Não é segredo para ninguém que uma rotina corrida faz parte do dia a dia atual de grande parte dos brasileiros. É comum ter que se desdobrar em diferentes funções, no trabalho, em casa e até na vida social.
Nesse sentido, o mercado tem apresentado com cada vez mais frequência novas maneiras de otimizar esse tempo apertado ainda mais em um cenário em que a tecnologia é dominante. Exemplos práticos dessas soluções são os chamados gadgets, você já ouviu falar desse termo?
Resumidamente, os gadgets nada mais são do que dispositivos eletrônicos, que têm como principal característica deles oferecer facilidade por meio de suas funções distintas.
Quer saber mais sobre esse tema? Confira a seguir um artigo completo sobre os gadgets. Boa leitura!
Gadget: o que é?
Na tradução literal do inglês para o português, gadget significa algo como “dispositivo” ou “engenhoca”. Atualmente, esse termo tem sido bastante utilizado para se referir a objetos tecnológicos, ou até mesmo “inteligentes”.
Vale ressaltar que de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2020, cerca de 81% da população brasileira acima de 10 anos de idade faz uso da internet atualmente. Essas informações evidenciam a importância e a grandeza que a tecnologia tem nos dias de hoje.
Por isso, não à toa a palavra gadget – que é de origem inglesa – já está muito difundida no Brasil. Basicamente sendo usada como uma gíria tecnológica para descrever aparelhos portáteis, que na grande maioria das vezes são eletrônicos.
Para que os gadgets servem?
Com tais informações em mente, é importante mencionar que a principal função dos gadgets é oferecer algum tipo de otimização e/ou interação ao usuário final.
Ou seja, os gadgets ajudam a suprir diferentes necessidades que envolvem a rotina de uma pessoa, com o objetivo de trazer cada vez mais praticidade para nossas rotinas tão agitadas.
Por esse motivo, os gadgets são conhecidos por serem leves, pequenos e portáteis. De modo geral, existem diversos modelos desses dispositivos no mercado, atuando em diversas funções. Desde a contribuição na prática esportiva, até uma organização diária.
Os principais tipos de gadgets
Agora que já sabemos o que são gadgets e para que eles servem, vamos ver alguns exemplos práticos? A maioria dos itens que vamos comentar fazem parte da categoria de dispositivos vestíveis, ou seja, que utilizamos junto ao nosso corpo. Mas também listamos outros gadgets bacanas para sua casa e seu celular. Confira!
Smartwatch
O primeiro item da nossa lista é o queridinho smartwatch, ou relógio inteligente. Basicamente, esse gadget apresenta várias funcionalidades que otimizam o dia a dia, cumprindo um papel que vai muito além de somente a gestão de tempo.
Através do smartwatch é possível fazer/atender ligações, receber notificações diretas de seu smartphone, reproduzir conteúdo, ser utilizado como GPS etc.
Hoje em dia, diversas marcas já lançaram seus relógios inteligentes, mas o destaque ainda é da multinacional estadunidense Apple, com seu conhecidíssimo Apple Watch.
Mas não é por que a maçã lidera esse mercado que as concorrentes desistiram do setor. Samsung, Xiaomi e outras fabricantes também investem bastante para tentar abocanhar uma fatia desse setor.
Com tantas opções no mercado, por vezes fica difícil escolher um relógio inteligente. Para lhe ajudar com essa questão preparamos um guia completo com os melhores smartwatches do mercado!
Pulseira inteligente
Outro gadget que vem chamando a atenção é a chamada pulseira inteligente, ou smartband. Esse tipo de aparelho se assemelha ao smartwatch, principalmente no que diz respeito ao design.
No entanto, esse gadget apresenta uma função mais voltada para a prática esportiva. A pulseira inteligente contribui no acompanhamento do desempenho do usuário, com relatórios da função cardíaca, quantidade de quilômetros caminhados e afins.
Por ser um pouco mais “minimalista” que um relógio inteligente, ela agrada pessoas que não curtem algo tão chamativo, porém que gostariam de contar com algumas funcionalidades do aparelho.
Carregador sem fio
O terceiro gadget dessa lista enquadra a categoria de carregadores portáteis. Esse tipo de tecnologia sem fio permite que os aparelhos eletrônicos sejam carregados sem a necessidade de uma tomada, por exemplo.
Os carregadores portáteis têm ganhado cada vez mais espaço no coração dos aficionados por tecnologia, principalmente por colocar um final naquele aquele inconveniente de ficar com o celular descarregado fora de casa.
Temos um guia completo sobre carregadores por indução para que você entenda como essa tecnologia funciona e escolher o melhor para você!
Fone de ouvido sem fio
Ainda nessa tendência de gadgets sem fio, os fones de ouvido que funcionam via Bluetooth são um verdadeiro sucesso. Até por que ninguém merece aquele monte de fio quando estamos escutando aquela música ou podcasts tão bons né?
Essa tecnologia que se enquadra perfeitamente no modelo wearable – ou vestível – trazendo mais conforto ao usuário. Além de contar com facilidades que vão desde isolamento acústico até menus inteligentes, fatores que também contribuem para melhorar a experiência daquele consumidor com o produto.
Assistentes virtuais
Seguindo esse movimento de otimização, por fim, temos as assistentes virtuais, que também podem ser chamadas de gadgets.
Aparelhos como a Alexa, Google Assistente ou a Siri tornam o dia a dia mais otimizado, justamente por oferecerem automação. Isto é, a interação com outros gadgets, permitindo assim o envio de mensagens, realização de pesquisas e diversas outras atividades que são feitas através de um simples comando de voz.
As assistentes virtuais são um outro nicho de produtos onde as fabricantes tentam ao máximo que seu produto dominam o mercado, gerando uma grande variedade de modelos. E como são todos bem parecidos, pode ser bem complicado saber quais são os melhores e piores.
Mas fique tranquilo que também temos um guia completo de quais são as melhores assistentes virtuais para cada perfil de pessoa!
Aplicativo para acompanhar seu consumo de energia
Todos esses gadgets são ótimos e tornam nossa vida muito mais fácil. Porém, todos eles gastam energia para funcionar. Alguns precisam carregar a bateria, outros devem ficar conectados a todo momento na tomada. E isso todo resulta em gastos na fatura de energia.
Mas com as faturas convencionais, fica bem complicado de saber como tudo isso está refletindo no valor final. Por isso a LUZ investiu pesado para desenvolver um medidor de energia inteligente que permite o acompanhamento em tempo real dos seus gastos.
Através do nosso aplicativo, você consegue saber exatamente quando de energia cada aparelho está consumindo e como isso está refletindo na sua conta.
A LUZ também oferece um desconto de até 20% todos os meses na sua fatura. É isso mesmo que você leu, todos os meses você terá uma porcentagem do valor da sua conta de luz abatido.
Para ter acesso a tudo isso de forma gratuita, basta realizar nossa simulação e com mais alguns cliques você já fará parte do futuro da energia!
Tags:
Sobre o Autor
Leonardo Henrique
Redator e analista de conteúdo SEO na LUZ