Analista SEO